Obediência
Transformação
Jesus saiu e foi para a beira do mar. Toda a multidão vinha ao seu encontro e Jesus os ensinava.
Em determinado momento, enquanto caminhava, Jesus viu Levi, filho de Alfeu, sentado junto à banca de coleta de impostos.
Jesus, então, lhe disse:
— Segue-me!
Levi se levantou e o seguiu.
* * *
Às margens do Mar da Galileia, Jesus ensinava à multidão que se reunia ao seu redor. Enquanto caminhava avista Levi, sentado em sua banca de coleta de impostos. Jesus, então, apenas lhe diz: “Segue-me.” Levi levanta e, sem hesitar, o segue.
Essa cena, registrada no Evangelho de Marcos, é breve, mas profundamente reveladora. Levi não era um homem admirado e era marginalizado pela sociedade daquela época. Levi era publicano (ou seja, cobrador de impostos), e por isso, era visto com desprezo pelo povo que o considerava um traidor, por servir ao Império Romano e também porque muitos publicanos enriqueciam por serem corruptos. No entanto, Jesus não se prendeu aos rótulos. Ele viu além da profissão, além da reputação de Levi, viu um homem pronto para ser seu discípulo e seu potencial. Com isso, Jesus rompe preconceitos, mostra que todos têm valor, merecem oportunidade e podem transformar-se em pessoas melhores.
Ao seguir Jesus, Levi não apenas abandonou sua banca de coleta de impostos, mas abandonou uma identidade e seguiu um propósito. Depois disso, passou a ser conhecido como Mateus, nome que significa “Dom de Deus”. Sua história é uma das mais belas narrativas de redenção e disciplina. De rejeitado torna-se discípulo. Posteriormente, tornou-se um dos Doze Apóstolos de Jesus e evangelista, sendo o autor do Evangelho que abre o Novo Testamento e que leva seu nome.
O pai de Levi, Alfeu, é mencionado brevemente, mas sua presença é significativa, pois, Alfeu, é também pai de Tiago, o Menor, outro apóstolo. Embora não haja muitos detalhes sobre Alfeu, sua ligação com os dois discípulos mostra que até os personagens mais discretos têm papel essencial na grande história da fé.
Mas o que essa passagem tem a ver com nossa vida? Tudo, pois nos desafia a olhar para o outro com compaixão, sem julgamento. Em um mundo onde muitos vivem presos a rotinas vazias, expectativas sem sentido, medos internos, status, reconhecimento, o chamado de Jesus ecoa como um convite à autenticidade. “Segue-me” pode significar deixar para trás o que não nos representa e romper com padrões que limitam, ou simplesmente dizer sim a uma vida com maior propósito, principalmente, moral e espiritual.
Levi nos ensina que é preciso coragem para dizer sim ao que realmente importa: uma vida com Deus e Jesus.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Marcos 2:13-14.DEUS
JESUS
MARCOS
LEVI
MATEUS
ALFEU
TIAGO MENOR
EVANGELHO
NOVO TESTAMENTO
OBEDIÊNCIA
TRANSFORMAÇÃO
MAR DA GALILEIA
ENSINAMENTOS
MULTIDÃO
COMPAIXÃO
SEGUE-ME
MORAL
ESPIRITUAL
REDENÇÃO
APÓSTOLO
DISCÍPULO
DISCIPLINA
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Quem era Levi e o que ele fazia antes de seguir Jesus?
O que Jesus disse a Levi quando o encontrou sentado em sua banca de coleta de impostos?
Por que os publicanos ou cobradores de impostos eram desprezados pelo povo?
O que Jesus mostra, ao pedir para Levi segui-lo?
Qual foi a transformação na vida de Levi após seguir Jesus?
Complete. Levi nos ensina que é preciso _ _ _ _ _ _ _ para dizer sim ao que realmente importa: uma vida com _ _ _ _ e _ _ _ _ _.