Fé
Humildade
Certa vez, enquanto Jesus pregava, chegou perto dEle um chefe da sinagoga que se prostrou de joelhos à Sua frente e disse:
— Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe Sua mão e ela viverá.
Jesus, ao ouvir isso, levantou-se e o seguiu, junto com Seus discípulos.
Enquanto Jesus caminhava para a casa do chefe da sinagoga para ver a filha do homem, uma mulher, que sofria perda de sangue há doze anos, aproximou-se de Jesus e tocou o Seu manto, pois pensava que se tocasse apenas em Seu manto ficaria curada. Jesus, ao vê-la, disse:
— Coragem, filha, sua fé te salvou.
E, na mesma hora, a mulher ficou curada.
Chegando à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu músicos e uma multidão de pessoas agitada, e disse:
— Saiam daqui. A menina não morreu, ela está dormindo.
A multidão, então, começou a zombar dele.
Depois que a multidão foi embora, Jesus entrou na casa, segurou a mão da menina e ela se levantou.
Esta notícia se espalhou por toda a região.
* * *
Essa é mais uma passagem bíblica que evidencia a grandeza de Jesus, mesmo nos mais simples gestos, como o de tocar o Seu manto e de Seu toque na mão da menina.
Pelos lugares que percorria, havia pessoas que acreditavam na bondade de Jesus, em sua misericórdia e no Seu poder de ajudá-las, qualquer que fosse a enfermidade. Mas, Jesus a todo instante, exalta o poder da fé da própria pessoa como o motivo de cura.
Nesta história, embora o chefe da sinagoga achasse que sua filha havia morrido, ele, como pai da menina, ainda tinha fé de que se Jesus impusesse Sua mão sobre ela, a menina viveria e, assim, Jesus tocou a mão da menina e ela se levantou, conforme a crença do pai.
A fé em Jesus foi tão grande que o chefe da sinagoga não se intimidou pela função que exercia e, humildemente, foi buscar a ajuda de Jesus e se prostrou de joelhos diante Dele, demonstrando humildade e fé de que Ele curaria a sua filha.
Em outro momento, uma mulher que sofria de perda de sangue (algo fundamental para nosso organismo) há doze anos, acreditava que se ao menos tocasse o manto de Jesus ela seria curada e, pela sua fé, assim aconteceu.
Essa passagem lembra que devemos recorrer a Jesus a todo instante, cheios de fé, esperança e humildade, principalmente quando nos sentimos sem esperança ou no meio de um problema que não vemos uma a solução, pois com fé encontraremos o “milagre”, a ajuda que precisamos.
Perante os homens, muitas situações são irreversíveis, mas perante Deus, tudo é possível para aquele que crê e trabalha ativamente para isso.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 9:18-26.DEUS
JESUS
CHEFE
SINAGOGA
FÉ
JOELHOS
HUMILDADE
PAI
FILHA
CURA
DISCÍPULOS
MULTIDÃO
MENINA
MULHER
MÃO
MANTO
BONDADE
CORAGEM
ESPERANÇA
MISERICÓRDIA
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Por que o chefe da sinagoga procurou Jesus?
Complete. _ _ _ _ _ caminhava para a casa do chefe da _ _ _ _ _ _ _ _ para ver a filha do homem, uma mulher, que sofria perda de sangue há _ _ _ _ anos, aproximou-se de Jesus e _ _ _ _ _ o Seu manto, pois pensava que se tocasse apenas em Seu _ _ _ _ _ ficaria _ _ _ _ _ _.
O que Jesus respondeu à mulher que tocou o Seu manto?
Nesta história, o que Jesus fez na casa do chefe da sinagoga, depois que a multidão foi embora?
O que Jesus exalta a todo instante como motivo de cura?
O que é ter fé e humildade?
O que essa passagem nos lembra de fazer a todo instante? Por quê?