Trabalho
Autoridade moral
Certo sábado, Jesus estava atravessando algumas plantações, quando Seus discípulos, que estavam junto com Ele, sentiram fome e começaram a colher algumas espigas para comer.
Os fariseus, ao verem isso, disseram:
— Seus discípulos estão fazendo o que é proibido fazer no sábado.
E Jesus lhes respondeu:
— Vocês não leram o que Davi fez quando ele e seus companheiros sentiram fome? Eles entraram na casa de Deus e comeram os pães que somente os sacerdotes podiam comer. Ou vocês não leram na Lei que os sacerdotes no Templo desrespeitam a lei do sábado e ficam sem culpa? Por isso digo a vocês: aqui está alguém que é maior que o Templo. E, se soubessem o que significa a frase "Prefiro a misericórdia ao sacrifício”, não condenariam os inocentes. Pois o Filho do homem é senhor do sábado.
* * *
O sábado, para algumas pessoas, é um dia que algumas atividades são proibidas.
Como mencionado nesta passagem do Evangelho de Mateus, em certa ocasião, os discípulos de Jesus estavam com fome e ao passarem por uma plantação apanharam algumas espigas e comeram.
Os fariseus ao verem isso disseram que os discípulos de Jesus estavam fazendo algo que era proibido para ser realizado no dia de sábado.
De acordo com a Bíblia, no livro de Deuteronômio capítulo 23:25, entrar no campo do próximo e colher espigas com as mãos não era considerado furto, portanto, não era proibido.
Então, os fariseus, baseados na sua tradição do que pode ou não ser feito, estavam questionando o trabalho de colher e remover as palhas do que os discípulos haviam colhido, pois, segundo a tradição, era proibido trabalhar no dia de sábado.
Jesus, sempre perspicaz, questionou os fariseus se eles tinham lido sobre o que Davi e seus companheiros fizeram quando sentiram fome. E respondeu que eles entraram na casa de Deus e comeram os pães, que só os sacerdotes podiam comer. Além disso, Jesus questionou porque os sacerdotes, mesmo desrespeitando no Templo a Lei do sábado, não eram considerados culpados.
Jesus também disse que se eles soubessem o que significa “preferir a misericórdia ao sacrifício” eles não condenariam inocentes.
Jesus finaliza, ensinando, naquele local, naquele momento, que se encontrava ali Alguém maior que o Templo e afirma isso dizendo que “o Filho do homem é senhor do sábado”.
Jesus demonstrou inúmeras vezes o seu poder, a sua autoridade moral e espiritual, e deixa claro que todo dia é dia para servir a Deus, ajudar o próximo, ser útil no bem e segui-Lo.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 12:1-8.DEUS
JESUS
SÁBADO
DAVI
DISCÍPULOS
MISERICÓRDIA
OVELHA
FILHO DO HOMEM
BÍBLIA
MATEUS
PLANTAÇÕES
DEUTERONÔMIO
PERSPICAZ
PÃES
AUTORIDADE MORAL
AUTORIDADE ESPIRITUAL
ESPIGA
TRABALHO
SERVIR
AJUDAR
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
O que os fariseus disseram a Jesus quando viram que os discípulos dEle estavam colhendo algumas espigas para comer?
O que os fariseus estavam questionando quando disseram para Jesus: “Seus discípulos estão fazendo o que é proibido fazer no sábado?”
O que Jesus quis dizer com "Prefiro a misericórdia ao sacrifício”?
Complete. Jesus demonstrou inúmeras vezes o seu _ _ _ _ _, a sua autoridade _ _ _ _ _ e _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, e deixa claro que todo _ _ _ é dia para servir a _ _ _ _, ajudar o _ _ _ _ _ _ _, ser _ _ _ _ no _ _ _ e segui-Lo.
O que você entende por “Jesus, o Senhor do sábado”?