O Livro dos Espíritos
Introdução ao estudo da Doutrina Espírita
A Doutrina Espírita ou Espiritismo trata das relações do mundo material com o mundo dos Espíritos.
A Doutrina Espírita não é de concepção humana; ela foi ditada pelos Espíritos.
O Livro dos Espíritos contém os princípios da Doutrina Espírita. Ele foi escrito por ordem e ditado pelos Espíritos Superiores. Ele contém orientação a àqueles que desejam esclarecer-se, mostrando-lhes nestes estudos, um grande e sublime objetivo: o do progresso individual, social e o caminho a seguir para alcançar isto.
Os espíritas são os adeptos do Espiritismo.
Espiritualista é aquele que acredita que existe algo além da matéria, entretanto, pode não acreditar na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível.
Da mesma forma que os fenômenos da eletricidade acontecem sob determinadas condições, os fenômenos mediúnicos acontecem da mesma maneira.
O verdadeiro espírita sabe que as dores são provações que servem ao seu progresso e se as sofrer sem murmurar será recompensado de acordo com a coragem que as suportou. Suas convicções dão-lhe resignação preservando-o do desespero, da loucura e do suicídio.
O Espiritismo mostra a realidade das coisas e, assim, neutraliza os efeitos desastrosos de um medo exagerado.
Esta é uma livre interpretação.As primeiras manifestações espíritas eram produzidas por meio de mesas que se levantavam e, com um dos pés, davam um certo número de pancadas, correspondendo a um “sim” ou a um "não", em resposta ao que era perguntado.
Depois, as pancadas emitidas pela mesa, representavam uma letra do alfabeto, formando palavras e frases.
Em certa ocasião, um Espírito aconselhou que fosse adaptado um lápis a uma cesta que, colocados sobre uma folha de papel, movimentavam-se formando palavras, frases e textos com muita rapidez.
Posteriormente, uma pessoa, tomando diretamente o lápis, pôs-se a escrever por um impulso involuntário. Dessa maneira, as comunicações com os espíritos se tornaram mais rápidas, mais fáceis e completas.
Conheceu-se muitas outras variedades de mediunidade: pela voz, pela audição, pela visão, pelo tato etc., inclusive, pela escrita direta dos Espíritos, sem a interferência de um indivíduo.
Estes fenômenos só ocorrem pela influência de pessoas dotadas de determinada faculdade, chamadas "médiuns".
Os médiuns são os intermediários na comunicação entre os Espíritos e os homens. Existem médiuns de todas as idades, sexos e grau intelectual.
As condições que conferem esta faculdade ao médium têm causas físicas e morais, e desenvolvem-se por meio de exercícios.
Esta é uma livre interpretação.Os pontos mais relevantes da Doutrina Espírita são:
Deus é eterno, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom.
Deus criou o Universo, incluindo todos os seres vivos e também os seres inanimados, materiais e imateriais.
Os seres materiais constituem o mundo visível ou corporal.
Os seres imateriais constituem o mundo invisível ou espiritual.
O mundo espiritual é o mundo normal, eterno, preexistente.
O mundo corporal é secundário; poderia deixar de existir, ou nunca ter existido, sem alterar a essência do mundo espiritual.
O homem é composto por três elementos: o corpo físico, a alma e o perispírito.
O corpo físico é um envoltório perecível, destruído pela morte, que o Espírito habita temporariamente.
Para o Espírita, a palavra alma designa o ser imaterial e individual que sobrevive a morte do corpo físico.
O perispírito é uma espécie de envoltório semimaterial; um laço que une o Espírito ao corpo.
A morte destrói o corpo físico, mas o Espírito conserva o perispírito, invisível no mundo corpóreo, mas que pode tornar-se visível, ouvido e sentido, como ocorre nos fenômenos das aparições.
Portanto, o Espírito é um ser real, com tamanho definido.
Os Espíritos pertencem a diferentes classes e são diferentes em poder, inteligência, conhecimento e moralidade.
Os da primeira classe são os Espíritos superiores que se diferenciam pela perfeição, conhecimento, pureza de sentimento, amor ao bem e proximidade à Deus. Os das classes inferiores gostam do mal e são propensos ao vício, ódio, inveja, ciúme, orgulho etc.
Todos evoluem, passando pelos diversos graus da hierarquia espiritual. As encarnações são sempre progressivas, mas a velocidade do progresso depende do esforço de cada um para progredir no bem.
A encarnação é um teste; para alguns imposta como expiação; para outros como missão. Todos encarnam continuamente até que alcancem a perfeição absoluta.
Após a morte do corpo, a alma volta ao mundo espiritual de onde saiu; após um período de tempo, retorna para uma nova encarnação.
