Indiferença
Em certa ocasião, Jesus começou a repreender as cidades nas quais realizava a maior parte de Seus milagres, pois elas não se convertiam e, assim, disse:
— Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Pois se em Tiro e Sidônia tivessem sido feitos os milagres que aconteceram com vocês, há muito tempo teriam feito penitência com cinza e cilício. Por isso, digo a vocês que, no dia do juízo, Deus será menos severo com Tiro e Sidônia do que com vocês. E tu, Cafarnaum, pensas que será erguida até o céu? Será precipitada no inferno. Porque se em Sodoma tivessem feito os milagres que aconteceram a vocês, ela existiria até hoje. Por isso, digo a vocês que, no dia do juízo, Deus será menos severo com a terra de Sodoma do que com vocês.
* * *
Nessa passagem, Jesus faz referência a seis cidades: Corozaim, Betsaida, Tiro, Sidônia, Carfanaum e Sodoma.
Jesus era conhecido por realizar muitos milagres e em diferentes cidades, mas nesse trecho Jesus faz referência, principalmente, a três delas: Corozaim, Betsaida e Carfanaum, pois foram cidades que, mesmo vendo os feitos que Jesus realizou, decidiram por fechar os olhos e não acreditar nEle.
É por essa razão que Jesus destaca a impenitência dessas três cidades, isto é, cidades que não mostraram arrependimento e ainda persistiam no erro de não crer naquilo que presenciaram: os milagres do Cristo.
Lembremos que o Reino de Deus é para todos, mas, assim como a semente, que pode dar bons frutos, é necessário o ambiente fértil para crescer. É por isso que Jesus evidencia as cidades de Tiro, Sidônia e Sodoma, cidades conhecidas como pagãs que, se tivessem tido a mesma oportunidade de Corozaim, Betsaida e Carfanaum, teriam prosperado no bem, pois teriam feito bom uso daquilo que foi oferecido à elas por Jesus.
Precisamos tomar cuidado com nossa indiferença àquilo que é de Deus, achando que tudo tem que ser feito conforme a nossa vontade, da mesma forma que fizeram os povos das cidades de Corozaim, Betsaida e Carfanaum que desprezaram Jesus, porque queriam outras coisas e não o que Jesus estava propondo, porque o que Jesus propunha incomodava a maneira como eles viviam.
Lembremos que seguir a Deus só incomoda, se aquilo que estamos fazendo é errado. Em outras palavras, seguir a Deus, para muitas pessoas, é um incômodo, por causa do mundo egoísta que criaram e que vivem, colocando aquilo que é de Deus em último lugar, isto quando colocam Deus em suas vidas.
Por isso, o cuidado que devemos ter para que Jesus não diga para cada um de nós: Ai de ti…!
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 11:20-24.DEUS
JESUS
COROZAIM
BETSAIDA
CAFARNAUM
TIRO
SIDÔNIA
SODOMA
CIDADES
JUÍZO
MILAGRES
BEM
SEMENTE
BONS FRUTOS
REINO DE DEUS
ARREPENDIMENTO
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Quais cidades Jesus cita nessa passagem?
O que as cidades de Corozaim, Betsaida e Carfanaum têm em comum?
O que eram as cidades impenitentes?
Quais eram as cidades consideradas impenitentes nessa passagem?
Complete. O Reino de _ _ _ _ é para _ _ _ _ _, mas, assim como a _ _ _ _ _ _ _, que pode dar _ _ _ _ frutos, é necessário o ambiente _ _ _ _ _ _ para crescer. É por isso que Jesus evidencia as cidades de Tiro, Sidônia e _ _ _ _ _ _, cidades conhecidas como pagãs que, se tivessem tido a mesma oportunidade de Corozaim, Betsaida e Carfanaum, teriam prosperado no _ _ _, pois teriam feito _ _ _ uso daquilo que foi oferecido à elas por _ _ _ _ _.
Por que precisamos tomar cuidado com nossa indiferença àquilo que é de Deus, achando que tudo tem que ser feito conforme nossa vontade?
Por que, para muitas pessoas, seguir a Deus é um incômodo?