Obediência
Humildade
Disse Jesus:
“Ai de vocês, escribas e fariseus hipócritas!
Que fecham para os homens o Reino de Deus! Pois vocês não entram e nem deixam entrar os que querem.
Que devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso serão castigados com muito mais rigor.
Que percorrem o mar e a terra para converter alguém e depois que conseguem, o tornam filho do inferno duas vezes mais que vocês.
Ai de vocês, que dizem: ‘não tem importância jurar pelo Templo, mas se jurar pelo ouro do Templo, fica obrigado pelo que jurou’.
Tolos! Qual é mais importante, o ouro ou o Templo que santifica o ouro?
E dizem: ‘não tem importância jurar pelo altar, mas quem jurar pela oferta que está sobre ele, fica obrigado pelo que jurou.’
Qual é mais importante, a oferta ou o altar que santifica a oferta?
Portanto, aquele que jurar pelo altar, jura por ele e por todas as coisas sobre ele.
Quem jura pelo Templo, jura por ele e por aquele que habita nele.
E quem jura pelo Céu, jura pelo trono de Deus e por Aquele que está sentado no trono.”
* * *
Os fariseus, na época de Jesus, era um grupo de líderes religiosos com um elevado padrão de vida, entre o povo judeu. Uma de suas funções era interpretar as leis e, com o tempo, desenvolveram uma forma própria de interpretar as Escrituras Sagradas. Eles tinham um papel importante na educação do povo, passada de geração a geração. Eles acreditavam que para agradar a Deus era necessária obediência extrema às Escrituras Sagradas e às suas tradições e, por isso, eram bem vistos pelo povo. Porém, se desvirtuaram e, muitas das coisas, que os fariseus faziam era tão somente para manter as aparências. Eram hipócritas, tendo em vista que exigiam do povo um comportamento que eles mesmos não desempenhavam.
Jesus criticava os fariseus, chamando-os de hipócritas, condenando suas atitudes, pois, como líderes religiosos, deveriam servir ao povo e não ter atitudes de desprezo e falta de compaixão por aqueles que não conseguiam manter o mesmo padrão de vida elevado que eles.
Um outro ponto é que os fariseus davam mais atenção às tradições do que as palavras de Deus, se afastando Dele.
Os escribas eram profissionais da escrita, tendo como principais funções redigir leis e documentos, registrar fatos históricos e copiar informações. Resumidamente, o trabalho de um escriba era registrar tudo o que fosse importante. Entretanto, suas funções variavam de acordo com a região e com a época.
Na época de Jesus, poucas pessoas sabiam ler e escrever e, mesmo entre aqueles que sabiam, tanto livros, como materiais para escrita, eram de alto custo. Sendo assim, a função de um escriba era muito importante.
O Novo Testamento relata que os escribas também eram educadores da lei judaica, especializados no estudo e na explicação de suas leis.
Em várias circunstâncias, Jesus os repreendeu seriamente pelos ensinamentos equivocados que prestavam ao povo. Muitos deles também davam mais importância às suas tradições do que as Leis de Deus.
Infelizmente, mesmo diante dos alertas e ensinamentos de Jesus, tanto fariseus, como escribas, não tiveram a humildade suficiente para entender o que Jesus tentava ensinar-lhes. Além disso, o que Jesus pregava ia contra aos seus interesses pessoais; Por causa disso, fariseus e escribas viam Jesus como inimigo, como uma ameaça e participaram, inclusive, de toda conspiração contra Jesus para matá-lo.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 23:13-22.DEUS
JESUS
REINO DE DEUS
MATEUS
JURAR
CÉU
LEIS
ESCRITURAS SAGRADAS
COMPORTAMENTO
SERVIR
COMPAIXÃO
POVO
NOVO TESTAMENTO
HUMILDADE
ENSINAMENTO
ALTAR
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Os escribas e fariseus davam mais importância para o ouro ou para o altar que santifica o ouro?
Quem eram os fariseus?
Por que Jesus criticava os fariseus, chamando-os de hipócritas, condenando suas atitudes?
COMPLETE: Os fariseus davam mais atenção às _ _ _ _ _ _ _ _ _ do que as palavras de _ _ _ _.
Quem jura pelo altar, jura pelo que?
Quem jura pelo Templo, jura pelo quê?
Quem jura pelo Céu, jura pelo quê?