Cegueira espiritual
Disse Jesus:
“Ai de vocês, escribas e fariseus hipócritas!
Vocês pagam o dízimo da hortelã, do endro, do cominho e desprezam os mandamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fé. Isso vocês deviam praticar, sem deixar de lado as outras. Coam um mosquito e engolem um camelo!
Que limpam a parte externa do copo e do prato, mas o interior está cheio de extorsão e transgressão.
Limpa primeiro o lado de dentro do copo e do prato, para que também o lado de fora fique limpo.
Vocês são semelhantes aos túmulos pintados de branco, que por fora tem boa aparência, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda espécie de impureza.
Vocês, por fora, parecem justos aos olhos dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e de maldade.”
E Jesus continuou:
“Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas!
Porque vocês edificam os túmulos dos profetas, enfeitam os túmulos dos justo e dizem: ‘Se nós tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido seus cúmplices, quando mataram os profetas!’
Assim, vocês dão testemunho contra si mesmos de que são filhos dos que mataram os profetas.
Portanto, tratem de terminar aquilo que os pais de vocês começaram.
Serpentes, geração de víboras! Como esperam escapar da condenação do inferno?
Por isso, envio a vocês profetas, sábios e escribas. A uns vocês matarão e crucificarão, a outros vocês chicotearão nas sinagogas e perseguirão de cidade em cidade; para que recaia sobre vocês todo o sangue justo derramado sobre a Terra, desde o sangue do justo Abel até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que vocês mataram entre o santuário e o altar.
Em verdade digo a vocês que todas estas coisas vão recair sobre esta geração.”
* * *
O capítulo 23 do Evangelho de Mateus retrata os diálogos entre Jesus, os escribas e os fariseus, que eram os líderes religiosos na época de Jesus.
Jesus deixa claro que “ai deles” por serem hipócritas, por desprezarem os mandamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fé; por terem seu interior cheio de extorsão e transgressão; por só se preocuparem com a aparência externa e por dentro estarem cheios de maldade; por primarem por detalhes triviais e por uma religião superficial e, por não seguirem os princípios mais importantes da Lei.
Jesus alerta que eles reclamam da conduta de seus antepassados, mas eles perseguirão, chicotearão, matarão e crucificarão profetas, sábios e outras pessoa, derramarão sangue de justos, entre o santuário e o altar, porém, ao agirem dessa maneira não terão como escapar da condenação que é dada para os maldosos. Jesus finaliza dizendo que tudo aquilo que fizeram vai recair sobre eles.
Jesus expõe a cegueira espiritual destas pessoas, que tinham que ajudar espiritualmente o seu povo, mas estavam perdidos no mal; por isso os “ais” como um lamento e como uma condenação.
Jesus sempre aproveita as oportunidades para ensinar o que é correto, mas só aprende quem tem ouvidos para ouvir e olhos para ver.
Jesus sempre trabalhando no bem, demonstrando em suas atitudes e palavras o seu amor para com o povo; Jesus trouxe o seu Evangelho de Luz, exemplificou o amor, a justiça, a fé; mostrou que Deus é um Pai amoroso, mas, os líderes religiosos não acreditaram que ele era o Messias, não levaram em consideração nada do que ele falava, fazia, pois eram pessoas más, orgulhosas, egoístas, com corações duros, invejosas, hipócritas e injustas, tanto com o povo, como com Jesus. Por isso: “ai deles”!
E nós somos diferentes desses líderes? Estamos seguindo Jesus? Estamos buscando o nosso aprimoramento moral? Estamos praticando o bem ao próximo, desinteressadamente? Estes “ais” que Jesus disse, também, são endereçados a nós?
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 23:23-36.DEUS
JESUS
MATEUS
MANDAMENTOS
LEI
JUSTIÇA
MISERICÓRDIA
FÉ
PROFETAS
JUSTOS
TESTEMUNHO
ABEL
ZACARIAS
BARAQUIAS
SANTUÁRIO
ALTAR
AMOR
EVANGELHO DE LUZ
PRÓXIMO
APRIMORAMENTO MORAL
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
O que o capítulo 23 do Evangelho de Mateus retrata?
Quem eram os escribas e os fariseus?
Por que Jesus deixa claro que “ai deles”?
Jesus sempre aproveitava as oportunidades para fazer o quê?
Jesus trouxe o seu Evangelho de Luz e exemplificou o quê?