Jesus em Nossa Vida
Histórias
Histórias
Família corporal e espiritual
Obediência à vontade de Deus
Prioridade espiritual
Inclusão no Reino de Deus
Transformação moral e espiritual
Após Jesus dizer que aquele que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, sua mãe e seus irmãos chegaram no local onde Jesus estava.
Permanecendo do lado de fora, mandaram alguém chamá-lo.
Havia muitas pessoas sentadas ao seu redor; então disseram a Jesus: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te procuram".
E Jesus respondeu: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”
Então, olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe".
* * *
Nessa passagem do Evangelho de Marcos, Jesus redefine o conceito de família universal, mostrando que os laços mais importantes são espirituais: aqueles que fazem a vontade de Deus.
A passagem ocorre após Jesus nomear os doze apóstolos para que tivessem o poder de curar enfermidades e expulsar os demônios. Quando os escribas souberam que, novamente, uma multidão havia se juntado no entorno deles, de modo que nem podiam se alimentar, disseram que Jesus estava fora de si e o acusaram de estar possuído pelo príncipe dos demônios. A acusação feita revela a rejeição e a incapacidade que muitos tinham em compreender a origem e natureza do poder de Jesus, e a incredulidade dos líderes religiosos.
Neste cenário de rejeição, anunciam a Jesus que sua mãe e seus irmãos teriam chegado onde Ele estava. Jesus, então, aproveita a situação para enfatizar que os laços espirituais de fé, são mais importantes que os laços de sangue. Jesus não nega a família biológica, mas mostra que a verdadeira unidade se dá através da obediência à vontade de Deus.
O trecho exalta a fé e a obediência como os verdadeiros vínculos que unem as pessoas a Jesus, convidando a cada um de nós avaliarmos nossa conduta, se estamos ou não agindo de acordo com aquilo que Deus quer de cada um de nós. A fé autêntica se expressa em ação.
A lealdade máxima de um cristão deve ser a Deus e à sua vontade, colocando Deus acima de tudo, inclusive acima de laços e expectativas humanas, e viver o amor que Ele nos ensina.
A identidade cristã não se baseia em quem você é por nascimento, mas na sua obediência a Deus. Ser parte da família de Jesus é uma escolha que exige compromisso e não vem por herança.
É assim que a verdadeira família pode ser encontrada entre aqueles que compartilham do mesmo propósito espiritual no bem.
A família de Deus é inclusiva e aberta à todos aqueles que buscam fazer a sua vontade, através da obediência e serviço ao próximo.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Marcos 3:31-35.DEUS
JESUS
EVANGELHO
FAMÍLIA
ESPIRITUAL
CORPORAL
ESPÍRITO SANTO
MÃE
IRMÃOS
LEALDADE
FÉ
OBEDIÊNCIA
AMOR
SERVIÇO AO PRÓXIMO
CRISTÃO
MARCOS
PERDÃO
VONTADE DE DEUS
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
O que Jesus disse sobre aquele que blasfemar contra o Espírito Santo?
Qual foi a resposta de Jesus ao ser informado que sua mãe e seus irmãos o procuravam?
Como Jesus redefiniu o conceito de família universal nessa passagem?
Do que os escribas acusaram de Jesus?
O que a acusação dos escribas revela sobre eles?
O que significa a frase: “A lealdade máxima de um cristão deve ser a Deus e à sua vontade”?
Complete. A família de _ _ _ _ é inclusiva e aberta à todos aqueles que buscam fazer a sua _ _ _ _ _ _ _, através da _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ e serviço ao _ _ _ _ _ _ _.
Complete. A identidade _ _ _ _ _ não se baseia em quem você é por _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, mas na sua _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ a Deus. Ser parte da _ _ _ _ _ _ _ de Jesus é uma escolha que exige _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ e não vem por herança.