O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 14 - Itens 5 a 7
“Então, Jesus ia para casa e outra vez se juntou uma multidão, de tal modo que nem podiam comer. Quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para prendê-lo, porque diziam: Está fora de si.” (Marcos 3:20,21)
'Enquanto Jesus ainda falava ao povo, chegaram sua mãe e seus irmãos, e procuravam falar com ele. Então, alguém disse a Jesus:
— A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor.
Então, Jesus perguntou:
— Quem é a minha mãe e quem são os meus irmãos?
E, olhando a sua volta, aqueles que estavam sentados e estendendo a mão para os discípulos, disse:
— Eis minha mãe e meus irmãos. Portanto, aquele que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.” (Mateus 12:46-50)
A Doutrina de Jesus tem como base a lei do amor e da caridade. Desta forma, precisamos entender o que realmente representam as passagens acima dos Evangelhos de Marcos e Mateus.
A mãe de Jesus sempre demonstrou muito amor por Ele, mas nem ela e nem seus irmãos O seguiam do mesmo modo que os Seus discípulos O seguiam.
João, em seu Evangelho, disse que os irmãos de Jesus não acreditavam nele (João 7:3); eles não compreendiam a grandiosidade de Sua missão.
Porém, mesmo com tudo isso, Jesus não era indiferente com Sua família, sobretudo, não era indiferente com a Sua mãe, porque isso iria contra o que Ele mesmo disse para ser feito: “honrar seu pai e sua mãe”, que também é um dos 10 Mandamentos de Deus: “Honre o seu pai e a sua mãe, para que você tenha uma longa vida na terra que o Senhor, seu Deus, lhe dá.” (Êxodo 20:12)
Jesus sempre aproveitava todas as oportunidades para ensinar. Nesta ocasião, retratada nestas passagens dos Evangelhos de Marcos e Mateus, não foi diferente. Jesus aproveitou o momento da chegada de Sua família e perguntou a todos: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”. Depois, olhando para todos que estavam à sua volta e estendendo a mão aos Seus discípulos disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Portanto, aquele que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”
Jesus, assim, ensinou que pertencemos a uma grande família universal, que todos somos irmãos, filhos do mesmo Pai, Deus e que todos os que estavam ali, ao seu lado, eram a sua família, unida pelos laços espirituais, pois todo aquele que faz a vontade de Deus é sua mãe, sua irmã e seu irmão.
Hoje em dia, várias pessoas que seguem a Doutrina de Jesus, também não são entendidas pela sua família e pela sociedade, mas isto não é problema, porque o importante é seguir Jesus e trabalhar em sua Seara.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.