Redenção dos pecados
Amor a Deus
Salvação da Humanidade
Houve trevas sobre toda a Terra, do meio-dia às três horas da tarde.
Por volta das três da tarde, Jesus clamou em voz alta: "Eli, Eli, lamá sabactâni?", que significa "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?"
Quando alguns dos que estavam ali ouviram isso, disseram: "Ele está chamando Elias".
Um deles imediatamente correu em busca de uma esponja, embebeu-a em vinagre, colocou-a na ponta de uma vara e deu-a a Jesus para beber.
Outros disseram: "Deixem-no. Vejamos se Elias vem salvá-lo".
Depois de ter clamado novamente em voz alta, Jesus entregou o Seu Espírito.
Naquele momento, o véu do Templo rasgou-se em duas partes, do alto até embaixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram.
Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que tinham morrido foram ressuscitados. E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.
Quando o centurião e os que com ele vigiavam Jesus viram o terremoto e tudo o que havia acontecido, ficaram aterrorizados e exclamaram: "Verdadeiramente este era o Filho de Deus!"
Muitas mulheres estavam ali, observando tudo de longe. Elas haviam seguido Jesus desde a Galileia, para o servir. Entre elas estavam Maria Madalena; Maria, mãe de Tiago e de José; e a mãe dos filhos de Zebedeu.
* * *
Essa é uma passagem muito importante da Bíblia, pois temos o retrato da morte de Jesus.
A escuridão, que cobriu o céu naquele momento, refletia a gravidade do que Jesus enfrentava pois, como os próprios centuriões e ajudantes reconheceram mais tarde, Ele era verdadeiramente o Filho de Deus.
O grito que Jesus deu antes de morrer expressava o fim próximo da angústia que estava vivendo e, logo após entregar o Seu Espírito, o véu do Templo, representando a separação de Deus da Humanidade, rasgou-se de alto a baixo, simbolizando que, a partir daquele momento, não mais haveria barreiras para acessar a Deus. Houve também terremotos e a ressurreição de muitos santos, justificados pela magnitude do impacto espiritual que a morte de Jesus trouxe.
Jesus não apenas abriu o caminho para conhecermos a Deus, como também nos trouxe esperança, revelando-nos o Seu poder e amor por todos nós.
O Evangelho de Jesus representa o acesso a Deus, a reconciliação com Deus. Todos nós podemos orar, todos nós podemos buscá-Lo, e não há mais nada que nos separe de um Pai soberanamente bom, justo e misericordioso.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 27:45-56.DEUS
JESUS
EVANGELHO
MATEUS
TERRA
ESPÍRITO
RECONCILIAÇÃO
BOM
JUSTO
MISERICORDIOSO
FILHO DE DEUS
ELIAS
TRÊS HORAS
GALILEIA
ESPERANÇA
AMOR
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
A que horas houve trevas sobre a Terra?
O que Jesus clamou em voz alta por volta das três da tarde? E o que significa?
O que as pessoas achavam que Jesus estava clamando?
O que aconteceu quando Jesus entregou Seu Espírito?
O que o centurião e os que com ele vigiavam exclamaram, quando viram tudo o que havia acontecido?
Quem eram as mulheres que estavam observando tudo de longe?
Complete. _ _ _ _ _ não apenas abriu o caminho para conhecermos a Deus, como também nos trouxe _ _ _ _ _ _ _ _ _, revelando-nos o Seu _ _ _ _ _ e _ _ _ _ por todos nós. O Evangelho de Jesus representa o acesso a _ _ _ _, a _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ com Deus.