Espiritismo em 1 minuto
O Livro dos Espíritos
O Livro dos Espíritos
Elementos gerais do Universo
QUESTÃO 17. É permitido ao homem conhecer o princípio das coisas?
Não. Deus não permite que tudo seja revelado ao homem.
QUESTÃO 18. O homem conhecerá, um dia, o que hoje lhe está oculto?
À medida que o homem se purifica, vai descobrindo o que está oculto. Porém, para compreender certas coisas, precisa desenvolver outras faculdades que ainda não possui.
QUESTÃO 19. Pelas investigações da Ciência, o homem pode conhecer alguns segredos da Natureza?
O homem tem a Ciência como instrumento de progresso, mas não pode ultrapassar os limites estabelecidos por Deus.
SEGUNDO KARDEC: quanto mais o homem avançar no conhecimento, maior deve ser sua admiração pelo poder e pela sabedoria de Deus. Porém, movido pelo orgulho, o homem toma os erros como verdades e rejeita as verdades como se fossem erros.
QUESTÃO 20: É dado ao homem receber comunicações de ordem superior sobre o que escapa aos seus sentidos?
Sim, se Deus assim permitir. Deus pode revelar o que a Ciência não pode explicar.
SEGUNDO KARDEC: é através destas comunicações que o homem obtém, dentro de certos limites, o conhecimento do passado e do futuro.
Esta é uma livre interpretação.QUESTÃO 21. A matéria sempre existiu, como Deus, ou foi criada por Ele em determinado momento?
Somente Deus o sabe. Deus, modelo de amor e caridade, nunca esteve inativo.
QUESTÃO 22. Geralmente, define-se a matéria como o que tem extensão, o que é capaz de impressionar os sentidos, e o que é impenetrável. São exatas estas definições?
Do ponto de vista do homem sim; mas a matéria existe em estados que o homem não conhece, pois seus sentidos não são capazes de percebê-los.
QUESTÃO 22 A. Qual seria a definição da matéria?
A matéria é o laço que prende o Espírito e, ao mesmo tempo, lhe serve de instrumento para realizar suas ações.
SEGUNDO KARDEC: a matéria é o intermediário por meio do qual e sobre o qual o Espírito atua.
QUESTÃO 23. O que é o Espírito?
É o princípio inteligente do Universo.
QUESTÃO 23 A. Qual é a natureza do Espírito?
Para os homens, o Espírito não é nada, pois não é algo que pode tocar, mas para os Espíritos é algo. O nada não existe.
Esta é uma livre interpretação.QUESTÃO 24. O Espírito é sinônimo de inteligência?
A inteligência é um atributo essencial do Espírito.
QUESTÃO 25. O Espírito é independente da matéria ou é uma propriedade dela?
O Espírito e a matéria são distintos; mas é necessária a união do Espírito e da matéria para tornar a matéria inteligente.
QUESTÃO 25 A. A união do Espírito e da matéria também é necessária para a manifestação do Espírito?
Do ponto de vista humano, sim. Os homens só conseguem perceber o Espírito quando ligado à matéria, porque seus sentidos não são apropriados para isso.
QUESTÃO 26. Pode-se conceber Espírito sem matéria e matéria sem Espírito?
Sim, sem dúvida, pelo pensamento.
Esta é uma livre interpretação.QUESTÃO 27. Existem dois elementos gerais do Universo: a matéria e o Espírito?
Sim, e sobretudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas; esses três elementos são o princípio de tudo o que existe, a trindade universal. Mas ao elemento material, deve-se acrescentar o fluido universal que desempenha o papel de intermediário entre o Espírito e a matéria, para que o Espírito tenha ação sobre ela.
QUESTÃO 27 A. O fluido universal é o que se chama de eletricidade?
O que o homem chama de fluido elétrico, fluido magnético, são modificações do fluido universal. O fluido universal é uma matéria mais perfeita, mais sutil, capaz de inúmeras combinações.
