Autoridade
Respeito
Humildade
Quando Jesus e seus discípulos se aproximaram de Jerusalém, chegando a Betfagé, junto ao Monte das Oliveiras, Jesus enviou dois de seus discípulos dizendo-lhes:
— Vão até a aldeia que está próxima de vocês e lá encontrarão uma jumenta amarrada e com ela um jumentinho. Solte-os e tragam eles até mim. Se alguém disser alguma coisa, respondam: “O Senhor precisa deles, mas logo os devolverá.”
Isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: “Digam à filha de Sião: Seu Rei vem até você, humilde e montado sobre uma jumenta e um jumentinho, filho de um animal de carga.”
Os discípulos fizeram o que Jesus lhes ordenou e trouxeram a jumenta e o jumentinho. Depois, colocaram sobre eles as suas capas e Jesus montou.
Grande parte da multidão estendia suas capas sobre o caminho que Jesus passava e outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho.
As multidões que iam à frente de Jesus e as que o seguiam clamavam:
— Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
Quando Jesus entrou em Jerusalém toda a cidade se alvoroçou e perguntavam:
— Quem é este?
E as multidões respondiam:
— Este é o profeta Jesus de Nazaré da Galileia!
* * *
Esta passagem retrata a entrada triunfal de Jesus na cidade de Jerusalém, a cidade sagrada para o povo judeu.
Começa com Jesus dando uma ordem simples mas precisa, para dois de seus discípulos que, antes de entrarem em Jerusalém, fossem até a próxima cidade para buscar uma jumenta e um jumentinho, além de orientá-los sobre o que responder, caso perguntassem algo.
A resposta vai de acordo com a profecia que dizia “Digam à filha de Sião: Seu Rei vem até você, humilde e montado sobre uma jumenta e um jumentinho, filho de um animal de carga.” Esta profecia já evidencia que Jesus é o Rei. Mesmo com sua autoridade e soberania, Ele é humilde. Ao invés de utilizar um cavalo, animal dos reis e conquistadores, Jesus utiliza um animal símbolo de simplicidade para sua entrada triunfal em Jerusalém.
Jesus, montado em um jumento, é reverenciado pelo povo que cobre o seu caminho com suas capas e com ramos de árvores, além de clamarem louvores "Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que em em nome do Senhor! Hosana nas alturas!".
Afirmando assim, que Jesus é o rei, o filho de Davi, o Messias prometido.
Em Jerusalém, sua entrada causou agitação e alguns, que não sabiam quem ele era, perguntavam quem é esse homem e a multidão responde que ele é Jesus, o profeta de Nazaré da Galileia.
Precisamos reconhecer a autoridade de Jesus e celebrar a sua presença em nossas vidas, renovando nossa fé, esperança e confiança em seu amor. Que sigamos seus exemplos e ensinamentos. Que nos renovemos no bem, cumprindo o dever, praticando a caridade e o perdão, pois só assim iremos superar todos os desafios diários e conquistaremos o nosso aprimoramento moral, para sermos verdadeiros discípulos de Jesus.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus Mateus 21:1-11.DEUS
JESUS
DISCÍPULOS
MULTIDÕES
FILHO DE DAVI
HOSANA
MESSIAS
GALILEIA
NAZARÉ
JERUSALÉM
JUMENTINHO
AUTORIDADE
RESPEITO
HUMILDADE
AMOR
CARIDADE
DEVER
PERDÃO
FÉ
ESPERANÇA
CONFIANÇA
SIMPLICIDADE
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
O que essa passagem retrata?
O que Jesus pediu para dois de seus discípulos pegarem na aldeia?
Jesus utiliza um jumento para adentrar a cidade de Jerusalém. O que esse animal significa?
Grande parte da multidão estendia suas capas sobre o caminho que Jesus passava e outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho. O quê as multidões que iam à frente de Jesus e as que o seguiam clamavam?
O que significa a palavra “Hosana”?
Complete. Precisamos reconhecer a autoridade de _ _ _ _ _ e celebrar a sua presença em nossas vidas, renovando nossa _ _, esperança e _ _ _ _ _ _ _ _ _ em seu _ _ _ _.
O que devemos fazer para sermos verdadeiros discípulos de Jesus? Por quê?