O Evangelho Segundo o Espiritismo
Capítulo 25 | Buscai e achareis
Disse Jesus: “Pedi e recebereis; buscai e achareis; batei à porta e lhe será aberta; aquele que pede, recebe; quem procura acha.”
Essa passagem, contida no Evangelho de Mateus, é o princípio das leis do trabalho e do progresso. O trabalho coloca em ação a inteligência.
Deus deu ao homem o desejo do melhor, levando-o a buscar meios de aprimorar-se. Isso o conduziu a descobertas, invenções e ao aperfeiçoamento da Ciência. Por meio das pesquisas, a inteligência do homem cresce e sua parte moral se aperfeiçoa.
É desta forma que o homem passa da selvageria à civilização. Porém, o progresso que o homem faz individualmente, durante a vida, é muito pequeno. Como poderia a Humanidade progredir sem a preexistência e sobrevivência da alma?
Se as almas partissem todos os dias da Terra para nunca mais voltarem, os homens retornariam ao estágio primitivo, tendo que reaprender tudo novamente. Não faria sentido o homem ser mais evoluído hoje, comparado ao passado. Ao contrário, com o retorno da alma à Terra, progredindo e aprendendo cada vez mais, a Humanidade passa gradualmente da barbárie ao progresso material e moral.
Esta é uma livre interpretação.Deus não liberou o homem do trabalho. Se assim fosse, seu corpo seria atrofiado e sua inteligência teria permanecido na infância, prevalecendo o instinto animal. Por isso, a necessidade de trabalhar para ter mérito e, assim, ser recompensado de acordo com o que produz.
É pela aplicação deste mesmo princípio que os Espíritos mais elevados retornam, mas não para poupar o homem do trabalho e trazendo coisas prontas. Esses Espíritos mais elevados vêm para mostrar a meta que deve ser alcançada e o caminho que conduz até ela.
Do ponto de vista moral, essas palavras de Jesus “buscai e achareis; batei à porta e lhe será aberta” significam: peça a luz para iluminar o seu caminho e ela será dada a você; peça força para resistir ao mal e você a terá; peça ajuda dos bons Espíritos que eles estarão com você, lhes servindo de guia; peça bons conselhos e nunca serão negados; bata à nossa porta e ela será aberta a você; mas peça com sinceridade, com fé, fervor e confiança. Apresente-se com humildade e não com arrogância, pois, caso contrário, será abandonado às suas próprias forças.
Esta é uma livre interpretação.Disse Jesus:
“Não junte tesouros na Terra, junte tesouros no Céu, onde nem a ferrugem e nem os vermes os comem.”
“Não se preocupe onde encontrará o que comer, nem onde encontrará roupas para cobrir seu corpo. Não é a vida mais importante do que o alimento e o corpo mais importante do que a roupa?
Olhai as aves no céu, elas não semeiam, não colhem e não juntam nada em celeiros; mas seu Pai celestial as alimenta.
Não se inquiete com as dúvidas: o que comeremos, o que beberemos ou o que vestiremos? Pois seu Pai sabe do que você precisa.
Portanto, busque primeiro o Reino de Deus e Sua justiça, e todas essas coisas serão adicionadas a você. Por isso, não se preocupe com o dia seguinte, porque o dia seguinte se resolverá. Basta a cada dia sua própria aflição.”
Esta passagem está no Evangelho de Mateus.
As palavras de Jesus mostram que Deus nunca abandona aqueles que Nele confiam, mas é necessário trabalhar ao Seu lado.
Deus conhece as necessidades de cada um e as provê de acordo com o que é necessário.
Esta é uma livre interpretação.O homem nem sempre se contenta com o que possui. O necessário não é suficiente para ele, pois acredita que precisa do supérfluo. É então que a Providência Divina o deixa entregue a si mesmo, daí ele sofre por seus excessos e por não ter ouvido a sua consciência.
Quando os homens souberem administrar os bens que a Terra proporciona, segundo as leis da justiça, da caridade e do amor ao próximo, a Terra produzirá o suficiente para alimentar todos os seus habitantes.
Quando a fraternidade reinar entre os vários povos, o excesso de um compensará a escassez do outro e cada um terá o que for necessário.
Rico será aquele que espalhar as sementes e estas sementes produzirão cem vezes mais para ele e para os outros. Por isso, Jesus disse: “Não junte tesouros na Terra, junte tesouros no Céu, porque são eternos.” Em outras palavras, não dê mais importância aos bens materiais do que aos bens espirituais.
A caridade e a fraternidade não são decretadas com leis; se elas não estão dentro do coração, o egoísmo sempre as sufocará. O Espiritismo ajuda na tarefa para que estas virtudes penetrem no coração.
Esta é uma livre interpretação.Disse Jesus aos seus apóstolos, quando os enviou pela primeira vez para anunciar a Boa Nova:
"Não se preocupe em ter ouro, prata ou qualquer outra moeda em sua bolsa. Não prepare para a viagem uma sacola, nem duas roupas, nem sapatos, porque quem trabalha merece ser alimentado.
Em qualquer lugar que entrar, descubra quem é digno de hospedá-lo e fique com eles até sair. Ao entrar na casa, cumprimente dizendo: Que a Paz esteja nesta casa."
Estas passagens estão contidas no Evangelho de Mateus.
As orientações de Jesus estavam de acordo com os costumes da época, onde o viajante não levava provisões e era recebido nas moradias.
Os apóstolos por não carregarem nada, não despertariam a ganância daqueles que os recebessem. Esse era o meio de distinguir o caridoso do egoísta.
Jesus também os ensinou a confiar na Providência Divina.
Quanto àqueles que não quisessem recebê-los e nem ouvi-los, Jesus os orientou que fossem para outro lugar e procurassem pessoas de boa vontade.
Da mesma forma, deve agir o Espírita. Não lhe cabe forçar ninguém a adotar o Espiritismo, nem condenar quem pensa diferente, mas dar as boas-vindas para quem vem até Ele.
Esta é uma livre interpretação.