O Evangelho Segundo o Espiritismo
Capítulo 8 | Bem-aventurados os puros de coração
Quando o Espírito se aproxima da reencarnação, vai perdendo gradualmente a consciência de si mesmo; fica, durante um certo período, em uma espécie de sono e todas as suas faculdades permanecem adormecidas. Este estado transitório é necessário para dar ao Espírito um novo ponto de partida na sua nova existência terrena e fazê-lo esquecer daquilo que poderia prejudicá-lo, pois o Espírito traz consigo as imperfeições de existências passadas.
É assim que, a partir de seu nascimento, suas ideias vão gradualmente tomando impulso.
Durante a infância, seus instintos se encontram ainda adormecidos. Neste período, o Espírito fica mais maleável, tornando mais fácil a tarefa dos pais de ajudá-lo a progredir.
Jesus disse “Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, pois o Reino dos Céus é para aqueles que à elas se assemelham.” Nesta passagem contida no Evangelho de Marcos, Jesus compara a inocência da criança, sem nenhuma maldade, aos que são puros de coração. E aqueles que têm o coração puro, são simples e humildes.
A pureza de coração elimina todos os pensamentos de egoísmo e orgulho e é inseparável da simplicidade e da humildade.
Esta é uma livre interpretação. Livro consultado: O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, edição 3 em francês.“Não cometereis adultério. Eu, porém, vos digo que aquele que houver olhado uma mulher, com mau desejo para com ela, já em seu coração cometeu adultério com ela.”
Nesta frase de Jesus, contida no Evangelho de Mateus, não devemos entender a palavra adultério ao pé da letra, de modo único. Jesus, a empregou para designar o mal.
A verdadeira pureza não está apenas nos atos, mas também no pensamento. Portanto, aquele que tem o coração puro, nem pensa no mal.
Todo mau pensamento é resultado da imperfeição da alma.
Aquele que teve um mau pensamento, mas o não colocou em prática por falta de ocasião, é tão culpado como se o tivesse cometido.
Em resumo, aquele que sequer pensa no mal, o progresso espiritual está realizado. Aquele que tem a ideia do mal, mas a repele, o progresso espiritual está em via de realizar-se.
Finalmente, aquele que pensa no mal e com ele se identifica, o mal ainda existe dentro de si com plena força.
Deus, leva em conta todos os atos e pensamentos do homem.
Esta é uma livre interpretação. Livro consultado: O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, edição 3 em francês.Certa ocasião, escribas e fariseus, vindos de Jerusalém, se aproximaram de Jesus e Lhe disseram:
一 Por que Seus discípulos violam a tradição dos anciãos e não lavam as mãos ao fazerem as refeições?
Jesus então respondeu:
一 Por que vocês mesmos violam o mandamento de Deus, tornando-o inútil, para seguir a tradição dos homens? Hipócritas! Isaías já profetizou “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.”
E, chamando o povo, disse Jesus:
一 Não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas é o que sai da boca do homem que o contamina. O que sai da boca vem do coração, porque é do coração que se originam os maus pensamentos, assassinatos, adultérios, fornicações, roubos, falso testemunho, blasfêmias e calúnias. São estas as coisas que tornam o homem impuro.
Seus discípulos, então se aproximaram dele e Lhe disseram:
一 Senhor, sabia que os fariseus, ouvindo o que acabou de dizer, ficaram escandalizados?
Então, Jesus respondeu:
一 Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Deixe-os ir.
Esta passagem está no Evangelho de Mateus.
Esta é uma livre interpretação. Livro consultado: O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, edição 3 em francês.Na época de Jesus, era comum o ato de lavar as mãos antes das refeições.
Acreditava-se que, com esta ação, tudo o que o homem cometia de impuro quitaria suas dívidas com Deus e, assim, estaria salvo. O que se aprendia nesta época é que Deus não exigia mais do que este ato exterior.
Infelizmente, o mesmo se verifica com a Doutrina moral de Jesus. Muitos homens, consideram que a salvação de sua alma é obtida por meio de atos exteriores, ao invés de se reformar moralmente.
Jesus nos ensina que o que contamina o homem não é o que entra em sua boca, mas o que dela sai.
O objetivo da religião é conduzir o homem até Deus. E para chegar a Deus, é necessário uma conduta pura.
