O Livro dos Espíritos
Deus
QUESTÃO 1. O que é Deus?
Deus é a inteligência suprema, a causa primária, a causa principal, a origem de todas as coisas.
QUESTÃO 2. O que se deve entender por infinito?
O que não tem começo nem fim; o desconhecido; tudo o que é desconhecido é infinito.
QUESTÃO 3. Pode-se dizer que Deus é o infinito?
Essa é uma definição incompleta. A linguagem utilizada pelos homens é insuficiente para definir aquilo que está acima de sua inteligência.
SEGUNDO KARDEC: Deus é infinito em suas perfeições, mas o infinito é uma concepção abstrata.
Esta é uma livre interpretação.QUESTÃO 4. Onde encontrar provas da existência de Deus?
Deve-se buscar a causa de tudo o que não é obra do homem e a razão responderá. Não existe efeito sem causa.
SEGUNDO KARDEC: para acreditar em Deus, basta olhar para as obras da Criação. O Universo existe, então ele tem uma causa. Duvidar da existência de Deus seria negar que todo efeito tem uma causa e afirmar que o nada pôde fazer alguma coisa.
QUESTÃO 5. Que conclusão pode ser tirada do sentimento intuitivo que todos os homens carregam dentro de si da existência de Deus?
A de que Deus existe. Não há efeito sem causa.
QUESTÃO 6. O sentimento íntimo que o homem tem da existência de Deus não é fruto da educação, resultado de ideias adquiridas?
Se assim fosse, porque os seres primitivos teriam esse sentimento?
SEGUNDO KARDEC: Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse apenas produto de um ensinamento, isto existiria apenas naqueles que receberam esses ensinamentos, e não seria um sentimento universal.
Esta é uma livre interpretação.QUESTÃO 7. A causa primária da formação das coisas poderia ser encontrada nas propriedades íntimas da matéria?
As propriedades íntimas da matéria são consequências e não a causa.
QUESTÃO 8. O que pensar da opinião que atribui a primeira formação a uma combinação acidental da matéria?
A harmonia que regula o Universo revela determinadas combinações e visões, e, por isso mesmo, revela o poder inteligente. Não há razão em atribuir a primeira formação ao acaso, pois o acaso é cego e não poderia produzir as consequências da inteligência. Caso se considerasse a existência de um acaso inteligente, não seria mais acaso.
QUESTÃO 9. Onde se reconhece na causa primária uma inteligência suprema e superior a todas as inteligências?
No poder de uma inteligência, pelas suas obras. Nenhum ser humano é capaz de criar o que a Natureza produz. A origem primária, portanto, é uma inteligência superior à Humanidade. E quaisquer que sejam as maravilhas que a inteligência humana realiza, essa inteligência tem uma origem. É esta inteligência que é a causa primária de todas as coisas, qualquer que seja o nome que o homem a tenha dado.
Há um provérbio que diz o seguinte: Pelo trabalho, reconhece-se o trabalhador.
Esta é uma livre interpretação.QUESTÃO 10. O homem pode entender a natureza interior de Deus?
Não, pois falta um sentido ao homem para compreendê-la.
QUESTÃO 11. Algum dia o homem poderá entender Deus?
Quando sua mente não estiver mais dominada pela matéria e alcançar a perfeição, o homem se aproximará de Deus, o verá, e o entenderá.
SEGUNDO KARDEC: A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus. Muitas vezes, Deus é confundido com uma criatura imperfeita; imperfeições estas atribuídas pelo próprio homem. Mas, à medida que o senso moral se desenvolve, seu pensamento se aprofunda, formando uma ideia mais justa sobre Deus, embora sempre incompleta.
QUESTÃO 12. Não podendo compreender a natureza íntima de Deus, pode-se ter uma ideia de algumas de suas perfeições?
Sim! De algumas. À medida que o homem se eleva acima da matéria, ele as percebe em seu pensamento.
Esta é uma livre interpretação.QUESTÃO 13. Quando se afirma que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial; único, onipotente, supremamente justo e bom, isso seria uma ideia completa de Seus atributos?
Do ponto de vista do homem, sim, porque acredita que abrange tudo; mas há coisas além da inteligência do homem, e para as quais sua linguagem é limitada. A razão diz que Deus deve ser perfeito no grau mais elevado; se tivesse um atributo a menos, não seria Deus. Por estar acima de tudo, Deus não sofre mudanças e não possui imperfeições.
SEGUNDO KARDEC:
Deus é eterno: não tem começo e não surgiu do nada, nem foi criado por outro ser.
Deus é imutável: não sofre mudanças, por isso, as leis que governam o Universo são estáveis.
Deus é imaterial: sua natureza difere da matéria, por isso é imutável e não está sujeito às transformações.
Deus é único: se houvesse vários deuses, não haveria unidade de poder na ordenação do Universo.
Deus é todo-poderoso: porque é único. Se não tivesse o poder soberano, haveria algo mais poderoso ou tão poderoso quanto Ele.
Deus é soberanamente justo e bom: a sabedoria das leis divinas revela-se tanto nas pequenas quanto nas grandes coisas; não permitindo duvidar da Sua justiça, nem da Sua bondade.
Esta é uma livre interpretação.Questão 14. Deus é um ser distinto ou é o resultado da união de todas as forças e de todas as inteligência do Universo?
Se fosse dessa forma, Deus não existiria, pois seria a consequência e não a origem. Deus não pode ser, ao mesmo tempo, as duas coisas.
Deus existe e não se pode duvidar. O homem não deve se perder em um labirinto do qual não pode sair, mas refletir sobre suas próprias imperfeições e trabalhar para corrigi-las.
QUESTÃO 15. O que se deve pensar da doutrina panteísta, segundo a qual todos os corpos da Natureza, todos os seres, todos os globos do Universo seriam partes da Divindade, constituindo em sua totalidade, a própria Divindade?
Como o homem não pode ser Deus, quer ao menos ser uma parte de Deus.
Esta é uma livre interpretação.