QUESTÃO 28. Não seria mais exato e menos confuso chamar a matéria de matéria inerte e o Espírito de matéria inteligente?
Compete ao homem empregar os termos da maneira que compreende.
SEGUNDO KARDEC: existe matéria e princípio inteligente. O homem desconhece a origem e a conexão entre ambos. Matéria e princípio inteligente são distintos e considerados os dois princípios que constituem o Universo. Acima de todas as inteligências, há uma inteligência maior, com atributos especiais, que governa todas as outras. Essa inteligência suprema chama-se Deus.
Esta é uma livre interpretação.QUESTÃO 29: A ponderabilidade é um atributo essencial da matéria?
Como o homem a entende, sim; mas, não a matéria considerada como fluido universal. A matéria etérea e sutil que forma esse fluido é imponderável. Entretanto, é o princípio da matéria ponderável.
SEGUNDO KARDEC: a ponderabilidade é uma propriedade relativa. Fora da esfera gravitacional dos mundos não existe peso, nem acima, nem abaixo.
QUESTÃO 30: A matéria é formada por um ou mais elementos?
É formada por um único elemento primitivo. Os corpos que o homem considera simples não são verdadeiros elementos, mas transformações da matéria primitiva.
QUESTÃO 31. De onde vêm as diferentes propriedades da matéria?
São modificações que as moléculas elementares sofrem pela sua união, em certas circunstâncias.
QUESTÃO 32. Sabores, odores, cores, sons, as diferentes qualidades dos corpos seriam apenas as modificações de uma mesma substância primitiva?
Sim, e só existem pela disposição dos órgãos destinados a percebê-los.
SEGUNDO KARDEC: nem todos percebem as qualidades dos corpos da mesma maneira: uns podem achar algo agradável ao gosto, outros, ruim; uns veem vermelho, outros, azul; o que é veneno para uns, é inofensivo ou benéfico para outros.
Esta é uma livre interpretação.QUESTÃO 33. A matéria elementar é suscetível de receber todas as modificações e adquirir todas as propriedades?
Sim, e isso é o que se deve entender quando se diz que tudo está em tudo.
SEGUNDO KARDEC: oxigênio, hidrogênio, nitrogênio, carbono e todos os corpos que se considera simples são modificações de uma substância primitiva. A substância mais inofensiva tem o mesmo princípio que a mais prejudicial.
QUESTÃO 33 A: Essa teoria dá razão àqueles que admitem que a matéria tem apenas duas propriedades essenciais: da força e do movimento, e entendem que todas as outras propriedades são efeitos secundários, que variam conforme a intensidade da força e a direção do movimento?
Está correto. Falta acrescentar que, conforme a disposição das moléculas, por exemplo, um corpo opaco pode tornar-se transparente e vice-versa.
QUESTÃO 34. As moléculas têm forma determinada?
Certamente. Entretanto, o homem não tem a capacidade de apreciá-la.
QUESTÃO 34 A: Esta forma é constante ou variável?
Constante para as moléculas elementares primitivas, mas variável para as moléculas secundárias. Estas são aglomerações das primeiras. O que o homem chama de molécula ainda está longe do que é a molécula elementar.
Esta é uma livre interpretação.QUESTÃO 35. O espaço universal é infinito ou limitado?
Infinito. Mesmo supondo que haja um limite, o que haveria além? Isso confunde a razão do homem, no entanto, a razão lhe diz que não pode ser de outro modo.
SEGUNDO KARDEC: mesmo que o homem suponha que o espaço tem um limite, por mais que seu pensamento possa imaginá-lo, a razão lhe diz que há algo além desse limite. Mesmo que esse algo fosse um vazio absoluto, ainda assim seria o espaço.
QUESTÃO 36. Existe vazio absoluto em algum lugar no espaço universal?
Não, nada está vazio; o que parece vazio está ocupado pela matéria, que escapa aos sentidos e instrumentos do homem.
Esta é uma livre interpretação.