Morada de Deus
Certo dia, Jesus contou a seguinte parábola:
— Quando o espírito imundo sai de uma pessoa, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra. Por isso, diz: "Voltarei para a minha casa, de onde saí." E, voltando, ele a encontra vazia, varrida e arrumada. Então, ele vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali. E o último estado daquela pessoa se torna pior do que o primeiro. Assim também acontecerá a esta geração perversa.
* * *
Nessa passagem bíblica, Jesus compara a vida de um homem com uma casa.
O espírito do mal havia deixado a pessoa e ela permaneceu “vazia” por um momento. Uma vez fora do homem, o espírito maligno não encontrava outro local para fazer morada, como Jesus coloca, esse espírito “anda por lugares áridos procurando repouso, porém não encontra”.
Ao tentar voltar para o local onde estava instalado anteriormente, esse espírito do mal encontra o local vazio, varrido e arrumado, e por tal razão chama mais outros sete espíritos, ainda piores, para que assim habitem o local.
Mas, embora o local estivesse varrido e arrumado, ele ainda estava abandonado. Jesus chama a atenção nesse ponto, pois uma casa vazia é um convite para que todo tipo de gente ruim tome conta dela.
Devemos entender com essa passagem que nós somos como casas, temos um local dentro de nós a ser habitado. Não é suficiente deixar a casa limpa, eliminar os maus pensamentos e maus hábitos. Algo deve ocupar esse lugar para preencher o vazio que foi criado. Então, se o nosso interior não for habitado por Deus, ele estará totalmente aberto para o mal.
Em diversas passagens bíblicas Jesus nos convida à reforma íntima para a morada de Deus, pois Ele quer preencher o vazio, com sentimentos nobres e virtudes, como o amor, o perdão, a paciência e a caridade.
Busquemos, portanto, preencher nosso interior estudando o Evangelho, com o trabalho no bem, com a prática do amor e da caridade, pois é a partir da fé atuante e raciocinada no bem, que estaremos ocupando a nossa casa com Deus.
Estar cheio de Deus é não ter espaço para que o mal habite em nós.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 12:43-45. Evangelho de Lucas 11:24-26.DEUS
JESUS
CARIDADE
AMOR
PERDÃO
PACIÊNCIA
VIRTUDES
FÉ
EVANGELHO
MORADA DE DEUS
REFORMA ÍNTIMA
SENTIMENTOS NOBRES
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Nessa passagem bíblica, o que Jesus compara?
Complete. Embora o local estivesse varrido e arrumado, ele ainda estava _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ . Jesus chama a atenção nesse ponto, pois uma casa _ _ _ _ _ é um _ _ _ _ _ _ _ para que todo tipo de gente _ _ _ _ tome conta dela.
O que devemos entender com essa passagem bíblica? É suficiente deixar a casa limpa, eliminar os maus pensamentos e maus hábitos?
Complete. Se o nosso _ _ _ _ _ _ _ _ não for habitado por _ _ _ _, ele estará totalmente aberto para o mal.
Como devemos buscar preencher nosso interior?