O Livro dos Espíritos | Livro 2 "Mundo espírita ou dos espíritos" | Capítulo 9 “Intervenção dos Espíritos no mundo corporal”
Êxtase, questões 439 a 446
O artigo de hoje abrange as questões 439 a 446, contidas em “O Livro dos Espíritos”.
O homem entrevê a vida passada e a vida futura e é a partir dos fenômenos de sonambulismo e do êxtase que ele encontra a solução de mais de um mistério dos quais procura desvendar.
O êxtase é um tipo de sonambulismo que permite uma independência maior ao espírito.
O espírito daquele que é extático visita mundos ou dimensões superiores ao que está encarnado. Ele vê e compreende a felicidade daqueles que habitam esses mundos e, dependendo do grau de purificação do espírito, ao se ver em uma posição futura melhor do que sua vida atual, ele se esforça para romper os laços que o prendem à Terra. Mas, embora o êxtase permita essa conexão dos espíritos com mundos superiores, é necessário que ele se atenha aos compromissos assumidos para evolução na encarnação atual, pois tudo é designado por Deus para a perfeita harmonia e não se pode estar em um mundo superior sem o preparo e purificação adequados.
Para o extático, aquilo que ele vê é real, mas como seu espírito está sempre sob influência de ideias terrenas, ele as vê da sua maneira, é por isso que algumas coisas podem ser produto de sua imaginação, marcadas por crenças e preconceitos terrenos; outras vezes, eles são manipulados por espíritos enganadores que se aproveitam de seu entusiasmo.
É por essa razão que um estudo mais profundo acerca de tudo, para o conhecimento da verdade, é fundamental, extirpando toda e qualquer dúvida, toda e qualquer influência maligna que espalha a mentira.
Equipe Vida e Espiritismo
Bibliografia: KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 1 ed. França.Esta é uma livre interpretação.