Obediência
Fé
Transformação
Certa ocasião, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado à banca de coleta de impostos e disse-lhe:
— Segue-me!
Mateus se levantou e seguiu Jesus.
* * *
Mateus, também chamado de Levi, era publicano, coletor de impostos em Cafarnaum e, deste momento em diante, Mateus passou a seguir Jesus e todos os Seus ensinamentos, se tornando Seu discípulo, em seguida se tornou um dos doze apóstolos.
Na época de Jesus os coletores de impostos eram vistos como pecadores. Eles eram considerados pessoas ruins, porque alguns enriqueceram de maneira ilegal e, além disso, o povo não aprovava os valores dos impostos cobrados pelo império romano, considerados bem altos.
Mateus aceitou o convite de Jesus e deixou de ser cobrador de impostos para se tornar mensageiro da esperança.
O povo sempre ficava admirado porque Jesus convidava para estar junto Dele os simples, os humildes e, também, os ditos pecadores. Jesus sabia que os simples e humildes são pacificadores, praticam a caridade, acreditam em Deus e seguem no caminho do bem. Já os pecadores, que querem se renovar no bem, aceitam seguir o Evangelho de Jesus, o médico dos médicos, o médico das almas.
Mateus, considerado pecador, aceita o convite de Jesus e, então, sua vida se modifica. Mateus virou discípulo e foi além, virou apóstolo. Mateus levou o Evangelho de Jesus para várias comunidades, ele semeou o bem por onde passou.
Além disso, Mateus escreveu o quadragésimo livro da Bíblia dando início ao Novo Testamento.
O livro escrito por Mateus é conhecido como o Evangelho de Mateus. Este Evangelho contém 28 capítulos que relatam a vida de Jesus, Seus ensinamentos, o conhecido Sermão da Montanha, as curas, Suas parábolas, o trabalho que Jesus ensinou e exemplificou aos apóstolos para que propagassem o Evangelho de Jesus. Mateus relata como Jesus foi perseguido e negado por uns e acolhido por outros; enfim, Mateus prova que Jesus é o verdadeiro Messias, o caminho a seguir, o Filho de Deus, retratando Sua sabedoria, Sua autoridade moral e a importância de vivenciarmos o Seu Evangelho.
Todos os dias somos convidados para deixar o mal e sermos discípulos de Jesus. Para isso, devemos deixar o egoísmo, o orgulho, a preguiça, os vícios, ajudando o próximo, seguindo as Leis de Deus, os ensinamentos de Jesus colaborando em Sua Seara.
Foi necessário Mateus ter boa vontade, fé, obediência e perseverança para atender o chamado de Jesus e assim se transformar moralmente, que pode ser observada em suas ações.
Façamos como Mateus! Aceitemos o convite de Jesus e O sigamos!
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 9:9.JESUS
DEUS
MATEUS
LEVI
CAFARNAUM
DISCÍPULO
APÓSTOLO
HUMILDE
PACIFICADOR
CARIDADE
EVANGELHO
ENSINAMENTOS
CURAS
MESSIAS
FILHO DE DEUS
SABEDORIA
AUTORIDADE MORAL
LEIS DE DEUS
SEARA
CONVITE
FÉ
OBEDIÊNCIA
TRANSFORMAÇÃO
BÍBLIA
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Qual o nome do homem que Jesus viu sentado à banca de coleta de impostos?
O que Jesus disse quando viu Mateus sentado à banca de coleta de impostos? E o que Mateus fez?
Como eram vistos os coletores de impostos na época de Jesus? Por que eles eram considerados pessoas ruins?
O povo sempre ficava admirado porque _ _ _ _ _ convidava para estar _ _ _ _ _ Dele os _ _ _ _ _ _ _, os _ _ _ _ _ _ _ _ e, também, os ditos _ _ _ _ _ _ _ _ _. Jesus sabia que os simples e humildes são _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, praticam a _ _ _ _ _ _ _ _, acreditam em _ _ _ _ e seguem no caminho do _ _ _. Já os pecadores, que querem se _ _ _ _ _ _ _ no bem, aceitam seguir o _ _ _ _ _ _ _ _ _ de Jesus, o médico dos médicos, o médico das _ _ _ _ _.
O que Mateus se tornou após aceitar o convite de Jesus? O que ele fez?
Como é conhecido o livro escrito por Mateus? O que este livro contém?
O que Mateus prova com o seu Evangelho?
O que foi necessário para Mateus se transformar moralmente?