Acolhimento
Inclusão
Perdão
Jesus estava com seus discípulos jantando na casa de Levi, acompanhado de alguns publicanos e pecadores, pois muitos deles o seguiam.
Alguns escribas e fariseus ao verem Jesus comer com tais pessoas perguntaram aos discípulos:
— Por que ele come e bebe com publicanos e pecadores?
Jesus ouviu a pergunta e então respondeu:
— Os que têm saúde não precisam de médico, mas os doentes sim. Eu vim para chamar os pecadores e não os justos.
* * *
O Evangelho de Marcos apresenta uma cena marcante do Ministério de Jesus, quando Ele compartilha uma refeição com publicanos e pecadores, despertando críticas dos fariseus.
Jesus tinha chamado Levi, que era publicano, para ser seu discípulo. Levi deixou tudo imediatamente e seguiu Jesus.
Os publicanos eram cobradores de impostos, odiados pelos judeus por servirem ao Império Romano e, muitas vezes, explorarem o povo. Ao chamar Levi, Jesus mostra que o Reino de Deus se abre também para aqueles que a sociedade despreza.
Os fariseus seguiam a religião de forma rígida e muitas vezes valorizavam mais as aparências do que a misericórdia. Ao verem Jesus comendo e interagindo com publicanos e pecadores, questionaram os discípulos de Jesus porque ele se comportava daquela maneira, mostrando a dificuldade humana em aceitar que a bênção de Deus ultrapassa nossas expectativas. Todo julgamento precipitado fecha o coração e precisamos tomar cuidado com a hipocrisia e o orgulho religioso, que impedem de enxergar a obra de Deus. Muitas vezes criticamos ou nos afastamos das pessoas por não se encaixarem em padrões que definimos como “aceitáveis”, esquecendo a misericórdia, tanto exemplificada por Jesus.
Por que os publicanos e pecadores seguiam Jesus? Porque Ele os acolhia, sem rejeitá-los. Eles encontravam esperança, pois sua mensagem alcançava a todos. Sentiam Sua autoridade e autenticidade, e muitos já conheciam Seus milagres, que mostravam o poder de Deus. Acima de tudo, percebiam Seu amor e misericórdia. Jesus via as pessoas além do pecado e restaurava suas vidas.
Jesus sempre atento a tudo, responde aos fariseus de forma direta “Os que têm saúde não precisam de médico, mas os doentes sim. Eu vim para chamar os pecadores e não os justos.” Assim como um médico cuida dos enfermos, Jesus veio para aqueles que reconhecem sua fragilidade espiritual, que sofrem, que estão feridos e perdidos no mal. O pecado é a doença que separa o ser humano de Deus, e Jesus é o ‘médico da alma’, que cura as feridas físicas e espirituais, restaura a vida e concede perdão.
Reconhecer-se doente é admitir nossa própria limitação, reconhecendo a necessidade da ajuda transformadora de Jesus. O orgulho religioso (como o dos fariseus) impede esse reconhecimento.
No mundo atual, marcado por grupos que promovem o ódio, a divisão, a desunião e o preconceito, a mensagem de Jesus permanece atual: o primeiro passo para a verdadeira cura é reconhecer nossa própria fragilidade. Depois, somos chamados a viver atitudes cristãs, conforme o exemplo de Jesus — aproximação, acolhimento, ajuda, inclusão e perdão — evitando sempre o julgamento e a exclusão. Desta forma encontramos em Jesus esperança, perdão e vida.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Marcos 2:15-17.DEUS
JESUS
MARCOS
LEVI
MISERICÓRDIA
ESPERANÇA
AMOR
MÉDICO
VIDA
PERDÃO
APROXIMAÇÃO
ACOLHIMENTO
AJUDA
INCLUSÃO
PERDÃO
EVANGELHO
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Quem era Levi antes de ser chamado por Jesus?
Por que os publicanos eram desprezados pelos judeus?
Com quem Jesus estava jantando na casa de Levi?
O que os escribas e fariseus perguntaram ao ver Jesus comendo com pecadores?
Qual foi a resposta de Jesus a essa crítica?
Por que os publicanos e pecadores seguiam Jesus?
Como o texto compara o pecado e a missão de Jesus?
Quais atitudes cristãs devem ser vividas a exemplo de Jesus?
Complete. Encontramos em Jesus _ _ _ _ _ _ _ _ _ , _ _ _ _ _ _ e vida.