Divórcio
Princípios morais
Após Jesus ensinar sobre o perdão, deixou a Galileia e foi para o território da Judeia, além do Jordão.
Grandes multidões O seguiam e Ele curou aqueles que estavam ali.
Então, alguns fariseus se aproximaram de Jesus e, para testá-lo, perguntaram:
— É correto o homem repudiar a sua mulher por qualquer motivo?
Jesus respondeu:
— Vocês não leram que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher, e disse: “Por isso o homem deixará o seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne"? Assim, não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, que ninguém separe o que Deus juntou.
Os fariseus perguntaram:
— Então, por que Moisés ordenou dar uma certidão de divórcio quando se repudia a mulher?
Jesus respondeu:
— Por causa da dureza do coração de vocês, Moisés permitiu que vocês repudiassem a mulher, mas não foi assim desde o princípio. Eu, porém, digo a vocês: quem repudiar a sua mulher, não sendo por causa de união ilegal e casar com outra, comete adultério.
Os discípulos de Jesus disseram:
— Se essa é a situação do homem em relação à sua mulher, não convém casar.
E Jesus respondeu:
— Nem todos são capazes de aceitar este ensinamento; somente aqueles a quem Deus permitiu. Porque há pessoas que não se casam por terem problemas de nascença; há outros que foram mutilados por terceiros; e há outros que renunciaram ao casamento por amor ao Reino de Deus.. Quem puder entender isto, que entenda!
* * *
Perguntaram para Jesus se era correto repudiar a mulher por qualquer motivo e Jesus respondeu que foi ensinado desde o princípio, pelo Criador, que ninguém pode separar o Deus juntou.
Então, argumentaram que Moisés permitiu a certidão de divórcio, quando se repudia a mulher e Jesus esclareceu que isto ocorreu por causa da dureza do coração do homem, mas que não foi assim desde o princípio. Jesus acrescentou que aquele que repudia a mulher, por um motivo qualquer, sem que a mulher tenha cometido uma união ilegal e, se o homem se casar com outra mulher, ele estará cometendo adultério, isto é, o homem estará consumado uma união ilegal com outra pessoa.
Jesus também explicou que nem todos têm maturidade para entender este ensinamento e que alguns não se casam por motivos sérios, como problemas de saúde ou para se dedicarem exclusivamente ao Reino de Deus.
A união ilegal é o adultério, isso é algo muito sério e, ao cometê-lo, estará indo contra uma das leis de Deus: “Não cometerás adultério.”
O divórcio é uma lei dos homens e cada país tem as suas próprias leis, mas o divórcio indica que a lei do amor não foi observada, pois, a Lei de Deus é clara e qualquer pessoa que a desrespeitar, sentirá a Sua Justiça. Existem casos de divórcio que se dá por violência e isto é um escândalo. Disse Jesus: “Infeliz do mundo porque existem escândalos! É inevitável que aconteçam escândalos, mas infeliz daquele pelo qual vem o escândalo!” (Mateus 18:7)
O casamento é um relacionamento sagrado, estabelecido por Deus e que deve durar por toda vida, mas isto só ocorre se existir amor. Por isso, antes de se casar é necessário saber se realmente entre o casal existe amor mútuo e, quando casados, é necessário manter a paciência, o respeito, o arrependimento, o diálogo, o perdão, a renúncia, o comprometimento no bem e o comprometimento de um com o outro. É preciso que compartilhem expectativas, façam as coisas juntos, busquem Deus em família e respeitem a Sua Lei.
Portanto, antes de se casar com alguém, converse com Deus e siga as Suas orientações. Não se deve agir por impulso, porque nada pode ser feito precipitadamente.
Para a união de um casal dar certo é necessário o amor incondicional, com sacrifício do egoísmo e do orgulho. Não se deve casar, pensando na separação.
Na Bíblia, em Provérbios 24:3, está escrito: “Com sabedoria se constrói a casa e com entendimento ela se fortalece”. Por isso, busque a sabedoria para construir a sua casa e, para mantê-la, busque o entendimento, a inteligência que a fortalece. Isto deve ser feito por todos que fazem parte da família: o casal, os filhos, enfim, todos devem se fortalecer no bem.
Hoje em dia, somos convidados, por vários meios, a considerar o que é errado, como algo normal! Mas não se engane, porque todo mal que praticar, terá que arcar com a consequência.
Lembremos que Deus leva em conta todos os atos e pensamentos, e aquele que tem o coração livre de impureza, nem sequer pensa no mal.
Todo mal pensamento e toda má ação é resultado da imperfeição da alma.
Sempre que repelimos um pensamento errado com energia, ficamos mais fortes e felizes por esta conquista, que permite evoluirmos moralmente.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 19:1-12.DEUS
JESUS
PACIÊNCIA
PERDÃO
DIÁLOGO
RENÚNCIA
CASAMENTO
REINO DE DEUS
CASAL
AMOR
RESPEITO
ARREPENDIMENTO
FAMÍLIA
UNIÃO
BÍBLIA
PROVÉRBIO
MATEUS
MARCOS
EVANGELHO
COMPROMETIMENTO NO BEM
JUSTIÇA
LEI DE DEUS
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
O que Jesus ensinava, antes de deixar a Galileia?
Quem se aproximou de Jesus para testá-Lo?
Qual foi a resposta dada por Jesus, quando os fariseus perguntaram por que Moisés ordenou dar uma certidão de divórcio quando se repudia a mulher?
Após Jesus ensinar sobre o perdão, deixou a Galileia e foi para onde?
Qual o significado de Provérbios 24:3, onde está escrito: “Com sabedoria se constrói a casa e com entendimento ela se fortalece”?
O divórcio é uma lei de quem? E o que ele indica? Por quê?
O que é necessário para uma união de um casal dar certo?
Todo mal pensamento e toda má ação é resultado do quê?
Complete. Lembremos que _ _ _ _ leva em conta _ _ _ _ _ os atos e pensamentos, e aquele que tem o coração _ _ _ _ _ de impureza, nem sequer pensa no _ _ _.