O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 15 - itens 8 e 9
Alguns dizem que “Fora da Igreja não há salvação", porém as igrejas são criações dos homens e algumas baseiam sua fé em dogmas particulares e exclusivistas, também criados pelos homens. Alguns destes dogmas em vez de unir os homens, os separa; cria desentendimentos entre aqueles que têm crenças e opiniões diferentes e independe se pertencem à mesma família, se são parentes ou amigos. As pessoas se perseguem umas às outras, se tornam inimigas, surgem duelos mentais e, sobretudo, os duelos físicos, as guerras. Os homens que assim agem ignoram a lei da igualdade e vão totalmente contra a Doutrina de Jesus.
Outros dizem que “Fora da verdade não há salvação". Esta afirmação também é exclusivista, porque não há uma única religião com a verdade absoluta. Aliás, nós, seres humanos, não conhecemos a verdade absoluta. Essa verdade só é partilhada aos Espíritos de ordem muito elevada. A Humanidade só conhece uma verdade relativa, proporcional ao seu grau de evolução e entendimento, isto é, de acordo com o seu aprimoramento moral e intelectual.
Vivemos em um mundo de expiação e provas, não é possível transmitir a verdade sobre tudo, porque não temos capacidade para assimilar, capacidade de entender. Seria o mesmo que ensinar Física quântica para um bebê.
Devemos seguir as Leis de Deus, “amar o próximo com a si mesmo”, “amar a Deus sob todas as coisas”; devemos evoluir moral e intelectualmente e isso não depende das religiões e das verdades dos homens.
Nunca foi dito "Fora do Espiritismo não há salvação" ou "fora de alguma religião não há salvação", pois não foi isso que Jesus nos ensinou em sua Doutrina de Luz.
Jesus ensinou, através de seus exemplos, que “Fora da caridade não há salvação”.
Todos somos iguais, todos somos irmãos, temos um único Pai Misericordioso e, por isso, a necessidade de sermos fraternos, orarmos uns pelos outros, ajudarmos a quem necessita, enfim, fazer o bem pelo bem, sem esperar nada em troca.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 3 ed. França.Esta é uma livre interpretação.