Separação entre o bem e o mal
Caridade
Mateus, em seu Evangelho, relata como Jesus abordou o Juízo final:
“Quando o Filho do homem vier em sua glória, acompanhado por todos os anjos, ele se sentará no trono com todas as nações reunidas diante dele e separará aqueles que fizeram o bem, daqueles que fizeram o mal.
Então, dirá àqueles que fizeram o bem:
— Vinde benditos de meu Pai, o reino de Deus está preparado para vocês desde o início do mundo; porque tive fome e me deste de comer; tive sede e me deste de beber; precisava de moradia e me hospedaste; estava sem roupa e me vestistes; estava doente ou na prisão e me visitastes.
Então os justos perguntarão:
— Senhor, quando te ajudamos?
E ele respondeu:
— Em verdade vos digo que quando ajudou um necessitado, me ajudou.
E Então dirá àqueles que fizeram o mal:
— Afastem-se de mim. Porque não me ajudaste quando necessitei.
Então eles também perguntaram:
— Senhor, quando não te ajudamos?
E ele respondeu:
— Em verdade vos digo que todas as vezes que não ajudou a quem necessitava, não me ajudou.
* * *
Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho.
Jesus ensina que essas virtudes são o caminho para a bem-aventurança eterna:
— Bem-aventurados os pobres de espírito, os humildes, porque o reino dos céus é deles; bem-aventurados os que têm o coração puro, são gentis, pacíficos e misericordiosos; ame o próximo como a si mesmo; faça aos outros o que gostaria que fizessem por você; ame seus inimigos; perdoe as ofensas; faça o bem sem ostentação; julgue a si mesmo antes de julgar os outros.
Jesus quando abordou o Juízo Final apresentou imagens marcantes, capazes de impressionar e reservou ao futuro, com a maturidade das pessoas, explicar com clareza a verdadeira interpretação de suas palavras.
Neste julgamento supremo Jesus aborda a prática da caridade e esclarece aqueles que ajudam o próximo são aqueles que fazem o bem verdadeiramente. A ideia dominante é que a felicidade aguarda aqueles que praticam a caridade e a infelicidade àqueles que não a praticam.
Jesus, portanto, coloca a caridade como a única condição para salvação, porque ela é a negação absoluta do orgulho e do egoísmo.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 25:31-46.AMOR AO PRÓXIMO
BEM
CARIDADE
EVANGELHO
FELICIDADE
GENTILEZA
HUMILDADE
JESUS
MISERICÓRDIA
MORAL
VIRTUDES
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Quais são as virtudes ensinadas por Jesus que são o caminho para a bem-aventurança eterna?
O que Jesus coloca como a única condição para salvação? Por quê?
Complete. Vinde benditos de meu Pai, o reino de Deus está preparado para vocês desde o início do mundo; porque tive _ _ _ _e me deste de comer; tive _ _ _ _ e me deste de beber; precisava de _ _ _ _ _ _ _ e me hospedaste; estava sem _ _ _ _ _e me vestistes; estava _ _ _ _ _ _ ou na prisão e me visitastes.
Complete. Bem-aventurados os pobres de espírito, os _ _ _ _ _ _ _ _ , porque o reino dos céus é deles; bem-aventurados os que têm o coração _ _ _ _, são _ _ _ _ _ _, pacíficos e _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _; a _ _ o p_ _ _ _ _ _ como a si mesmo; faça aos outros o que gostaria que fizessem por você; ame seus inimigos; p_ _ _ _ _ as ofensas; faça o _ _ _ sem ostentação; julgue a si mesmo antes de julgar os outros
Resposta