O Livro dos Espíritos | Livro 2 “Mundo espírita ou dos espíritos” | Capítulo 6 “Vida espírita”
Relações no além-túmulo, questões 274 a 278
O artigo de hoje é uma livre interpretação das questões 274 a 278, contidas em “O Livro dos Espíritos”, sobre as relações no além-túmulo.
Os espíritos exercem, uns sobre os outros, uma autoridade conforme sua superioridade moral. Os espíritos inferiores não podem, portanto, desobedecer a autoridade daqueles que lhes são superiores.
O poder e a admiração que um homem desfruta na Terra não lhe confere superioridade no mundo espiritual. Os espíritos pertencem a diferentes ordens, de acordo com o seu próprio mérito. Aquele que é considerado grande na Terra pode estar no último lugar no mundo espiritual, lembrando o que Jesus disse “todo aquele que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado" (Lucas 14:11).
Muitas vezes, aquele que foi poderoso na Terra e se acha em posição inferior no mundo espiritual, experimenta grande humilhação, especialmente aquele que era orgulhoso e ciumento.
O título terrestre não representa nada no mundo espiritual, a superioridade moral é tudo.
Os espíritos das diversas ordens se veem no mundo espiritual, mas eles se diferenciam uns dos outros. Eles se distanciam ou se aproximam, de acordo com a simpatia ou antipatia de seus sentimentos.
A Terra é apenas um reflexo do mundo espiritual. Aqueles que são da mesma categoria unem-se por uma espécie de afinidade e formam grupos ou famílias de espíritos, que estão unidos pela simpatia e pelo mesmo objetivo. Aqueles que são bons, unem-se pelo desejo de fazer o bem. Aqueles que são maus, unem-se pelo desejo de fazer o mal, pela vergonha de suas faltas e também pela necessidade de estarem entre aqueles que são semelhantes a eles.
Kardec nos lembra que o mundo espiritual é como uma grande cidade, onde homens de todas as classes e de todas as condições se veem e também se encontram, mas não se confundem; onde as sociedades são formadas por semelhança de gostos; onde vícios e virtudes se chocam, mas sem trocar uma só palavra.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 1 ed. França.Esta é uma livre interpretação.