Reforma moral
Jesus disse:
— Escutem e entendam: o que contamina uma pessoa não é o que entra pela boca, mas o que sai da sua boca; isto, sim, a contamina.
Então, se aproximarem os Seus discípulos e lhe disseram:
— O Senhor sabia que os fariseus ficaram ofendidos pelo que disse?
Jesus respondeu:
— Toda a planta que meu Pai celeste não plantou, será arrancada. Esqueçam os fariseus; são cegos guiando cegos. E se um cego guia outro cego, ambos cairão num buraco. O discípulo não está acima do mestre; mas todo discípulo, quando chegar à perfeição, será como seu mestre.
* * *
Jesus ensina que não basta apenas manter a higiene do corpo físico, manter a aparência exterior, mas que é importante manter a higiene espiritual. Não podemos ser negligentes com aquilo que é de Deus, atribuindo mais valor aos atos exteriores do que a purificação do nosso coração e de nossa consciência, através da reforma moral.
Após Jesus ensinar isso, Seus discípulos o avisaram que os fariseus ficaram ofendidos por Suas palavras, porque para eles era mais fácil cobrar atos exteriores, do que se modificarem interiormente.
Então, Jesus, após ouvir isso, não ficou surpreso e disse que Deus arrancará toda planta que Ele não plantou, isso significa que os modismos, os fanatismos, os atos exteriores, enfim, tudo aquilo que não vem de Deus, e que não fazem parte de Sua Lei, serão arrancados; com o tempo serão desmascarados, irão cair no esquecimento, no desuso e somente permanecerá o que é de Deus.
Jesus sempre leva a verdade e, por isso, orientou Seus discípulos para que esquecessem os fariseus. Os fariseus se sentiram ofendidos pelas palavras de Jesus porque não queriam que a autoridade que tinham fosse diminuída, bem como, sua influência sobre o povo.
Jesus nada tinha contra os cegos. O que Ele fez foi uma comparação entre duas pessoas, que nada conheciam e se uma conduzisse a outra, ambas poderiam cair em qualquer armadilha ou se prejudicarem.
Jesus ainda vai além, os fariseus eram homens conhecedores da lei, porém, muito ligados aos atos exteriores, mas Jesus lhes diz que deveriam se importar com o que tinham em seus corações e que procurassem “limpar” o seu interior, cumprindo assim, as Leis Divinas. Os fariseus eram tão extremados em suas tradições que não podiam suportar que seus abusos fossem expostos.
Devemos estar sempre atentos ao que vemos, ouvimos, fazemos, seguimos, porque precisamos ser fieis ao que é de Deus, aos exemplos e ensinamentos de Jesus.
Não devemos nos preocupar apenas com aparências exteriores, mas sim com a pureza interior e com os atos praticados.
Que sigamos a simplicidade e a pureza pregadas e exemplificadas por Jesus.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 15:12-14. Evangelho de Lucas 6:39-42.JESUS
DEUS
DISCÍPULOS
PLANTA
SIMPLICIDADE
PUREZA
HIGIENE ESPIRITUAL
CORAÇÃO
CONSCIÊNCIA
ENSINAMENTOS
ESCUTAR
ENTENDER
REFORMA MORAL
LEIS DIVINAS
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Complete. Jesus disse: “Escutem e _ _ _ _ _ _ _ _: o que contamina uma pessoa não é o que _ _ _ _ _ pela boca, mas o que _ _ _ da sua boca; isto, sim, a contamina”.
O que Jesus ensina nesta história? O que não podemos ser?
O que Jesus quis dizer quando disse: “Toda a planta que meu Pai celeste não plantou, será arrancada”.
Complete. Jesus disse:” O _ _ _ _ _ _ _ _ _ não está acima do mestre; mas todo discípulo, quando chegar à _ _ _ _ _ _ _ _ _, será como seu _ _ _ _ _ _” .
Porque devemos estar sempre atentos ao que vemos, ouvimos, fazemos e seguimos?
Com o que devemos nos preocupar realmente?