Fé
Sabedoria
Jesus, começou a falar aos discípulos que deveria ir para Jerusalém e lhes explicar que sofreria muito nas mãos dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas. Disse, também, que seria morto e, ao terceiro dia, ressuscitaria.
Então, Pedro, chamando-o à parte, começou a repreender Jesus, dizendo:
— Que Deus não permita isto, Senhor! Isso não irá lhe acontecer.
Jesus, virando-se, disse para Pedro:
— Para trás, Satanás! Você é uma pedra em meu caminho. Seu modo de pensar é como ser humano e não como Deus.
* * *
Essa passagem é conhecida como o primeiro anúncio da "Paixão de Cristo".
A expressão “Paixão de Cristo" se refere aos eventos e sofrimentos que antecederam a morte de Jesus.
Nesta passagem, Jesus estava preparando, aos poucos, seus discípulos para sua morte que, em breve, viria ocorrer em Jerusalém.
Infelizmente, os ensinamentos de Jesus e a ajuda que prestava aos que necessitavam, não eram bem vistos, principalmente, pelos principais sacerdotes daquela época.
Quando Pedro chama Jesus à parte, Jesus lhe ensina que, tanto ele, como os demais discípulos, precisavam ter fé no que Ele ensinava e, ao mesmo tempo, a estarem prontos e preparados para morrer, se necessário, para pregar e ensinar sua Doutrina, isto é, o seu Evangelho, como ele estava preparado.
Quando Jesus diz a Pedro que ele era “uma pedra em meu caminho”, quis mostrar a Pedro que ele ainda não havia entendido com clareza sua missão divina.
Nesta passagem, Jesus também ensina que não temos total domínio de nossa vida, que é preciso fazer a vontade de Deus e renunciar a nós mesmos, assumindo responsabilidades sem fugir da realidade. Em nenhum momento Jesus prometeu aos homens uma vida sem dificuldades, sacrifícios, aflições ou doenças, mas Jesus disse: "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." Mateus 11:28-30
Jesus é o caminho para a Salvação, ou seja, para ser realmente feliz, é preciso segui-Lo. E para segui-Lo, é necessário cumprir o próprio dever em relação ao próximo e a si mesmo, sem reclamar das dificuldades da vida, amar a Deus sob todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 16:21-23.SENHOR DEUS
JESUS CRISTO
RESSURREIÇÃO
COMPREENSÃO
RESPONSABILIDADE
RENÚNCIA
FÉ
SABEDORIA
JUGO SUAVE
FARDO LEVE
AMOR
MATEUS
DISCÍPULOS
JERUSALÉM
EVANGELHO
DOUTRINA
SALVAÇÃO
FELICIDADE
PEDRO
MISSÃO DIVINA
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Para que Jesus estava preparando seus discípulos?
O que aconteceria ao terceiro dia, após a morte de Jesus?
O que Jesus quis dizer quando falou que Pedro era uma pedra em seu caminho?
COMPLETE: “Venham a mim, todos os que estão _ _ _ _ _ _ _ _ e _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, e eu darei _ _ _ _ _ _ _ _ a vocês.”
Para onde Jesus disse aos discípulos que deveria ir?
O que é necessário cumprir para seguir Jesus?
COMPLETE: Jesus é o caminho para a _ _ _ _ _ _ _ _, ou seja, para ser realmente _ _ _ _ _, é preciso _ _ _ _ _-_ _.