Fé
Renascimento
Transformação
Havia um fariseu chamado Nicodemos que era uma autoridade entre os judeus.
Nicodemos veio a Jesus, à noite, e disse:
— Mestre, sabemos que ensina da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais milagrosos que está fazendo, se Deus não estiver com ele.
Em resposta, Jesus declarou:
— Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo.
E Nicodemos perguntou:
— Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!
Jesus respondeu:
"Digo a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.
O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito".
Então Nicodemos perguntou:
— Como isso pode acontecer?
Jesus disse:
"Você é mestre em Israel e não entende essas coisas? Asseguro que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho.
Eu falei de coisas terrenas e vocês não creram; como crerão se falar de coisas celestiais? Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem.
Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna. Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.
Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.
Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam desmascaradas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus".
* * *
A passagem no Evangelho de João, capítulo 3, versículos 1 a 21, descreve o diálogo entre Jesus e Nicodemos, um líder religioso judeu que defendeu Jesus perante o sinédrio, a corte suprema naquela época.
Jesus explica a Nicodemos sobre o novo nascimento, necessário para entrar no Reino de Deus. Esse nascimento era espiritual. No diálogo entre eles, Jesus enfatiza que o amor de Deus pelo mundo é tão grande que Ele enviou seu único Filho para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.
Jesus compara a fé nEle com a luz, e a descrença com as trevas, mostrando que aqueles que amam a verdade se aproximam da luz, e aqueles que praticam o mal se afastam dela, temendo que sejam desmascarados.
A passagem nos ensina que a salvação não é alcançada pela linhagem, ou pelo pertencimento a um grupo específico, mas pela fé em Jesus Cristo e pela graça de Deus.
Quando Jesus se referiu ao nascer de novo, ele se referia a transformação espiritual que acontece naqueles que passam a seguir seus ensinamentos. É uma mudança de vida, longe do mal, essencial para a vida eterna.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de João 3:1-21.DEUS
JESUS
NICODEMOS
LUZ
CÉU
JOÃO
SINÉDRIO
VERDADE
REINO DE DEUS
MESTRE
VIDA ETERNA
NASCER
ESPÍRITO
EVANGELHO
FÉ
FILHO DO HOMEM
ENSINAMENTO
TRANSFORMAÇÃO
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Quem era Nicodemos?
O que Jesus quis dizer quando disse que ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo?
Por que Deus deu ao mundo o seu único filho?
O que a passagem nos ensina sobre a salvação?
Complete: Quem pratica o _ _ _ odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam desmascaradas. Mas quem pratica a _ _ _ _ _ _ _ vem para a _ _ _ , para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de _ _ _ _ .