O Espírito não pode encarnar no corpo de um animal e sempre ocorre na espécie humana.
As qualidades da alma são do Espírito. O homem bom é a encarnação de um Espírito bom; o homem perverso, a de um Espírito mau.
O Espiritismo mostra que existem seres de diferentes classes do mundo invisível.
Esta é uma livre interpretação.Os Espíritos habitam os vários globos do Universo.
Quando encarnado o Espírito está sob a influência da matéria; quando supera essa influência, pela elevação e purificação de sua alma, se aproxima dos bons Espíritos.
A relação entre os Espíritos, encarnados e desencarnados, é constante.
Os bons Espíritos intuem o homem a fazer o bem, ajudando-o nas provas da vida para suportá-las com coragem e resignação; os maus espíritos, buscam o mal, para eles é um prazer ver o homem sucumbir e assemelhar-se a eles.
Os Espíritos são atraídos pela simpatia e natureza moral do ambiente que os evoca.
A moral dos Espíritos superiores se resume no princípio moral do Cristo, “façam aos outros o que querem que eles façam a vocês”. Nesta passagem do Evangelho de Mateus, está a regra universal de conduta moral.
Esta é uma livre interpretação.Os Espíritos livres da matéria, se comunicam pelo pensamento, sem intermediários. Porém, quando se comunicam com os encarnados, transmitem suas ideias semelhantes a linguagem humana, compensando a insuficiência e imperfeição dessa linguagem.
Durante essas comunicações, a presença dos Espíritos superiores afasta os espíritos inferiores.
As comunicações mediúnicas são completamente desconhecidas dos pensamentos e conhecimentos do médium.
Os médiuns atribuem aos Espíritos aquilo que recebem e não a si mesmos. Essas comunicações são, muitas vezes, espontâneas e contradizem todas as ideias preconcebidas.
Entre os Espíritos que se comunicam há mais desconhecidos do que ilustres. Aqueles que foram ilustres no mundo terreno, ao desencarnarem, podem ocupar as últimas posições no mundo espiritual. Confirmando assim a passagem do Evangelho de Lucas: “Os grandes serão humilhados e os pequenos exaltados.”
Durante as comunicações, é comum espíritos inferiores assumirem nomes conhecidos e respeitados, e a comprovação de sua identidade é muito difícil de ser constatada. Entretanto, é possível identificar o caráter daquele que se comunica: quando um espírito inferior toma o nome de pessoas respeitáveis, quase sempre se trai pela linguagem e pela moral. Porém, se o Espírito prega apenas o bem, pensamentos puros e não se contradiz, não há motivos para duvidar.
Esta é uma livre interpretação.O Espiritismo é baseado na existência da alma e no seu estado após a morte do corpo.
O estudo da Doutrina Espírita só pode ser realizado por homens sérios e perseverantes, livres de preconceitos e movidos pelo firme e sincero desejo de alcançar um resultado.
O que caracteriza um estudo sério é o seu acompanhamento. Assim, quem quiser ser especialista em uma determinada Ciência deve fazer um estudo metódico dela.
A verdadeira Doutrina Espírita está no ensinamento dado pelos Espíritos, e o conhecimento que a envolve é muito sério, por isso se faz necessário um estudo igualmente sério e contínuo, feito em silêncio, meditando; somente assim pode-se observar uma infinidade de fatos permitindo estabelecer uma opinião.
O Espiritismo é uma Ciência que abrange todas as questões da metafísica e ordem social e, para adquirir conhecimento, leva tempo; exige atenção, observação profunda, sobretudo, continuidade e perseverança, como requer o estudo de todas as Ciências Humanas.
A Ciência Espírita abrange uma parte experimental sobre as manifestações em geral e outra parte filosófica, sobre as manifestações inteligentes. Já a Ciência convencional só observa os fatos materiais.
Esta é uma livre interpretação.Os Espíritos ensinam que eles não são iguais em conhecimento, em qualidades morais e que o homem não deve tomar ao pé da letra tudo o que os Espíritos dizem. Portanto, é um equívoco acreditar que as comunicações espíritas são realizadas apenas com maus espíritos.
Aqueles que creem que estão lidando apenas com maus espíritos, que somente querem enganá-los, desconhecem as comunicações que ocorrem em reuniões sérias, onde apenas Espíritos superiores comparecem.
Aqueles que acreditam que Deus permite que apenas espíritos malignos se comuniquem, podem concluir que seus princípios morais não são suficientemente elevados para afastar os maus, que se aproveitam para se infiltrar, enquanto os bons Espíritos se afastam.
Cabe às pessoas separarem o bem do mal.
Esta é uma livre interpretação.