Fé
Autoridade moral
Alguns doutores da Lei e alguns fariseus disseram a Jesus:
— Mestre, queremos vê-lo fazer um milagre.
Jesus lhes respondeu:
— As pessoas de hoje são más e sem fé! Vocês me pedem para fazer um milagre, porém, o milagre do profeta Jonas é o único que lhes será dado. Porque do mesmo modo que Jonas ficou três dias dentro de um grande peixe, assim, também, o Filho do Homem ficará três dias e três noites no fundo da terra.
E, no Dia do Juízo, o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês, pois eles se arrependeram de seus erros, quando ouviram a pregação de Jonas. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Jonas.
E, ainda no Dia do Juízo, a Rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios conselhos de Salomão. E eu afirmo a vocês que o que está aqui é mais importante que Salomão.
* * *
Nesta ocasião, Jesus havia sido abordado e, como relatado, lhe foi pedido que realizasse um milagre, como prova de sua autoridade divina. Entretanto, Jesus dá como resposta o “sinal da profecia de Jonas”, uma passagem do Antigo Testamento, onde Jonas passou três dias e noites no ventre de um enorme peixe para, depois, ser liberado e assim cumprir o propósito divino, pois havia se desviado de sua missão. Jesus, então, aproveita a ocasião para fazer uma analogia predizendo sua morte e ressurreição, que aconteceria dali a três dias. Jesus também estava cumprindo o propósito divino, mas Ele cumpria com amor, obedecendo a Deus, diferente de Jonas que desobedeceu a Deus e teve nova oportunidade obedecendo os desígnios divinos.
Jesus, ao contar a história de Jonas, de fato, está convidando os fariseus e doutores da lei, que a todo tempo colocavam à prova sua autoridade moral, questionando suas curas e ensinamentos; convida-os a reconsiderar suas atitudes e crenças, oferecendo a oportunidade de se arrependerem e, ao mesmo tempo, deixarem de serem maus e terem fé.
Jesus já realizava milagres, não tinha que provar isso novamente; eles é que precisavam se renovar, acreditando na autoridade de Jesus, como Filho do Homem, Filho de Deus, o Messias.
Jesus lhes mostra que sua missão ia além dos milagres, apontando a reparação dos erros como o caminho a ser seguido, tendo em vista que, essa reparação, teria impacto direto na vida espiritual e eterna.
O povo de Nínive era mau e, por isso, Jonas foi enviado até eles para lhes dizer que se arrependessem.
Então, quando Jesus diz que “no Dia do Juízo, o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês, pois eles se arrependeram de seus erros, quando ouviram a pregação de Jonas. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Jonas.”, ele quis dizer que os fariseus e doutores da lei tinham alguém muito maior e mais importante que Jonas, mas que eles se recusaram a ouvir e por isso, também, seriam condenados no Dia do Juízo.
O Rei Salomão, conhecido como o homem mais sábio do mundo de sua época, era constantemente consultado por muitas pessoas importantes de diversas partes, entre elas a Rainha de Sabá. Sabá era uma região ao sul, que ficava muito distante de Israel, onde o Rei Salomão vivia.
Quando Jesus fala que a rainha de Sabá tinha vindo de muito longe para ouvir os sábios conselhos de Salomão, Jesus quis dizer que os fariseus e doutores da lei tinham alguém muito maior que Salomão ali, ao lado deles, mas mesmo assim eles, também, se recusaram a ouvi-lo e, por isso, seriam condenados no Dia do Juízo.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 12:38-42.DEUS
JESUS
MILAGRE
FILHO DE DEUS
PEDIDO
SALOMÃO
MESSIAS
NÍNIVE
JONAS
RAINHA DE SABÁ
FILHO DO HOMEM
CARIDADE
ARREPENDIMENTO
FÉ
DIA DO JUÍZO
AUTORIDADE MORAL
DESÍGNIOS DE DEUS
PEIXE
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Qual milagre Jesus citou como exemplo, ao ser solicitado a executar um milagre?
O que aconteceria aos fariseus e doutores da lei no Dia do Juízo, segundo Jesus?
Qual é o milagre do profeta Jonas?
Por que Jonas foi enviado ao povo de Nínive?
Como Salomão era conhecido?
O que Jesus mostra ao contar a história de Jonas?
O que Jesus quis dizer quando falou que a rainha de Sabá tinha vindo de muito longe para ouvir os sábios conselhos de Salomão?
COMPLETE: Vocês me pedem para fazer um _ _ _ _ _ _ _ , porém, o milagre do profeta _ _ _ _ _ é o _ _ _ _ _ que lhes será dado.