Fé
Transformação
Os fariseus tinham ouvido que Jesus formou mais discípulos que João Batista e que seus discípulos batizavam mais pessoas do que João. Então, Jesus e Seus discípulos deixaram a Judeia para retornarem para a Galileia.
Entretanto, para Jesus, era necessário passar pela região de Samaria. Nesta região, eles chegaram na cidade chamada Sicar. Ali ficava o poço de Jacó.
Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta do meio-dia e Seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.
Jesus estava sozinho no poço, quando chegou uma mulher samaritana para tirar água do poço.
Jesus lhe disse:
— Dê-me um pouco de água.
A mulher samaritana respondeu:
— O Senhor é judeu e eu sou samaritana, como é que você pede água para mim?
Naquela época, os judeus e os samaritanos não se davam bem.
Jesus, então, respondeu:
— Se você conhecesse o dom de Deus e Quem é que está lhe pedindo água para beber, você é quem pediria, e Ele lhe daria água viva!
A mulher respondeu:
— O Senhor, não tem nada para tirar água do poço e ele é fundo. De onde, vai conseguir essa água viva? O Senhor é maior do que Jacó? O nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e os seus filhos e o seu gado?
Jesus respondeu:
— Quem beber desta água, terá sede novamente, mas aquele que beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que Eu lhe der, será nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.
A mulher disse:
— Senhor, quero que me dê essa água para que eu não tenha mais sede e nem precise vir aqui buscá-la.
Jesus respondeu:
— Vá, chame o seu marido e volte aqui:
A mulher disse:
— Não tenho marido.
Então, Jesus disse:
— Você tem razão e disse a verdade. Você já teve cinco e o atual não é seu marido.
A mulher respondeu:
— Agora eu sei que o Senhor é um profeta! Nossos pais prestavam culto neste monte e dizem que Jerusalém é o lugar que você deve adorar.
Jesus respondeu:
— Mulher, acredite no que digo: vem a hora que nem neste monte e nem em Jerusalém vocês adorarão o Pai. Vocês adoram o que não conhecem e nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores honrarão o Pai em espírito e em verdade. Porque são esses adoradores que o Pai procura. Deus é o espírito e os que O adoram devem honrá-lo em espírito e em verdade.
A mulher respondeu:
— Eu sei que virá o Messias, chamado Cristo. Quando ele vier, nos ensinará todas as coisas.
Então, Jesus respondeu:
— Eu sou o Messias, eu que estou conversando com você.
Naquele momento os discípulos de Jesus chegaram e se admiraram ao vê-lo conversando com uma mulher. Contudo, nenhum deles perguntou a Jesus: “O que o Senhor deseja?” ou “Por que o Senhor está falando com ela?”
A mulher deixou o vaso, foi à cidade e disse ao povo:
— Venham comigo e vejam o homem que me contou tudo o que já fiz. Não será este o Cristo?
Então, eles saíram da cidade e foram até onde Jesus estava.
Enquanto isso, os discípulos pediam a Jesus:
— Mestre, coma!
Mas, Jesus respondeu:
— Eu tenho para comer um alimento que vocês não conhecem.
Os discípulos se perguntavam:
— Será que alguém lhe trouxe algo para comer?
Jesus respondeu:
— Meu alimento é fazer a vontade Daquele que me enviou e completar a Sua Obra. Vocês não dizem que ainda faltam quatro meses até a colheita? Eu, porém, digo a vocês: levantem os olhos e vejam os campos, porque eles já estão maduros para a colheita.
Aquele que colhe já está recebendo o salário e recolhe o seu fruto para a vida eterna, a fim de que se alegrem ao mesmo tempo tanto aquele que semeia quanto o que colhe. Nisto se verifica o ditado: um é o que semeia e outro é o que colhe. Eu mandei vocês colherem o que vocês semearam; outros trabalharam e vocês aproveitam o trabalho deles.
Muitos samaritanos daquela cidade creram em Jesus, por causa do testemunho da mulher que disse: “Ele me contou tudo o que eu fiz”.
Quando os samaritanos foram até Jesus, pediram para que ele ficasse com eles e Jesus ficou ali por dois dias.
Muitos outros creram Nele, por causa da Sua palavra.
E as pessoas da cidade diziam à mulher:
— Agora não é mais por causa do que você falou que nós cremos Nele, mas porque nós mesmos O ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.
* * *
João, em seu Evangelho, retrata o diálogo entre Jesus e a samaritana.
Naquela época, para ir da Judeia para Galileia não era necessário passar pela região da Simaria, porém Jesus sabia que era importante passar por aquela região, por isso, fez este desvio.
Nessa época, também, um homem não ficava a sós conversando com uma mulher, mas Jesus criou a oportunidade, em um horário em que as mulheres frequentavam o poço para retirar água, pois elas eram responsáveis por isso, mas neste local, o poço de Jacó, havia somente a samaritana. Além disso, nesse mesmo horário, os discípulos, ao invés de estarem ao Seu lado, foram comprar alimentos.
Jesus não se deixou influenciar porque os judeus e os samaritanos não se davam bem, pois Jesus não rejeita ninguém e buscou conversar com a samaritana, lhe pedindo água.
Jesus sabia sobre o passado da mulher, mas ao invés de condená-la por seus relacionamentos, inclusive o atual, que era errado, Jesus lhe mostrou o caminho da salvação.
A mulher samaritana foi a primeira a crer que Jesus é o Messias, o Cristo, o Salvador.
Uma conversa com Jesus mudou a vida da samaritana, que entrou para História, entrou para a Bíblia e mudou a vida das pessoas da cidade. A mulher passou a ser respeitada por apresentar o Messias para todos.
Muitas pessoas da cidade, os samaritanos, creram em Jesus, por causa do testemunho da samaritana e, a partir de então, começaram a crer em Jesus por causa de suas palavras e de Jesus. Os samaritanos foram abençoados tendo Jesus presencialmente por dois dias!
O passado da samaritana não importou, mas sim o fato de que ela, depois de um diálogo, tirou suas dúvidas, acreditou, aceitou Jesus e compartilhou isso com todos da cidade. A samaritana aproveitou a oportunidade para fazer um novo futuro para ela e para o próximo. A princípio, ela tratou Jesus com uma certa ironia, mas depois, quando descobriu com quem falava, mudou; ela teve fé, coragem; ela teve amor por todos; não foi egoísta; foi sincera, solidária e inteligente.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de João 4:1-42.DEUS
JESUS
DISCÍPULO
SAMARITANA
POÇO
MESSIAS
SALVADOR
CRISTO
CORAGEM
SOLIDARIEDADE
AMOR
SINCERIDADE
JACÓ
JERUSALÉM
JUDEUS
SAMARITANOS
ALIMENTO
ÁGUA
COLHEITA
CRER
FÉ
TRANSFORMAÇÃO
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
O que os fariseus tinham ouvido sobre Jesus?
Para qual região Jesus e seus discípulos retornariam?
Em qual região e cidade ficava o poço de Jacó?
Quem chegou no poço, quando Jesus estava sozinho?
Jesus sabia sobre o passado da mulher samaritana, mas, ao invés de condená-la por seus relacionamentos, inclusive o atual, que era errado, o que Jesus fez?
Complete. A mulher samaritana foi a primeira a crer que _ _ _ _ _ é o Messias, o _ _ _ _ _ _, o _ _ _ _ _ _ _ _.
Complete. _ _ _ _ é o espírito e os que O adoram devem _ _ _ _ _ - _ _ em _ _ _ _ _ _ _ _ e em _ _ _ _ _ _ _.
O que você diria a Jesus, se tivesse a oportunidade de conversar com Ele?