Provação
Força moral
Disse Jesus:
"Não pensem que vim trazer a paz à Terra; não vim trazer paz, mas a espada;
Porque eu vim pôr o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;
E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
E quem não toma a sua cruz e não segue, após mim, não é digno de mim.
Quem achar a sua vida a perderá; e quem perder a sua vida, por amor de mim, a achará.”
* * *
Jesus pregava unicamente a paz e o amor ao próximo. Entretanto, Ele sabia que trazer a paz e o amor ia contra a muitos interesses, principalmente, dos religiosos daquela época.
Jesus tinha clara consciência de Sua missão na Terra e, como o que pregava ia contra os interesses desses religiosos, Jesus, também, sabia que Sua doutrina faria o povo se dividir e, até mesmo, odiá-lo. Tanto que ir contra os interesses dos religiosos, foi o principal motivo de Sua morte.
Nesta passagem Jesus alerta Seus discípulos sobre o ódio e perseguições que eles também enfrentariam por seguir Seus passos, cumprir Seus ensinamentos e, também, por pregarem o que Ele pregava, levando Sua Doutrina. Ódio, inclusive, de parentes próximos. É nesse sentido que todos os discípulos de Jesus carregariam sua cruz. Tomar a cruz significa assumir um compromisso diante de Deus e de Jesus.
A espada a que Jesus se referia é a separação, o abalo sobre as relações familiares, pois fazer o que Jesus nos pede vai, muitas vezes, contra uma situação cômoda que nos encontramos, pois viver dentro dos moldes de Jesus, seguindo Seus preceitos e as Leis Divinas, requer uma reforma íntima e completa de maus hábitos e de maus costumes. Quando Jesus diz que veio trazer a espada isso, também, significa que Sua Doutrina causaria discórdias, discussões, rupturas, debates, reações contrárias. Ao mesmo tempo que a Doutrina de Jesus traz paz ao coração de quem abraça Seu Evangelho, a vida daquele que o segue nesse mundo se torna mais difícil.
Cada indivíduo de uma família deve amar seus pais, filhos, irmãos, familiares, amigos etc. Quando Jesus disse: “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno”, seu apelo não é para deixar de amar estes indivíduos, mas para segui-Lo e, também, para que amemos a todos, sem qualquer distinção, inclusive, aos inimigos.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 10:34-39.JESUS
DEUS
PAZ
AMOR
PAI
MÃE
FILHO
FILHA
MISSÃO
DOUTRINA
ENSINAMENTO
CRUZ
COMPROMISSO
PRECEITO
LEIS DIVINAS
PRÓXIMO
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
O que Jesus pregava?
O que Jesus alerta nessa passagem bíblica "Não pensem que vim trazer a paz à Terra; não vim trazer paz, mas a espada; Porque eu vim pôr o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz e não segue, após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida a perderá; e quem perder a sua vida, por amor de mim, a achará.” ?
O que significa "tomar a cruz"?
O que significa a "espada" a que Jesus se referia?
O que é necessário para viver dentro dos moldes de Jesus, seguindo Seus preceitos e as Leis Divinas?
Quais são as dificuldades dos discípulos por seguirem Jesus?
Complete: Ao mesmo tempo que a _ _ _ _ _ _ _ _ de Jesus traz _ _ _ ao coração de quem abraça Seu _ _ _ _ _ _ _ _ _ , a _ _ _ _ daquele que o segue nesse _ _ _ _ _ se torna mais _ _ _ _ _ _ _ .