O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 4 - item 8
“Disse Jesus: O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito". João 3:6
A ressurreição tem como premissa o retorno à vida, após a morte, ao mesmo corpo.
Sabemos que a ressurreição, do ponto de vista científico, é impossível como, comumente, se crê. É fato comprovado!
Não nos alongaremos nesta questão, visto que nós, Espíritas, temos a convicção sobre a reencarnação!
É na reencarnação que encontraremos a resposta para, praticamente, todas as questões e dúvidas que temos sobre o que, popularmente, chamamos de destino.
Possivelmente se perguntará: Como pode ela ser a resposta?
Se cremos que Deus, nosso Pai, é bom e justo, como poderia Ele querer que alguns sofressem e outros não? Por que alguns nasceriam ricos e outros pobres? Por que haveria sãos e doentes? Seria Deus injusto?
O Pai Celeste, em sua infinita sabedoria, não comete erros! É por isto que afirmamos que a chave para quase todas as questões relacionadas ao passado e ao futuro estão na reencarnação, mais precisamente na Lei de Causa e Efeito.
Em "O Livro dos Espíritos", na questão 167, quando Allan Kardec pergunta aos Espíritos qual o objetivo da reencarnação, a resposta é clara: “Expiação, melhoramento progressivo da Humanidade. Sem isto, onde a justiça?”
Daí, passamos a entender que a reencarnação é benção divina! Uma grande oportunidade para repararmos os erros cometidos durante as jornadas terrenas, que se repetirão muitas e muitas vezes, mas principalmente, para aprendizado e aprimoramento moral e intelectual.
Em "O Evangelho Segundo o Espiritismo", afirmam os Espíritos, que estamos melhores do que éramos há cem anos. Este é um fato que notamos ao longo do tempo. Para isto, basta observarmos como evoluímos intelectualmente e, por consequência, tecnologicamente, nos últimos cinquenta anos, entretanto, notamos, também, que do ponto de vista moral, pouco ainda progredimos.
Como explicaríamos, inclusive, toda esta evolução senão pela reencarnação? É a isto, também, que os Espíritos se referem!
Portanto, se nos dizemos espíritas, tenhamos a certeza de que esta é, como dissemos, uma benção e uma grande oportunidade, aprendendo e ensinando àqueles que ainda não tiveram os esclarecimentos que o Consolador Prometido nos oferece.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, edição 3 em francês.KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 76 ed. Rio de Janeiro: FEB.Esta é uma livre interpretação.