Verdade
Humildade
Herodes, governador da Galileia, ouviu falar a respeito de Jesus e disse aos seus oficiais:
— Esse é João Batista, que ressuscitou dos mortos. Por isso, esse homem tem poder para fazer milagres.
Herodes havia mandado prender João Batista e acorrentá-lo na prisão. Ele havia feito isso a pedido de Herodias, mulher de seu irmão Filipe e porque João sempre dizia que, pela lei, Herodes não podia se casar com ela.
Herodes queria eliminar João, mas tinha receio do povo, que o considerava profeta.
No dia do aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos. Isso agradou tanto Herodes que ele prometeu dar a moça o que ela quisesse.
Influenciada por sua mãe, ela respondeu:
— Quero a cabeça de João Batista em uma bandeja, agora mesmo!
Herodes ficou aflito, mas por causa do juramento que fez na frente de todos, ordenou que o pedido da filha de Herodias fosse atendido, mandando que a cabeça de João fosse cortada. E assim aconteceu, a cabeça de João foi trazida em uma bandeja e a entregaram para a moça, e ela a levou até sua mãe.
Algum tempo depois, os discípulos de João Batista vieram, pegaram o seu corpo e o sepultaram.
Em seguida, foram até Jesus para lhe contar o ocorrido.
* * *
Esta passagem do Evangelho de Mateus relata um momento triste da história: a morte de João Batista.
João Batista veio como precursor do Messias, ou seja, veio antes de Jesus, para preparar o povo para o Reino de Deus. Para isso, João Batista dizia ao povo que se arrependesse de seus pecados, os confessassem e eram batizados por ele no rio Jordão. Além disso, João Batista denunciava a vida de exageros dos governantes e poderosos, diante da vida sofrida do povo, dominado pelo poder.
Como relatado nessa passagem bíblica, Herodes, governador da Galileia, casou-se com a própria cunhada: a mulher de seu irmão Filipe. Pela lei isso era proibido e João Batista os denunciava a todos; isso não agradou a Herodes, ele mandou prender João Batista.
Como era seu aniversário, Herodes mandou que fosse preparado um banquete em comemoração à data. Tudo para demonstrar seu poder.
Durante a festa, a filha de Herodias fez uma dança especial diante de Herodes e dos convidados. Herodes, como gostou do que viu, disse à moça que lhe pedisse o que quisesse. A moça, influenciada pela mãe, Herodias, pediu a cabeça de João Batista.
O pedido da filha de Herodias foi feito na frente de todos que estavam na festa, então, para Herodes, mesmo com receio do povo que considerava João Batista um profeta, pensava que se não atendesse o pedido egoísta da moça, poderia demonstrar a todos os presentes que ele era fraco e que não estava honrando o juramento que havia feito. O resultado, como relatado, é a morte de João Batista e, assim, o orgulho de Herodes é preservado.
Herodes tinha ouvido falar de Jesus, mas não sabia quem ele era e imaginou que Jesus era João Batista, aquele que ele havia mandado matar e que agora estava ressuscitado, fazendo milagres. Herodes se sente atormentado pela morte de João Batista pois, diferentemente dele, João jamais teve medo de falar a verdade; sobre o que era correto e importante, sem medo das consequências.
Ao longo da história, e até hoje, muitos são os exemplos de pessoas que sofreram e sofrem perseguição, porque denunciaram o mal e o que está contra as leis dos homens ou as Leis de Deus.
Arrepender-se dos erros exige humildade daquele que os comete, assim como exige renovação no bem para não cometê-los novamente.
Mas por que será que tanta gente erra, mesmo sabendo que está errada, considerando-se acima das leis?
Por causa do orgulho que é uma enfermidade moral e espiritual, um terrível adversário da humildade, que faz com que as pessoas se considerem muito acima de seus semelhantes e, por isso, se tornam cegas.
Preocupar-se com o bem estar do semelhante, é fazer ao próximo o que gostaríamos que o próximo nos fizesse.
A morte de João Batista mostra o que ele, Jesus, seus discípulos e seus seguidores estavam enfrentando e enfrentariam por serem fieis a Deus.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 14:1-12.DEUS
JESUS
JOÃO BATISTA
MATEUS
EVANGELHO
PRECURSOR
MESSIAS
GALILEIA
MILAGRES
DISCÍPULOS
VERDADE
LEIS DE DEUS
HUMILDADE
ARREPENDIMENTO
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
O que Herodes disse a seus oficiais ao saber de Jesus?
Por que Herodes prendeu João Batista?
Por que Herodes tinha receio de eliminar João Batista?
Por que Herodes mandou matar João Batista?
Complete. Arrepender-se dos erros exige _ _ _ _ _ _ _ _ _ daquele que os comete, assim como exige renovação no _ _ _ para não cometê-los novamente.
Preocupar-se com o bem estar do semelhante é sinônimo do quê?