Jesus em Nossa Vida
Histórias
Histórias
Autoridade moral e espiritual
Jesus após escolher seus discípulos, junto com eles, voltou para casa. Então, uma grande multidão se reuniu ali. Eram tantas pessoas que eles não tinham nem tempo para se alimentarem. Os parentes de Jesus souberam da situação, pois alguns diziam que Ele estava louco, então foram procurá-lo.
Alguns escribas afirmavam:
— Ele está dominado por Belzebu, o chefe dos demônios, que lhe dá poder para expulsar espíritos malignos.
Jesus chamou todos para perto de si e começou a ensinar-lhes por parábolas:
— Como Satanás poderia expulsar a si mesmo? Se um reino se divide contra si mesmo, ele será destruído. O mesmo acontece com uma família dividida: se briga entre si, não consegue se manter unida.
Ninguém pode invadir a casa de um homem forte e roubar seus bens sem antes amarrá-lo. Só assim será possível levar o que está protegido.
Em verdade, digo a vocês que todos os pecados e blasfêmias podem ser perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão, tornando-se réu de um pecado eterno.
Jesus falou isso porque alguns afirmavam que Ele estava possuído por um espírito mau.
* * *
Jesus escolheu os discípulos para serem seus seguidores mais próximos, aprenderem diretamente de seus ensinamentos e depois levarem a mensagem de Deus ao mundo.
Após essa escolha, Ele voltou para casa, provavelmente para descansar, organizar assuntos cotidianos e continuar ensinando os que já estavam com Ele.
No entanto, uma grande multidão se reuniu, atraída por seus ensinamentos, milagres e pela fama de sua autoridade espiritual. O número de pessoas era tão grande que Jesus e os discípulos nem tinham tempo para comer, mostrando a intensidade e a importância da missão. Os parentes de Jesus, ao perceberem a situação, vão até Ele, preocupados, pois alguns diziam que Jesus estava louco, porque eram incapazes de compreender suas atitudes e ensinamentos. Essa reação reflete a incompreensão e o choque que sua missão provocava, mesmo entre os mais próximos.
Os escribas, líderes religiosos conservadores, responsáveis por interpretar a Lei, afirmavam que Jesus estava dominado por Belzebu, o chefe dos demônios, porque não conseguiam compreender a origem do Seu poder. Para eles, era mais fácil atribuir o impossível a forças malignas do que reconhecer a ação de Deus por meio de Jesus. Essa postura representava uma resistência consciente à obra divina, revelando incredulidade e dureza de coração.
Em resposta a essa acusação, Jesus usou parábolas para mostrar como funcionam as relações humanas e o Reino de Deus. Primeiro, falou sobre o reino dividido: um grupo que se separa e fica contra si mesmo não se mantém unido, pois a harmonia é essencial para a unidade. Depois, Jesus faz a comparação de uma família dividida, mostrando que conflitos internos impedem o progresso e gerando destruição.
Jesus ao falar do homem forte ensina que ninguém consegue tomar o que está protegido, sem primeiro neutralizar quem o guarda, simbolizando que Cristo tem autoridade sobre o mal, antes de libertar o que estava preso.
Jesus reafirma que todos os pecados podem ser perdoados, exceto a blasfêmia contra o Espírito Santo, pois quem rejeita conscientemente o Espírito Santo, atribuindo o que é divino ao maligno, bloqueia o acesso à graça e fecha a porta à reconciliação com Deus.
Assim, Jesus conecta o mundo humano (famílias, grupos, propriedades) ao espiritual, mostrando que o “estar unido”, o reconhecer sua autoridade e o discernimento, valem tanto na vida prática quanto no plano de Deus.
O poder de Jesus para expulsar demônios vem de Deus Pai, o que reafirma sua autoridade divina sobre o mal e mostra que a libertação espiritual não depende da força humana nem da força do mal, mas da ação de Deus.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Marcos 3:20-30.DEUS
JESUS
DISCÍPULOS
MULTIDÃO
ENSINAMENTOS
MILAGRES
PARÁBOLAS
FAMÍLIA
HARMONIA
UNIÃO
HOMEM FORTE
ESPÍRITO SANTO
PERDÃO
AUTORIDADE
PROGRESSO
MISSÃO
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
O que aconteceu depois que Jesus escolheu seus discípulos?
Por que os parentes de Jesus foram procurá-lo?
O que os escribas afirmavam sobre Jesus?
Como Jesus respondeu à falsa acusação dos escribas?
Qual foi a lição de Jesus sobre o reino dividido?
O que Jesus ensina ao falar do homem forte?
Que tipo de pecado Jesus afirmou que não pode ser perdoado?
Por que Jesus falou sobre o pecado imperdoável?
Complete. A _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ espiritual não depende da força humana nem da força do mal, mas da ação de _ _ _ _.