Jesus em Nossa Vida
Histórias
Histórias
Acolhimento e entendimento da palavra de Deus
Crescimento interior
Responsabilidade pessoal
Transformação espiritual
Jesus começou a ensinar à beira do mar e, junto Dele, reuniu-se uma grande multidão, de tal modo que, teve que entrar em uma barca. Então, sentou-se enquanto a multidão permanecia em terra.
Ele lhes ensinava muitas coisas em parábolas, dizendo-lhes:
“Escutem! O semeador saiu a semear. Ao lançar as sementes, uma parte caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e as comeram. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; as sementes brotaram logo, porque a terra não era profunda, mas quando o sol veio, ficaram queimadas e, como não tinham raízes, secaram. Outras sementes caíram entre os espinhos; mas os espinhos cresceram e sufocaram as sementes, e elas não deram frutos. Outras caíram em terra boa e, depois que cresceram, se desenvolveram e deram frutos. Algumas produziram trinta vezes mais; outras, sessenta e outras, cem. Ouça quem for capaz.”
E depois de contar a Parábola do Semeador, acrescentou:
“Se vocês não entenderam a parábola que contei, como vão entender as outras?
O semeador semeia a mensagem de Deus. Algumas pessoas que a ouvem, são como as sementes que caíram à beira do caminho. Assim que ouvem a mensagem, vem Satanás e a retira de seus corações.
Outras são como as sementes que foram semeadas onde havia muita pedra: pessoas que ouvem a mensagem, a aceitam com alegria, mas, pouco tempo depois, a abandonam porque a mensagem não criou raízes nelas e, quando passam por sofrimento e perseguições, por causa da mensagem, logo abandonam sua fé.
Há outras, ainda, que foram semeadas no meio de espinhos; são as pessoas que ouvem a mensagem, mas quando surgem as preocupações deste mundo, a ilusão das riquezas e as ambições, sufocam a mensagem e nenhum fruto produzem.
Por fim, existem aquelas que são como as sementes que foram semeadas em terra boa. Elas ouvem a mensagem, a aceitam e produzem muitos frutos; umas trinta vezes, outras sessenta e outras, ainda, cem vezes mais do que foi semeado.”
* * *
Nestes dois trechos do Evangelho de Marcos, Jesus ensina à multidão a parábola do semeador e, em seguida, explica seu significado. Nela, um semeador espalha sementes que caem em diferentes tipos de solo: à beira do caminho, onde as aves as comem; em terreno cheio de pedras, onde nascem rapidamente, mas secam por falta de raiz; entre espinhos, que as sufocam; e em boa terra, onde produzem fruto abundante.
Na explicação, Jesus esclarece que a semente representa a palavra de Deus e os diversos tipos de solo simbolizam as diferentes disposições e reações de pessoas que a ouvem. As sementes que caem no caminho mostram quem escuta, mas logo esquece. As que caem em solo pedregoso mostram quem se anima rápido, mas desiste quando vem a dificuldade. As que caem entre espinhos são aqueles que deixam os problemas, o dinheiro e as distrações da vida apagarem sua fé.
E as que caem na terra boa são as pessoas que escutam de verdade, entendem o sentido e vivem o que aprenderam, dando bons frutos, isto é, realizam obras no bem e crescem espiritual e moralmente.
A narrativa revela que o verdadeiro fruto do Evangelho depende da disposição interior, da boa vontade e da perseverança diante das provações e dificuldades.
O ensinamento de Jesus fala sobre crescimento espiritual, destacando a responsabilidade individual em cumprir e respeitar as Leis de Deus e o poder transformador da fé quando cultivada com sinceridade e constância. A fé não está em apenas acreditar, mas deixar que esses ensinamentos mudem para o bem, atitudes, ações e escolhas no dia a dia.
A parábola do semeador, é uma história simples, mas cheia de significado e nela Jesus mostra que cada um decide o tipo de solo que quer ser. Se o coração estiver aberto, estes ensinamentos criam raízes fortes, mudando a vida para melhor.
O segredo está em ouvir com sinceridade e colocar em prática o que se aprende.
A palavra de Deus, quando bem cuidada e praticada, cresce e transforma a vida.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Marcos 4:1-9; 4:13-20.DEUS
JESUS
PARÁBOLA
SEMEADOR
SEMENTES
EVANGELHO
MULTIDÃO
MENSAGEM DE DEUS
BONS FRUTOS
DISPOSIÇÃO INTERIOR
BOA VONTADE
PERSEVERANÇA
CRESCIMENTO ESPIRITUAL
RESPONSABILIDADE
RESPEITO
LEIS DIVINAS
ENSINAMENTOS
FÉ
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Onde Jesus estava quando começou a ensinar a multidão?
Por que Jesus subiu em uma barca?
O que representa o semeador na parábola?
O que simboliza a semente na parábola?
O que acontece com as sementes que caem à beira do caminho? E o que elas representam?
O que acontece com as sementes que caem em terreno pedregoso? E o que elas representam?
O que simbolizam as sementes que caem entre espinhos?
Quem as sementes que caem em terra boa representam?
Qual é a principal lição da parábola do semeador?
O que Jesus quer que aprendamos com essa parábola?
Complete. A palavra de _ _ _ _, quando bem cuidada e _ _ _ _ _ _ _ _ _, cresce e transforma a _ _ _ _.