O Espiritismo é baseado na existência da alma e no seu estado após a morte do corpo.
O estudo da Doutrina Espírita só pode ser realizado por homens sérios e perseverantes, livres de preconceitos e movidos pelo firme e sincero desejo de alcançar um resultado.
O que caracteriza um estudo sério é o seu acompanhamento. Assim, quem quiser ser especialista em uma determinada Ciência deve fazer um estudo metódico dela.
A verdadeira Doutrina Espírita está no ensinamento dado pelos Espíritos, e o conhecimento que a envolve é muito sério, por isso se faz necessário um estudo igualmente sério e contínuo, feito em silêncio, meditando; somente assim pode-se observar uma infinidade de fatos permitindo estabelecer uma opinião.
O Espiritismo é uma Ciência que abrange todas as questões da metafísica e ordem social e, para adquirir conhecimento, leva tempo; exige atenção, observação profunda, sobretudo, continuidade e perseverança, como requer o estudo de todas as Ciências Humanas.
A Ciência Espírita abrange uma parte experimental sobre as manifestações em geral e outra parte filosófica, sobre as manifestações inteligentes. Já a Ciência convencional só observa os fatos materiais.
Esta é uma livre interpretação.