Não basta ter as aparências da pureza. É preciso, acima de tudo, ter a pureza de coração e seguir pelo caminho reto, pelo caminho do bem.
Esta é uma livre interpretação. Livro consultado: O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, edição 3 em francês.Disse Jesus: “Ai do mundo por causa dos escândalos; pois é necessário que venham escândalos; mas ai do homem por quem o escândalo venha.”
Esta passagem está contida no Evangelho de Mateus.
Escândalo é toda ação que vai contra os princípios morais, o abuso de poder, o mau exemplo, ou seja, tudo aquilo que é contra os valores da boa convivência.
Escândalo, no sentido religioso, é o resultado dos vícios e das imperfeições humanas. É o resultado do mal moral.
Os homens que praticam o mal, o fazem por consequência de uma imperfeição moral, mas, não por obrigação de fazê-lo.
O homem, portanto, deve destruir em si mesmo toda a causa de escândalo, todo o mal; deve arrancar de seu coração todos os sentimentos impuros e os vícios.
A reação a esses vícios serve de expiação para alguns e de provação para outros.
É assim que do mal Deus faz o bem e o homem que quer evoluir tem sempre a oportunidade.
Esta é uma livre interpretação. Livro consultado: O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, edição 3 em francês.Esta é uma livre interpretação do texto de um Espírito protetor, de 1861.
Disse Jesus: “Deixai vir a mim as criancinhas.”
Esta passagem está contida no Evangelho de Marcos.
Jesus não fazia um chamamento às crianças propriamente ditas, mas às almas que se encontram na infância intelectual, isto é, os fracos, os escravizados ao mal e os viciosos de todos os tipos.
Jesus pretendia dizer que essas almas O buscassem com confiança.
Jesus é a luz que ilumina as trevas e atrai para Ele os homens de boa vontade.
Não se trata mais de crer sem raciocinar, mas saber porque crer, utilizando a inteligência.
É chegado o tempo de conhecer a verdade e o sentido exato das parábolas contadas por Jesus.
O Espiritismo vem clarear as ideias trazidas por Ele e chamar os homens à lei de Deus.
Jesus convida a todos para a prática da caridade e do amor ao próximo. Esse é o remédio que suaviza os males da vida e cura as feridas de todos os que sofrem. O amor ensinado por Ele é a preciosa pérola que nenhum mal pode destruir.
Esta é uma livre interpretação. Livro consultado: O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, edição 3 em francês.Esta é uma livre interpretação do texto de Vianney, de 1863.
Meus bons amigos, vocês me chamaram para colocar minhas mãos sobre esta pobre sofredora que perdeu a visão.
Não sei fazer milagres sem a vontade de Deus.
Acreditem, meus bons e queridos amigos, a cegueira dos olhos costuma ser a verdadeira luz do coração pronto para subir até Deus; seus olhos não serão objeto de escândalo e queda, ao passo que a visão costuma ser o anjo escuro que pode levar à morte espiritual.
Tenham esperança e ânimo!
Se eu dissesse: Minha filha, seus olhos se abrirão, como você ficaria feliz! E quem sabe se essa alegria não a arruinaria? Tenha confiança no bom Senhor que trouxe alegria e permite tristezas! Eu farei tudo que for possível por você; mas, por sua vez, ore e, acima de tudo, pense em tudo o que acabo de dizer.
Esta é uma livre interpretação. Livro consultado: O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, edição 3 em francês.Segundo Vianney, sempre que passar por alguma aflição, volte seus olhos para os céus e diga “Meu Pai, cura-me, mas faz que minha alma enferma se cure antes que o meu corpo”. Após esta prece, que o bom Deus sempre ouvirá, serão dadas força e coragem para todos aqueles que pedirem.
Quando uma aflição não é o resultado de atos da vida presente, a causa deve ser buscada em uma vida anterior.
Se alguém passa por um sofrimento, este sofrimento pode ser o resultado de sua queda moral. Talvez por ter prejudicado alguém, ou em consequência do excesso de trabalho que impôs, ou, ainda, por maus tratos etc. O homem sofre pelos erros que comete. É possível que ele tenha se arrependido e escolheu como expiação passar por determinado sofrimento.
Entretanto, todos devem se considerar abençoados por poderem pagar suas dívidas do passado.
Todos os sofrimentos encontram alívio na fé e na confiança em Deus.
Esta é uma livre interpretação. Livro consultado: O Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, edição 3 em francês.