Traição
Arrependimento
Depois de prenderem Jesus, logo pela manhã, todos os principais sacerdotes e líderes religiosos do povo decidiram condenar Jesus à morte. Então, o amarram e o entregaram ao governador Pilatos.
Judas, que havia traído Jesus, ao saber que ele tinha sido condenado, sentiu remorso e foi devolver as trinta moedas de prata que havia recebido dos principais sacerdotes e dos líderes religiosos.
Judas disse a eles:
— Eu pequei, traí um homem inocente, entregando-o à morte.
Eles retrucaram:
— O que isso nos importa? A responsabilidade é sua.
Então, Judas jogou as trinta moedas dentro do Templo e, saindo dali, enforcou-se.
Os principais sacerdotes juntaram as moedas e disseram:
— É contra a Lei colocar este dinheiro no cofre de ofertas do Templo, visto que é preço de sangue.
E assim, decidiram usar aquele dinheiro para comprar o campo do Oleiro, para ser o cemitério de estrangeiros.
Por isso aquele terreno, até até os dias de hoje, é chamado de “Campo do Sangue”.
Então, cumpriu-se o que foi dito pelo profeta Jeremias: "Tomaram as trinta moedas de prata, preço que o povo de Israel tinha concordado em pagar por ele, e as usaram para comprar o campo do Oleiro, como o Senhor me havia ordenado fazer."
* * *
Jesus foi traído pelo seu discípulo Judas Iscariotes; Jesus foi preso, condenado à morte pelos principais sacerdotes e líderes religiosos do povo. Jesus foi amarrado e entregue ao governador Pilatos.
Judas se arrependeu por ter traído Jesus, viu as consequência de seus atos, de sua ambição e devolveu as trinta moedas de prata para os principais sacerdotes e líderes religiosos, mas já era tarde.
Os principais sacerdotes e os líderes religiosos do povo em nenhum momento se arrependeram, muito pelo contrário, foram impiedosos. Mesmo Judas demonstrando seu arrependimento, dizendo para eles que tinha pecado, que traiu um inocente entregando-o à morte, mas eles retrucaram e, ainda, afirmaram que a responsabilidade era de Judas.
Mas a responsabilidade não foi apenas de Judas e sim de todos aqueles que participaram, de uma maneira ou de outra, da morte de Jesus. Cada um responderá pelo que fizeram contra Jesus,.
Os principais sacerdotes e os líderes religiosos do povo sabiam que estavam fazendo coisas erradas contra Jesus, tanto que as moedas que Judas devolveu no Templo, eles não quiseram colocá-las no cofre de ofertas do Templo, visto que foi o preço do sangue de um inocente, o sangue de Jesus, mas utilizaram o dinheiro para comprar o campo do Oleiro, um local para fazer o cemitério de estrangeiros, que até hoje em dia, se chama “Campo do Sangue”.
A profecia de Jeremias representa que os principais sacerdotes e os líderes religiosos do povo tinham precificado a vida Jesus por uma quantia pequena, pois além de serem maus e invejosos, não acreditavam que Jesus era o Messias, o enviado por Deus e não o consideravam como o “Rei dos Reis”. Esta profecia também aborda as moedas utilizadas para comprar o campo do Oleiro.
Nesta trama contra Jesus, seus algozes não tiveram sinceridade, compaixão e perdão; foram hipócritas, desonestos, ardilosos, egoístas, orgulhosos, invejosos, foram maus.
Judas Iscariotes viu que seu ato de devolver as moedas não impediu a condenação de Jesus à morte; que devolver as moedas não serviu para limpar sua consciência ou acalmar seu coração, então, entrando em desespero, perdeu a confiança e a fé em Deus, e se suicidou. Judas demonstrou que, no conflito que travava entre o bem e o mal dentro de si mesmo, o mal venceu.
Lembremos que, mesmo passando por dificuldades, dores, sofrimentos, remorsos, ninguém tem o direito de tirar a própria vida. Somente Deus tem esse direito.
Nos momentos de tribulações e sofrimentos precisamos nos desvencilhar do mal, ter fé e confiança em Deus, seguir as Suas Leis, praticar o Evangelho de Jesus, buscar a verdade, ser justo, ser correto, responsável, trabalhar no bem, se arrepender dos erros, repará-los e não cometê-los novamente. Só assim iremos superar o mal que a todo momento tenta nos aprisionar!
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 27:1-10.DEUS
JESUS
JEREMIAS
JUDAS
PILATOS
PRINCIPAIS SACERDOTES
LÍDERES RELIGIOSOS
FÉ
CONFIANÇA
ARREPENDIMENTO
RESPONSÁVEL
VERDADE
TRABALHO NO BEM
TEMPLO
MOEDAS
OLEIRO
LEIS DE DEUS
EVANGELHO
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
O que os os principais sacerdotes e líderes religiosos do povo decidiram após prenderem Jesus?
O que fizeram com Jesus após a decisão?
Como Judas se sentiu após saber da condenação de Jesus?
O que Judas fez após saber da condenação de Jesus?
Judas Iscariotes viu que seu ato de devolver as moedas não impediu a condenação de Jesus à morte; que devolver as moedas não serviu para limpar sua consciência ou acalmar seu coração, então, o que Judas fez ao entrar em desespero?
O que os principais sacerdotes fizeram com as trinta moedas?
Complete: “Tomaram as trinta moedas de _ _ _ _ _, preço que o povo de _ _ _ _ _ _ tinha concordado em pagar por ele, e as usaram para comprar o campo do Oleiro, como o _ _ _ _ _ _ me havia ordenado fazer.”
Quais foram os algozes de Jesus?
O que devemos fazer nos momentos de tribulações e sofrimentos? Por quê?