Fé
Coragem
Aconselhamento
Admoestações
Ao enviar Seus Apóstolos pela primeira vez para anunciar a Boa Nova, Jesus disse:
— Eu os envio como ovelhas no meio de lobos. Sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas.
Tomem cuidado com as pessoas, pois os entregarão aos tribunais e os atormentarão em suas sinagogas.
Por minha causa, serão conduzidos à presença de governadores e reis para dar testemunho de mim diante deles e dos pagãos.
Porém, quando os entregarem, não se preocupem com o modo de falar ou com o que dizer. No momento certo, vocês serão inspirados com o que devem falar, pois não serão vocês que falarão, mas é o Espírito do Pai que falará por vocês.
O irmão entregará à morte o próprio irmão, e o pai, o filho; os filhos se levantarão contra os pais e os matarão.
Vocês serão odiados por minha causa. Mas quem perseverar até o fim será salvo.
Quando forem perseguidos em uma cidade, fujam para outra. Na verdade, digo a vocês: não acabarão de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do homem.
O discípulo não está acima do mestre, nem o empregado acima do patrão.
Ao discípulo basta ser como seu mestre e ao empregado ser como o patrão. Se chamaram o dono da casa de demônio, quanto mais a seus familiares?
Portanto, não temam; porque nada há de oculto que não seja, um dia, revelado; nada há de secreto que não venha a ser revelado.
* * *
Esta passagem, contida no Evangelho de Mateus, destaca a coragem de opinar publicamente e o mérito existente em enfrentar os perigos, as perseguições e as contradições, quando se defende abertamente as ideias de Jesus e de Sua Doutrina.
Jesus nos deu o exemplo de conduta para a vida, mostrando-nos a fé como premissa, e a prática do amor e da caridade como indispensáveis para alcançar o Reino de Deus. Em diversas passagens bíblicas, podemos notar que Ele jamais deixou de demonstrar Sua coragem em seguir aquilo que era correto, em seguir os mandamentos de Deus.
Mesmo sendo a primeira vez que Jesus enviaria Seus apóstolos para anunciar a Boa Nova, é importante notar a calma, a clareza, a segurança que Ele transmitia a cada apóstolo que não seria necessário se preocupar com o modo de falar ou com o que dizer, pois no momento certo seriam inspirados naquilo que deveriam dizer, pois seria o Espírito de Deus que falaria por cada um deles.
Jesus ainda alerta que, aqueles que escondem sua fé em Deus para não serem prejudicados ou para obter privilégios, não terão benefício algum. Por outro lado, aqueles que colocam a verdade do Cristo acima de seus interesses, divulgando abertamente os princípios de Jesus, trabalhando, ao mesmo tempo, para sua evolução moral e para a evolução do próximo, proclamam sua fé em Deus e mostram, na prática, a aplicação do Evangelho de Jesus.
Aquele que enfrenta os perigos, as perseguições, as contradições e o sarcasmo, mas confessa abertamente suas ideias de acordo com o Evangelho de Jesus tem mérito e tem coragem. Jesus coloca que em uma mesma família uns podem estar contra os outros, pela distorção de Suas palavras, mas estar em concordância com as palavras de Cristo é uma tarefa alcançável, que deve ser feita, e aquele que perseverar até o fim terá êxito.
Todos nós devemos ser discípulos de Jesus e Ele destaca que o discípulo deve ser como seu mestre e que as opiniões daqueles que não sabem o que falam ou que fazem, não deve importar para aquele que faz o que é correto honrando a Deus. O que importa ser chamado de demônio? Se falam mal de nós, quanto mais de nossa família! Aliás, e o que falaram e o fizeram com Jesus? Mas, isso não deve ser motivo de inquietação ou algum tipo de preocupação, pois em se tratando de fazer o bem, o que importa é fazer aquilo que é correto perante Deus.
Deus está conosco. Como Jesus coloca: “Não tema, pois não há nada de oculto que não seja, um dia, revelado; nada há de secreto que não venha a ser revelado”.
Sejamos corajosos e divulguemos o Evangelho de Jesus. Todo aquele que semear o bem na Terra, colherá os bons frutos de sua coragem de fé.
As admoestações de Jesus são Suas recomendações, orientações, ensinamentos, conselhos, lições e advertências aos Apóstolos.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 10:16-26.JESUS
DEUS
DISCÍPULO
APÓSTOLO
ADMOESTAÇÕES
PRINCÍPIOS
CONDUTA
BOA NOVA
OVELHAS
DOUTRINA
FÉ
CARIDADE
EVANGELHO
MÉRITO
CORAGEM
PRUDENTE
VERDADE
EVOLUÇÃO MORAL
MESTRE
AMOR
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Decifre o enigma substituindo os números por letras, conforme as tabelas ao final do enigma.
DISSE JESUS: AO DISCÍPULO BASTA SER COMO SEU MESTRE
Nesta história, Jesus estava enviando Seus Apóstolos pela primeira vez para anunciar o quê?
O que é Boa Nova?
Complete. Jesus disse: Quando os entregarem, não se preocupem com o modo de _ _ _ _ _ ou com o que _ _ _ _ _. No momento certo, vocês serão _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ com o que devem falar, pois não serão vocês que falarão, mas é o _ _ _ _ _ _ _ _ do _ _ _ que falará por vocês.
Jesus chama a atenção dizendo "Ao discípulo basta ser como seu mestre". O que Ele quis dizer com isso?
Complete. Jesus disse: não _ _ _ _ _; porque nada há de _ _ _ _ _ _ que não seja, um dia, revelado; nada há de _ _ _ _ _ _ _ que não venha a ser revelado.
O que esta passagem, contida no Evangelho de Mateus, destaca?
Complete. Aqueles que enfrentam os perigos, as perseguições, as contradições e o sarcasmo, mas confessam abertamente suas ideias de acordo com o Evangelho de Jesus tem _ _ _ _ _ _ e tem _ _ _ _ _ _ _.
Complete. Todos nós devemos ser discípulos de Jesus e as opiniões daqueles que não sabem o que falam ou que fazem, não deve importar para aquele que faz o que é correto e honra a Deus. Todo aquele que semear o _ _ _ na Terra, colherá os _ _ _ _ frutos de sua _ _ _ _ _ _ _ de _ _.
O que são as admoestação de Jesus?