Autoridade moral
Autoridade espiritual
Jesus entrou no Templo e, quando começou a ensinar, chegaram os principais sacerdotes e anciãos do povo, e lhe perguntaram:
— Com que autoridade você faz estas coisas? Quem lhe deu autoridade para isso?
Jesus lhes respondeu:
— Farei também uma pergunta a vocês. Se me responderem, lhes direi com que autoridade faço estas coisas.
E Jesus fez a seguinte pergunta a eles:
— De onde vinha o batismo de João, do Céu ou dos homens?
Os sacerdotes e anciãos começaram a discutir entre si, dizendo:
— Se dissermos que é do Céu, ele nos dirá: ‘Então, por que não acreditaram nele?’. Porém, se dissermos que é dos homens, temos receio da multidão, porque todos consideram João um profeta.
E, virando-se para Jesus, responderam:
— Não sabemos.
Jesus, por sua vez, disse:
— Eu também não lhes direi com que autoridade faço isso.
* * *
Quando os líderes religiosos chegam ao Templo, vendo que Jesus ensinava o povo as Leis de Deus, imediatamente o questionam sobre sua autoridade sobre as coisas que fazia.
Esta, é mais uma passagem marcante e que revela a grandiosa sabedoria de Jesus, pois a pergunta que os sacerdotes e anciãos dirigem a Jesus não era unicamente para buscar esclarecimento. Era, de fato, uma tentativa de provocar e desafiar Jesus, porque estavam preocupados com sua influência e autoridade sobre o povo.
Jesus responde com inteligência e conhecimento, e não se deixa enganar pela hipocrisia dos líderes religiosos.
Ao invés de responder a pergunta que lhe foi feita, responde com outra pergunta, sobre João Batista. Desse modo, Jesus não apenas os deixa em uma posição delicada mas, ao mesmo tempo, os convida para que reflitam sobre seus próprios princípios equivocados.
Porém, ao invés disso, os líderes religiosos, discutindo entre si, pelo orgulho, decidem por não responder a pergunta que Jesus lhes fez pois, qualquer que fosse a resposta, estariam se comprometendo e, ainda, colocando à prova sua credibilidade.
Além disso tudo, Jesus mostra não apenas habilidade na resposta, mas sua profunda autoridade moral e espiritual; enquanto os líderes religiosos estão preocupados com seu poder e controle sobre o povo, Jesus está preocupado em transmitir a verdade, ensinado as Leis de Deus, o seu Evangelho e ajudando o povo em suas dificuldades físicas, morais e espirituais. E essa autoridade é confirmada pelas suas ações e ensinamentos no bem e no amor ao próximo
Essa passagem do Evangelho de Mateus mostra, ainda, a diferença entre a autoridade humana e a autoridade divina que, no caso de Jesus, vem de Deus.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 21:23-27.DEUS
JESUS
MATEUS
JOÃO BATISTA
BATISMO
AUTORIDADE MORAL
AUTORIDADE ESPIRITUAL
ENSINAMENTOS
SABEDORIA
INTELIGÊNCIA
CONHECIMENTO
LEIS DE DEUS
VERDADE
BEM
AMOR AO PRÓXIMO
POVO
EVANGELHO
PROFETA
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
O que Jesus estava fazendo no Templo?
Quem perguntou a Jesus com que autoridade ele fazia as coisas?
Por que os principais sacerdotes e anciãos do povo não responderam a pergunta de Jesus?
Quais as duas autoridades que essa passagem do Evangelho de Mateus mostra?
De onde vem a autoridade de Jesus?
Como a autoridade de Jesus é confirmada?
Complete. Jesus está preocupado em transmitir a _ _ _ _ _ _ _, ensinado o povo as Leis de _ _ _ _, o seu _ _ _ _ _ _ _ _ _ e ajudando o povo em suas dificuldades _ _ _ _ _ _ _, _ _ _ _ _ _ e _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.