Resignação
Amor
Jesus estava sendo levado pelos soldados para ser crucificado e, ao saírem do Pretório, encontraram um cireneu, de nome Simão, que foi obrigado a carregar a cruz que Jesus carregava e onde seria pregado.
Quando chegaram ao local da crucificação, chamado Gólgota, que significa “lugar da caveira”, deram vinho misturado com fel, um líquido amargo, para Jesus beber, mas, depois de prová-lo, ele se recusou a bebê-lo.
Os soldados, depois de crucificarem Jesus, tirando a sorte, dividiram Suas roupas e permaneceram ali sentados, montando guarda.
Na cruz, acima da cabeça de Jesus, colocaram por escrito a acusação feita contra ele: “Jesus Nazareno, Rei dos Judeus.”
Além de Jesus, foram crucificados ao seu lado dois assaltantes; um à sua direita e outro à sua esquerda.
Os que passavam por ali insultavam Jesus, balançando a cabeça e dizendo:
— Você, que destrói o Templo e o constrói em três dias, salve a si mesmo! Desce da cruz se é Filho de Deus!
Os sumos sacerdotes, os escribas e os anciãos zombavam dele, dizendo:
— Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo! Ele é o Rei de Israel! Desce agora da cruz e acreditaremos. Ele confiou em Deus. Que Deus o salve agora, se dele tem compaixão, pois ele disse: Eu sou o Filho de Deus!
Até os assaltantes, que haviam sido crucificados com Jesus, também o insultavam.
* * *
Jesus foi traído por Judas Iscariotes, foi preso, julgado pelo Sinédrio (uma assembleia dos principais sacerdotes, anciãos e mestres da lei) e condenado por Pôncio Pilatos, governador da província romana da Judeia, para ser torturado e, finalmente, executado na cruz.
Nesta época, as pessoas já demonstravam a politicagem e sua indiferença moral, pois mesmo sabendo da inocência de Jesus e todo seu trabalho no bem, o condenaram à morte.
Esta condenação não ocorreu somente por causa de Judas Iscariotes, das pessoas do Sinédrio, de Herodes, de Pilatos, mas também teve a participação do povo; enfim todos estavam ligados ao mal e participaram, mesmo indiretamente, da crucificação de Jesus. O povo ainda podia ter libertado Jesus, mas pediu para crucificá-lo.
O Evangelho de Mateus 23:38-39 relata que Jesus disse:
“Jerusalém, Jerusalém, que mata os profetas e joga pedras nos enviados de Deus! Quantas vezes eu quis juntar teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo de suas asas, mas você não quis! Enfim, a casa de vocês ficará abandonada.
Eu afirmo a vocês que, daqui em diante, vocês não me verão mais, até que digam: ‘Bendito Aquele que vem em nome do Senhor.’”
Jesus foi condenado a ser crucificado em Jerusalém!
Por quanto sofrimento Jesus passou, quando foi torturado, enquanto carregava sua cruz na Via Sacra até Gólgota, ao tomar vinho com fel, ao ser pregado na cruz?
Em nenhum momento Jesus se rebelou, se queixou. Claro que ficou triste, mas aceitou com resignação os desígnios de Deus!
Além da dor física, submeteram Jesus a zombarias, a descaso, a insultos.
Jesus foi tratado como um criminoso, mas Jesus só exemplificou o amor, o trabalho no bem.
Jesus nos ensinou que Deus é um Pai amoroso; que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Jesus trouxe a Boa Nova, o seu Evangelho e ensinou o quanto é importante o arrependimento, o perdão, a humildade e o servir.
Jesus veio anunciar o Reino de Deus, que devemos vivenciar os seus valores nos renovando no bem, para sermos merecedores deste Reino.
E o que foi feito com Jesus? Foi crucificado, foi assassinado!
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 27:32-44.DEUS
JESUS
BOA NOVA
EVANGELHO
MATEUS
REINO DE DEUS
AMOR
TRABALHO NO BEM
SIMÃO
CIRINEU
NAZARENO
FILHO DE DEUS
JUDAS ISCARIOTES
PROFETAS
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
O que Simão foi obrigado a fazer?
O que deram para Jesus beber, quando chegaram no local de sua crucificação?
O que os soldados fizeram, após a crucificação de Jesus?
O que colocaram na cruz, acima da cabeça de Jesus?
O que as pessoas faziam quando passavam pela cruz onde Jesus foi crucificado?
O que Jesus ensinou sobre Deus?
Complete. Jesus trouxe a _ _ _ _ _ _ _, o seu _ _ _ _ _ _ _ _ _ e ensinou o quanto é importante o _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ , o _ _ _ _ _ _, a _ _ _ _ _ _ _ _ _ e o _ _ _ _ _ _.
O que Jesus veio anunciar?