Caridade
Conduta moral
Egoísmo
Vida no bem
Certa vez, Jesus contou a seguinte parábola:
Um rei enviou seus empregados para chamar os convidados para a festa de casamento de seu filho. Mas, os convidados se recusaram a ir à festa.
Em seguida, o rei mandou outros empregados dizerem que tudo estava pronto e que viessem para o casamento. Mas, alguns não aceitaram o convite e foram para compromissos diferentes; outros insultaram e mataram os empregados do rei.
Após isso, o rei avisou seus empregados que aqueles que foram convidados não eram dignos. E mandou convidar todos que encontrassem pelo caminho.
Seus empregados reuniram pessoas boas e más e o salão da festa de casamento ficou cheio.
Então o rei entrou e, vendo um homem que não usava a veste nupcial, perguntou-lhe:
— Como entrou aqui sem a veste nupcial?
O homem ficou em silêncio.
Então o rei pediu para tirarem-no dali e afirmou que muitos são chamados e poucos são escolhidos.
* * *
O que foi descrito na parábola da festa de casamento parece estranho. Por que tanta dificuldade para conseguir convidados que queiram participar de uma festa?
Nesta parábola, Jesus compara o reino dos céus a uma festa de casamento, onde muitos foram convidados, mas poucos aceitaram o convite.
Os convidados que não aceitaram o convite são aqueles que são indiferentes às coisas celestiais.
Os enviados do rei são os profetas que vieram aconselhar as pessoas a seguirem o caminho do bem; mas suas palavras foram pouco ouvidas ou desprezadas e muitos foram massacrados como os empregados da parábola.
O convite para pessoas boas ou más significa que a palavra de Deus é pregada para todas as pessoas, mas, para entrar na festa, além do convite era necessário usar a veste nupcial, ou seja, ter a pureza de coração e praticar a caridade.
Porém daqueles que ouvem a palavra divina, poucos fazem bom uso e se tornam dignos de entrar no reino dos céus! É por isso que Jesus disse: Muitos são chamados e poucos são escolhidos.
A parábola contada por Jesus nos traz uma lição importante. Deus nos chama a todo instante para trabalhar no bem, mas somente alguns se empenham em trabalhar em sua seara.
Que cada um de nós, portanto, se empenhe em melhorar a si mesmo, trabalhar no bem e ajudar ao próximo.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 22:1-14.CARIDADE
CASAMENTO
CHAMADOS
CONVIDADOS
CONVITE
ESCOLHIDOS
FESTA
JESUS
PARÁBOLA
PUREZA
REI
SEARA
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.