Fé
Jesus desceu o monte e uma grande multidão O seguiu.
De repente, um leproso se aproximou de Jesus, ajoelhou-se diante dEle e disse:
— Senhor, se quiseres, pode me curar.
Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse:
— Eu quero! Seja curado!
Imediatamente o leproso foi curado.
Jesus, então, lhe ordenou:
— Cuidado, não conte para ninguém. Vai e se apresenta ao sacerdote. Faça a oferta que Moisés determinou, para que sirva de testemunho.
***
Jesus estava junto a uma multidão e foi abordado por um leproso. Naquela época, as pessoas que tinham lepra, doença hoje conhecida como hanseníase, eram condenadas a viverem afastadas e isoladas do povo. Tinham que deixar suas famílias e morar em um outro local, junto com outros igualmente doentes. A lei obrigava os leprosos a manterem uma grande distância das pessoas que estavam saudáveis; mas, mesmo assim, este leproso se aproximou de Jesus e reconheceu que Ele poderia curá-lo, se assim o quisesse, então pediu a Sua ajuda.
Jesus, de imediato o tocou e o curou, demonstrando novamente o poder da Sua fé que transporta montanhas!
O leproso tinha fé em Jesus e superou as dificuldades para chegar até Ele. Isto vai de encontro com aquilo que Jesus sempre disse: “a tua fé te curou”. Sabemos que todas as curas de Jesus eram feitas segundo os desígnios de Deus e por merecimento daquele que era curado.
Jesus, após curar o homem que estava doente, ordenou que ele tivesse cuidado e não contasse a ninguém o que tinha ocorrido; Jesus fez isso para evitar a agitação popular.
Jesus, também, pediu que o homem, agora curado, se apresentasse ao sacerdote e fizesse sua oferta no Templo, como determinou Moisés. Segundo a lei daquela época, era necessário que, quando uma pessoa com lepra fosse curada, que se apresentasse ao sacerdote, que iria verificar se esta pessoa estava ‘limpa’, isto é, curada, sem lepra. Constatada a cura, a pessoa deveria ir ao Templo para fazer sua oferta, dando testemunho do ocorrido.
Jesus aproveitava todas as oportunidades para ajudar, ensinar e provar que não veio para infringir as leis ou os profetas, mas para cumpri-las de acordo com a vontade de Deus.
Na maioria das vezes, as pessoas para fazerem alguma coisa, querem receber algo em troca e sempre costumam pedir, porém, não lembram de ajudar a quem necessita, de agradecer por suas conquistas, agradecer a quem o ajudou etc., que seja com uma prece, com um bom pensamento ou verbalizando o agradecimento, principalmente, a Jesus, o nosso irmão mais velho, e a Deus, nosso Pai.
Que sigamos os exemplos de Jesus, de perdão, de bondade com todos, do trabalho no bem, entre tantos outros exemplos!
Que cumpramos as Leis de Deus e as Leis dos homens e sejamos gratos por todas as bênçãos que recebemos diariamente, fazendo bom uso de todas elas!
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 8:1-4.JESUS
DEUS
FÉ
MOISÉS
LEIS DE DEUS
CURA
BÊNÇÃOS
GRATIDÃO
HUMILDADE
PROFETAS
TEMPLO
FAMÍLIA
MULTIDÃO
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Quem se aproximou, de repente, de Jesus e ajoelhou-se diante dEle?
Naquela época, como eram tratadas as pessoas que tinham lepra?
Complete. _ _ _ _ _, de imediato o _ _ _ _ _ e o _ _ _ _ _, demonstrando novamente o poder da Sua _ _ que _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _!
Todas as curas de Jesus eram feitas segundo os desígnios de quem? E por merecimento de quem?
Por que Jesus ordenou àquele que tinha lepra que não contasse a ninguém o que tinha ocorrido?
Como Jesus aproveitava todas as oportunidades?
Na maioria das vezes, as pessoas, para fazerem alguma coisa, querem receber algo em troca e sempre costumam pedir, porém, não lembram de ajudar a quem necessita, de agradecer por suas conquistas, agradecer a quem o ajudou etc., que seja com uma prece, com um bom pensamento ou verbalizando o agradecimento. A quem devemos agradecer também?
Complete: Que sigamos os exemplos de _ _ _ _ _, de _ _ _ _ _ _, de _ _ _ _ _ _ _ com todos, do trabalho no _ _ _, entre tantos outros exemplos!
Que cumpramos as Leis de _ _ _ _ e as Leis dos homens e sejamos _ _ _ _ _ _ por todas as _ _ _ _ _ _ _ que recebemos diariamente, fazendo _ _ _ uso de todas elas!