Hipocrisia
No dia seguinte a morte de Jesus, após a preparação da Páscoa, em um sábado, os sumos sacerdotes e os fariseus se dirigiram a Pilatos e disseram:
— Senhor, lembramos que, enquanto aquele impostor vivia, ele disse: “Depois de três dias ressuscitarei.” Portanto, ordena, que o túmulo dele seja guardado até o terceiro dia, para que seus discípulos não venham roubá-lo e, depois, digam ao povo que ele ressuscitou dentre os mortos. Esta enganação seria pior do que a primeira.
Pilatos respondeu:
— Levem uma escolta. Vão e vigiem o túmulo com segurança, como acharem melhor.
Eles foram e asseguraram um esquema de segurança, deixando alguns soldados montando guarda e selando o túmulo com uma pedra.
* * *
José de Arimateia (homem rico, membro do Sinédrio e discípulo de Jesus) após a morte de Jesus e tendo recebido a permissão de Pôncio Pilatos (governador romano da província da Judeia) foi até o local onde Jesus foi crucificado, retirou o corpo da cruz, o envolveu em um lençol limpo e o colocou em seu túmulo, que o próprio José de Arimateia havia mandado escavar na rocha. Depois disso, rolou uma grande pedra para a entrada do túmulo e retirou-se.
Como Jesus havia dito que, após a sua morte, em três dias ressuscitaria, os sumos sacerdotes e os fariseus foram até Pilatos para pedirem que o corpo de Jesus fosse vigiado. Acreditavam que os discípulos de Jesus poderiam roubar o corpo e afirmarem que Jesus ressuscitou dentre os mortos.
Pilatos concordou. Eles se asseguraram da segurança do túmulo de Jesus com soldados, montando guarda para vigiar o corpo, colocando também uma pedra, selando a entrada do túmulo.
Os sumos sacerdotes e os fariseus sabiam da autoridade de Jesus, sabiam que tudo que ele falava se realizava, então foi uma tentativa material de controlar o poder extraordinário de Jesus, o Filho de Deus.
Mas sabemos o final da história e o quanto Deus é misericordioso.
Jesus vive entre nós! Vive entre aqueles que permanecem firmes no bem, mesmo diante de suas dificuldades e sofrimentos, porque renovam sua fé, confiança e esperança em Jesus, em sua obra redentora, em seu Evangelho, em sua Doutrina de Luz, em Deus, nosso Pai.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 27:62-66.DEUS
JESUS
FILHO DE DEUS
PÁSCOA
SÁBADO
FÉ
ESPERANÇA
CONFIANÇA
JOSÉ DE ARIMATEIA
PEDRA
RESSUSCITAR
LUZ
TERCEIRO DIA
LENÇOL
ROCHA
JUDEIA
EVANGELHO
DOUTRINA DE LUZ
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Quem mandou escavar o túmulo de Jesus?
O que os sumos sacerdotes e os fariseus fizeram no dia seguinte à morte de Jesus?
Porque os sacerdotes e fariseus queriam que o túmulo de Jesus fosse vigiado?
O que os sacerdotes e fariseus fizeram com a liberação de Pilatos para vigiar o túmulo de Jesus?
COMPLETE: Jesus vive entre _ _ _! Vive entre aqueles que permanecem firmes no _ _ _, mesmo diante de suas dificuldades e sofrimentos, porque renovam sua _ _, confiança e esperança em _ _ _ _ _, em sua obra redentora, em seu Evangelho, em sua Doutrina de Luz, em _ _ _ _ , nosso Pai.
Quantos dias após sua morte Jesus disse que ressuscitaria?