Mentira
Corrupção
Falsidade
Hipocrisia
Difamação
Os soldados que foram designados para guardar o túmulo de Jesus, voltaram à cidade e contaram aos principais sacerdotes o que tinham presenciado e que o corpo de Jesus havia sumido do sepulcro.
Os sacerdotes, então, se reuniram com os anciãos e, conversando entre si, resolveram dar muito dinheiro aos soldados, falando-lhes:
“Digam que os discípulos de Jesus vieram à noite e roubaram Seu corpo. E se isto chegar aos ouvidos do governador, nós o tranquilizaremos e vocês não estarão envolvidos.”
Os soldados receberam o dinheiro e fizeram tudo conforme os sacerdotes haviam lhes instruído.
Tudo isso também foi divulgado ao povo judeu.
* * *
Os soldados, que tinham sido colocados pelo governador Pilatos para guardar o sepulcro de Jesus, a pedido dos principais sacerdotes do Templo de Jerusalém, tinham testemunhado um grande terremoto e também o aparecimento de um anjo de Deus que removeu a pedra do túmulo onde estava o corpo de Jesus.
Os soldados, ao testemunharem o acontecimento, tremiam de medo e, assustados, ficaram paralisados. Depois de pouco tempo, abandonaram seus postos e retornaram para a cidade para contar o que haviam presenciado, bem como, o desaparecimento do corpo de Jesus.
Como Jesus havia dito, antes de sua morte, que ressuscitaria ao terceiro dia, os líderes religiosos, então, com receio da reação do povo, caso viessem a saber do desaparecimento do corpo, resolveram subornar os soldados com uma grande soma de dinheiro, para que mentissem ao governador, dizendo que os discípulos de Jesus é que tinham sumido com o corpo de Jesus durante a noite.
Nesta história vemos a mentira encobrir a verdade e a corrupção de soldados e líderes religiosos.
Aqueles que deveriam ser os guardiões da justiça e de valores morais e espirituais, tornam-se instrumentos da falsidade e da hipocrisia.
Ao invés de reconhecerem a realidade, se rendendo ao poder transformador de Jesus, escolhem o caminho da manipulação, da corrupção, da difamação e da maldade. Mas, apesar de toda mentira, sabemos que a verdade inegável da ressurreição e das palavras de Jesus prevaleceram.
Nesta passagem do Evangelho de Mateus somos convidados a refletir sobre nossa própria incredulidade e oposição à verdade.
Da mesma forma que os líderes religiosos corromperam os soldados romanos, muitas vezes, e infelizmente, escolhemos ignorar a verdade ou até distorcê-la por pura comodidade, deixando de defender aqueles que são justos e corretos.
Ao contrário dos soldados, é preciso, sempre, abraçar a verdade e, a qualquer custo, resistir às pressões ou às tentações e ao medo, não se envolvendo com qualquer tipo de mentira, permanecendo firmes na verdade libertadora do Evangelho.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 28:11-15.DEUS
JESUS
ANJO
SOLDADOS
SACERDOTES
TEMPLO
TÚMULO
PEDRA
EVANGELHO
MATEUS
JUSTIÇA
VALORES MORAIS
PILATOS
POVO
RESSURREIÇÃO
VALORES ESPIRITUAIS
DINHEIRO
JERUSALÉM
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Para que os soldados foram designados?
Quem designou os soldados para fazer isso?
O que os soldados contaram aos principais sacerdotes quando voltaram à cidade?
O que os soldados testemunharam no túmulo de Jesus?
O que os sacerdotes fizeram após os soldados contarem o que tinha acontecido?
Aqueles que deveriam ser os guardiões da justiça e de valores morais e espirituais, ao invés de reconhecerem a realidade, se rendendo ao poder transformador de Jesus, escolheram qual caminho?
Nesta passagem do Evangelho de Mateus somos convidados a refletir sobre o quê?
Complete. Ao contrário dos soldados, é preciso, sempre, abraçar a _ _ _ _ _ _ _ e, a qualquer custo, resistir às pressões ou às _ _ _ _ _ _ _ _ _ e ao _ _ _ _, não se envolvendo com qualquer tipo de _ _ _ _ _ _ _, permanecendo firmes na verdade libertadora do _ _ _ _ _ _ _ _ _.