Arrependimento
Autoridade moral
Jesus disse:
“Aquele que não está comigo está contra mim; e aquele que comigo não ajunta espalha.
Por esse motivo, eu digo a vocês: Todo pecado e blasfêmia aos homens serão perdoados, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada.
Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era, nem na que há de vir.”
* * *
Nesta passagem bíblica do Evangelho de Mateus, Jesus nos chama a atenção dizendo que tudo aquilo que é feito contra o Espírito Santo não será perdoado. Naquele momento, uma multidão estava admirada pelos diversos milagres que Jesus fazia e esta reação provocou ira nos líderes religiosos que procuravam desacreditar Jesus a todo instante, ao invés de reconhecer os milagres que Ele operava com a permissão de Deus.
Os líderes religiosos da época, ao invés de reconhecerem os milagres e todo o bem realizados pelo Espírito Santo, por intermédio de Jesus, preferiram atribuir tudo isso a Satanás. Com isso, passaram a rejeitar tudo o que era feito por Jesus.
A questão do pecado contra o Espírito Santo, promovida por Jesus, nos traz a reflexão acerca de nossos próprios atos, pois, muitas vezes, não reconhecemos nossos erros e nem acreditamos em Deus, assim como muitos, na época de Jesus, depreciavam seus grandes feitos, não crendo em sua autoridade que vinha do Espírito Santo. Porém, o arrependimento é essencial, se queremos estar próximos do nosso Criador. Sem ele, não tem como sermos perdoados, pois atribuímos ao mal, aquilo que é obra do próprio Espírito Santo de Deus.
Cada rejeição a Jesus era uma rejeição à sua própria salvação e não se arrependendo dos erros que cometiam eles praticavam o pecado contra o Espírito Santo.
Com o coração endurecido pelo orgulho, esses líderes perderam a sensibilidade espiritual e moral, formando valores distorcidos.
O arrependimento é condição inicial para o perdão dos pecados. Sendo assim, não poderiam ser perdoados enquanto continuassem a atribuir a Satanás as obras do Espírito Santo.
O Espírito Santo compõe a Santíssima Trindade, e trabalha em perfeita união com o Pai Celestial e Jesus Cristo. Ele é, frequentemente, descrito como a presença de Deus que habita em nós, e nos ajuda a viver seguindo os preceitos Divinos e a receber as bênçãos de Deus.
Portanto, é necessário se arrepender do mal que fazemos, do bem que deixamos de fazer e de todos os vícios que corrompem nossos bons costumes, pois aquele que crê em Jesus, recebendo sua palavra, é aquele que trabalha para transformação de outras pessoas no caminho do bem, e este tem o Espírito Santo habitando em seu coração; este trabalha nas obras de Deus.
É por essa razão que a prática dos Princípios Divinos, como o amor, a caridade e o perdão, são características fundamentais de honra a Deus, e não devem estar presentes apenas no campo do pensamento ou da palavra, mas principalmente no campo da ação.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 12:30-32.DEUS
JESUS
FILHO DO HOMEM
BÊNÇÃOS
AMOR
CARIDADE
ESPÍRITO SANTO
PERDÃO
MATEUS
MILAGRES
ARREPENDIMENTO
MULTIDÃO
UNIÃO
PRECEITOS
PAI CELESTIAL
CRIADOR
OBRAS DE DEUS
CAMINHO DO BEM
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
COMPLETE: Jesus disse: "Aquele que não está _ _ _ _ _ _ está contra mim; e aquele que comigo não _ _ _ _ _ _ espalha."
Serão perdoados os pecados contra o homem?
Serão perdoadas as blasfêmias contra o Espírito Santo?
Como é descrito o Espírito Santo?
Cite algumas características fundamentais de honra à Deus?
Por que a multidão ficava admirada com Jesus?
O que significa pecar contra o Espírito Santo?
Cite três Princípios Divinos?