Esperança
Humildade
Obediência
Fé
Amor
Ao todo houve catorze gerações de Abraão a Davi, catorze de Davi até o exílio na Babilônia, e catorze do exílio até Jesus.
Maria, mãe de Jesus, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, ela ficou grávida pelo Espírito Santo.
José era um homem justo e, não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente.
Mas apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois aquele que foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".
Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor disse pelo profeta: “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel", que significa "Deus conosco".
Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa.
Maria deu à luz a um menino e José lhe pôs o nome de Jesus.
* * *
Mateus inicia seu Evangelho apresentando a genealogia que traça a linhagem de Jesus. Deus, em sua infinita sabedoria, traçou cada detalhe para cumprimento das promessas feitas a Abraão e Davi, lembrando-nos de Sua fidelidade em cumprir tudo o que foi prometido.
Nessa passagem também temos a narrativa que detalha o nascimento de Jesus. A história inicia com José e Maria, prometidos em casamento. No entanto, Maria fica grávida do Espírito Santo, fazendo José hesitar quanto ao casamento. Mas um anjo do Senhor aparece à José, explicando-lhe sobre a gravidez de Maria, destacando a natureza sobrenatural do nascimento milagroso de Jesus.
O anjo também revela a José o nome que a criança deveria receber: Jesus. O nome enfatiza a grande missão daquele que nasceria, pois Ele seria o Messias, o Salvador do mundo, trazendo a reconciliação entre Deus e o homem, cumprindo as antigas profecias que revelaram Sua vinda.
José e Maria foram exemplos de amor, fé e obediência a Deus e não hesitaram em cumprir o que Deus havia lhes ordenado.
Observação: O nome Emanuel, que aparece na Bíblia, no Livro de Isaías, significa “Deus conosco”, caracterizando a natureza e a missão de Jesus sobre a Terra, indicando que Jesus é a manifestação de Deus entre os homens.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 1:1-25.DEUS
JESUS
MARIA
JOSÉ
EMANUEL
DEUS CONOSCO
BÍBLIA
AMOR
ISAÍAS
PROFECIA
ABRAÃO
DAVI
RECONCILIAÇÃO
FÉ
OBEDIÊNCIA
MESSIAS
SALVADOR
ESPÍRITO SANTO
TERRA
MISSÃO
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Quantas gerações houve de Abraão até Jesus?
Quem ficou grávida pelo Espírito Santo?
O que um anjo do Senhor disse para José durante um sonho?
O que José fez ao acordar?
O anjo também revela a José o nome que a criança deveria receber: _ _ _ _ _. O nome enfatiza a grande _ _ _ _ _ _ daquele que nasceria, pois Ele seria o Messias, o _ _ _ _ _ _ _ _ do mundo, trazendo a reconciliação entre _ _ _ _ e o homem, cumprindo as antigas profecias que revelaram Sua vinda.
José e Maria foram exemplos do quê?
O que significa o nome Emanuel, que aparece na Bíblia?