Concordância entre Novo e o Velho Testamento
Certa ocasião, Jesus perguntou aos Seus discípulos:
— Vocês entenderam todas as parábolas que contei anteriormente?
E eles responderam:
— Sim!
Então, Jesus lhes disse:
— Por isso, todo escriba instruído no Reino de Deus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas.
Quando Jesus acabou de contar essas parábolas, retirou-se dali.
* * *
Essa passagem bíblica compara o Reino de Deus a um pai de família que guarda coisas novas e coisas velhas, permitindo-o utilizar esses objetos conforme necessário. Assim deve ser o nosso uso quanto aos ensinamentos bíblicos, pois não é possível entender completamente o Antigo Testamento se não nos utilizarmos das explicações dadas no Novo Testamento; bem como, não é possível entender o Novo Testamento se não nos utilizarmos das explicações dadas no Antigo Testamento.
Não se pode desprezar os velhos ensinamentos, assim como não se pode desprezar os novos: um complementa o outro.
Nesta parábola, Jesus deixa claro que tudo o que ensinou, através de outras parábolas, bem como os ensinamentos trazidos por personalidades bíblicas anteriores a Ele, como Moisés, embora pareçam antigos, são válidos até hoje e não podem ser simplesmente ignorados, pois são essenciais.
Nosso dever como cristão é compreender todos esses ensinamentos bíblicos e guardá-los em nós para balizar todos nossos pensamentos, falas e ações. Na hora certa, seremos cobrados de tudo o que sabemos e, principalmente, tudo o que praticamos, e o quanto fomos negligentes, tanto por não aprender o que era importante, quanto por não ter praticado o que também era importante e necessário.
Portanto, façamos como o pai de família na parábola de Jesus: guardemos em nosso depósito os ensinamentos cristãos, novos e velhos, pois é assim que estaremos nos preparando para igualmente ensinar as verdades do Reino de Deus, como os discípulos de Jesus.
Os escribas, naquela época, eram doutores que ensinavam a Lei de Moisés e a interpretava para o povo. Os escribas eram contra os inovadores, incluindo Jesus.
Mas Jesus deixou claro que o papel do escriba era entender profundamente o Reino de Deus e estar preparado para o novo em concordância com o velho. Estas colocações e ensinamentos, através das parábolas, também se aplicam a todos os Seus discípulos.
Jesus, em outro momento, também disse: "Não pensem que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, mas para cumpri-los." (Mateus 5:17).
Porém, mesmo exemplificando isso, algumas pessoas não acreditaram Nele.
No entanto, passados mais de dois mil anos, os ensinamentos de Jesus, que eram novos para sua época, são atuais, bem como, as Leis de Deus trazidas por Moisés, e tudo isso se complementa. São fundamentais para vivenciarmos e para que o Reino de Deus se faça em nós.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 13:51-53.JESUS
DISCÍPULOS
MOISÉS
DEUS
PARÁBOLA
REINO DE DEUS
PAI DE FAMÍLIA
NOVO TESTAMENTO
VELHO TESTAMENTO
ENSINAMENTOS
CRISTÃO
ESCRIBA
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Nesta parábola, Jesus compara o Reino de Deus ao quê?
Nesta parábola, o que Jesus deixa claro quanto aos Seus ensinamentos e aos ensinamentos trazidos por personalidades bíblicas anteriores a Ele?
Como cristão, qual é o nosso dever?
Na hora certa, seremos cobrados pelo o quê?
Complete. Não se pode desprezar os velhos _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, assim como não se pode desprezar os _ _ _ _ _: um _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ o outro.
O que devemos guardar em nosso depósito? Por quê?
Quem eram os escribas, na época de Jesus?
De acordo com Jesus, qual era o papel do escriba?
Complete. Jesus disse: "Não pensem que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para _ _ _ _ _ _ _, mas para _ _ _ _ _ _ - _ _ _".
Complete. Os ensinamentos de _ _ _ _ _, que eram novos para sua época, são atuais, bem como, as Leis de _ _ _ _ trazidas por _ _ _ _ _ _, e tudo isso se complementa. São fundamentais para vivenciarmos e para que o Reino de Deus se faça em _ _ _.
O que você entende por “escriba instruído no Reino de Deus”?