Princípios morais
Jesus disse aos discípulos:
“Aquele que quiser me seguir, renuncie a si mesmo, carregue a sua cruz e me siga.
Pois quem quiser salvar sua vida irá perdê-la e quem perder a sua vida por mim, a encontrará.
O que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua própria alma? O que daria em troca da sua alma?
Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai com os seus anjos e então recompensará cada um de acordo com suas obras.
Em verdade eu digo a vocês que, alguns que estão aqui, morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo em seu Reino.”
* * *
Jesus ensina que aquele que quiser ser seu discípulo, deve esquecer seus próprios interesses, pegar a sua cruz e segui-lo.
Aquele que coloca seus próprios interesses em primeiro lugar, nunca terá a verdadeira vida. Não adianta ganhar o mundo inteiro, valorizar somente o que é material e perder a própria alma.
O verdadeiro cristão sabe que precisa ter fé e coragem para carregar a sua cruz, os sofrimentos, as dificuldades da vida, principalmente hoje em dia, onde as pessoas são indiferentes umas às outras e colocam seus gostos, seus prazeres, seus vícios acima de tudo, sem respeitar o próximo, sem respeitar aquilo que Jesus nos ensinou: "Faça aos outros aquilo que gostaria que fizessem a você." (Mateus 7:12)
Quando perguntaram a Jesus qual o maior mandamento, Jesus respondeu: "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente. Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: Ame os outros como você ama a você mesmo." (Mateus 22:36-39)
Portanto, para seguir Jesus é necessário acabar com o orgulho, com o egoísmo e com os outros vícios. É necessário coragem, renúncia, disciplina, boa vontade no Bem e aceitar os desígnios de Deus.
Aquele que está desmotivado, lembre do que Jesus disse: "Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30)
Também sabemos que a prece nos liga a Deus, então, façamos nossas orações pedindo orientação a Deus, seguindo os exemplos de Jesus, priorizando a Sua vontade.
Cada um será recompensado de acordo com a sua obra no bem.
Tenhamos fé, não estamos sozinhos neste caminho, sigamos desenvolvendo os princípios morais que se referem ao bem e ao (que é) correto, em oposição ao mal e ao errado. Jesus nos demonstrou como fazer isso, além de nos orientar dizendo: ”Eu sou o caminho a verdade e a vida.” (João 14:6)
Assim como Jesus, sejamos solidários uns com os outros!
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 16:24-28.DEUS
JESUS
MUNDO
REINO
DISCÍPULOS
CRISTÃO
VIDA
MANDAMENTO
PRECE
CORAGEM
DISCIPLINA
AMOR
FÉ
BOA VONTADE
PRINCÍPIOS MORAIS
VERDADE
JUGO SUAVE
FARDO LEVE
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
COMPLETE: Quem quiser salvar sua _ _ _ _ irá perdê-la e quem _ _ _ _ _ _ a sua vida por mim, a _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.
O que Jesus ensina que aquele que quiser seu discípulo deve fazer?
Segundo o texto, o que o verdadeiro cristão sabe que precisa?
Segundo Jesus, qual o maior mandamento?
Qual é o segundo mais importante é parecido com o maior mandamento?
O que é necessário para seguir Jesus?
COMPLETE: A prece nos liga a _ _ _ _. Façamos nossas _ _ _ _ _ _ _ pedindo _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ a Deus, seguindo os exemplos de _ _ _ _ _, priorizando a Sua vontade.