Produtividade
Jesus contou a seguinte parábola:
“Um homem tinha uma figueira junto a sua plantação de uvas e, numa ocasião, procurou frutos na figueira, mas não encontrou nada.
Então, o homem disse ao agricultor que cuidava da plantação:
— Há três anos procuro frutos nesta figueira, mas nada encontro. Sendo assim, corte-a, porque está ocupando inutilmente a terra.
Porém, o agricultor respondeu ao dono da plantação:
— Senhor, deixe-a somente mais este ano, pois vou cavar ao redor dela e adubá-la. Se vierem os frutos, muito bem, mas se ela nada produzir o senhor poderá cortá-la.”
* * *
Segundo o dicionário, a palavra “estéril” significa: que nada produz; que não dá frutos; improdutivo.
Nesta parábola, contida no Evangelho de Lucas, e contada por Jesus, o dono das terras, esperava há três anos por algum fruto da figueira, que nada produziu.
A figueira estéril, além de não produzir nenhum fruto, causava prejuízo, pois ocupava parte do solo e, assim, absorvia parte dos nutrientes da terra, prejudicando as demais plantas.
Nesta parábola, Jesus faz uma comparação conosco.
Na vida, somos, muitas vezes, iguais a figueira. Passamos a vida toda, ou boa parte dela, sem nada produzir de bom ou, ainda, produzimos o mal, causando prejuízo aos outros.
Há, também, aquele que nada faz diante do sofrimento de alguém. De fato, esse que nada faz, está produzindo o mal, se omitindo, permitindo que o mal, em muitas ocasiões, se alastre.
Jesus propõe que cada um faça uma reflexão de sua vida. Com isso, seremos capazes de observar a nós mesmos e verificar se somos como a figueira estéril da parábola.
A exemplo do agricultor, que pediu ao dono das terras uma nova oportunidade para a figueira, pois iria cuidar dela, Jesus mostra que todos nós sempre temos uma nova oportunidade de nos melhorarmos. Entretanto, quanto mais tempo demoramos para começar a produzir algo de bom, é possível que não encontremos as mesmas condições para evoluir.
Essa parábola enfatiza, ainda, a responsabilidade humana. Aquele que nada faz, tendo consciência sobre essas palavras de Jesus, mas que se deixa corromper, sendo negligente, não poderá culpar Deus.
Deus se importa conosco e, como é um Pai paciente e misericordioso, espera que cada um de nós produza o bem que é capaz de produzir.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Lucas 13:6-9.DEUS
JESUS
PARÁBOLA
FIGUEIRA
AGRICULTOR
PLANTAÇÃO
OPORTUNIDADE
ADUBAR
FRUTOS
RESPONSABILIDADE
PACIENTE
MISERICORDIOSO
PRODUZIR
BEM
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Há quanto tempo o dono da plantação esperava que a figueira produzisse frutos?
O que o dono da plantação queria fazer com a figueira?
O que significa estéril?
Por que somos, muitas vezes, iguais à figueira da parábola?
O que o agricultor pediu ao dono da plantação?
Com essa parábola, o que Jesus propõe a cada um de nós? Por quê?
Complete. Quanto mais _ _ _ _ _ demoramos para começar a produzir algo de _ _ _, é possível que não encontremos as mesmas condições para _ _ _ _ _ _ _.
Complete. Deus se importa conosco e, como é um Pai _ _ _ _ _ _ _ _ e _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, espera que cada um de nós produza o _ _ _ que é capaz de produzir.