Qualidades morais
Disse Jesus:
“Tornem a árvore boa e o seu fruto será bom, ou tornem a árvore má e o seu fruto será mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.
Raça de víboras! Como vocês podem falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.
A pessoa boa tira do tesouro boas coisas boas; mas a pessoa má do mau tesouro tira coisas más.
Digo a vocês que, no Dia do Juízo, as pessoas darão conta de toda palavra inútil que proferirem;
Porque, pelas suas palavras, você será justificado e, pelas suas palavras, você será condenado.”
* * *
Jesus utilizou a figura de uma árvore para fazer uma comparação sobre os frutos que ela pode produzir. As árvores que, geralmente, encontramos na Natureza produzem bons frutos, ou seja, frutos que servem para alimentar os seres vivos, tais como humanos e animais, permitindo assim que estes seres sobrevivam.
Jesus, como em diversas parábolas, chama nossa atenção para que olhemos para dentro de nós mesmos, para verificarmos que tipos de frutos estamos produzindo, ou seja, por meio de nossas palavras, ações e pensamentos, identifiquemos se somos “árvores” boas ou más.
Todos sabemos que é possível reconhecer a qualidade ou defeito de alguém através da sinceridade ou da falsidade. Por meio deles é possível identificar a intenção daquele que está diante de nós. Portanto, reconhece-se pelo fruto (no caso, pela sinceridade ou falsidade) se este que se apresenta é uma pessoa boa ou ruim.
Jesus, diante das atitudes dos fariseus, descobriu a verdadeira intenção deles. É por isso que os chama de “Raça de víboras”. Esta expressão tem um significado amplo, tais como, traição, malícia, maldade, falsidade, hipocrisia etc. Sendo assim, conclui-se que Jesus tinha consciência que os fariseus agiam contra ele com falsidade, hipocrisia e maldade.
Na sequência, Jesus fala dos tesouros que o homem traz em seu coração, ou seja, se ele é bom, tem dentro de si a bondade e o amor; e se ele é mal, tem dentro de si a perversidade e a crueldade.
Palavras, ações e pensamentos revelam o que uma pessoa é em sua essência.
Portanto, se há algo ruim dentro de nossos corações, é necessário se converter ao bem, aceitando o convite de Jesus, tornando-se a boa árvore e que gera bons frutos, como o amor, pois aqueles que amam seus semelhantes cumprem a vontade de Deus.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de 12:33-37.DEUS
JESUS
MATEUS
ÁRVORE
FRUTO
CORAÇÃO
TESOURO
OBRAS
ATOS
PALAVRAS
PENSAMENTOS
BONDADE
AMOR
QUALIDADES MORAIS
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Complete. Jesus disse: “Tornem a árvore boa e o seu fruto será _ _ _, ou tornem a árvore má e o seu fruto será _ _ _; porque pelo _ _ _ _ _ se conhece a árvore.
Complete. A _ _ _ _ fala do que está cheio o _ _ _ _ _ _ _.
O que o homem bom traz dentro de si?
O que a expressão “raça de víboras" significa?
O que revela a essência de uma pessoa?
O que é necessário fazer se há algo ruim dentro de nossos corações?
O que significa a frase: “Aqueles que amam seus semelhantes cumprem a vontade de Deus”?