Virtudes
Evolução
Transformação
Disse Jesus:
— Será que os convidados do noivo podem jejuar enquanto o noivo está com eles? Chegará o momento em que o noivo sairá; então, sim, neste momento jejuarão. Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa, e o rasgo fica ainda maior. E ninguém põe vinho novo em odres* velhos, pois rompem os odres, o vinho se derrama e os odres se perdem. Ao contrário, vinho novo se põe em odres novos e assim ambos se conservam.
* * *
Nesta parábola, Jesus utilizou dois exemplos de costumes de Sua época. O povo estava familiarizado com as práticas de remendar roupas, transportar e fermentar vinho em odres.
Os odres são utensílios feitos com a pele de animal.
Os odres, quando novos, têm elasticidade e quando velhos ficam dilatados ao máximo, perdendo sua elasticidade original e, com o tempo, também podem ficar ressecados e endurecidos.
Por isso que o vinho novo era colocado em odres novos porque o vinho novo passa pelo processo de fermentação e durante o processo de fermentação, gases são liberados e os odres novos têm a elasticidade necessária para suportar este processo e não haver desperdício.
Os remendos em roupas velhas devem ser feitos com panos igualmente velhos, pois não se usa pano novo, ainda não lavado, para fazer remendo em roupa velha. O pano novo, ao ser lavado, encolhe e, com isso, repuxa onde está rasgado, podendo aumentá-lo. Para consertar roupa velha convém utilizar pano velho.
Nesta parábola, Jesus propõe a renovação espiritual. O processo de evolução está na aquisição de virtudes que estão de acordo com os Seus ensinamentos que, igualmente, estão de acordo com a Lei de Deus, lei essa fundada nos princípios de amor e caridade, em sua maior pureza.
A vivência do Evangelho de Jesus requer rompimento com os antigos padrões comportamentais, que são representados na parábola pela “roupa velha” e “odres velhos”. Para a conquista de virtudes é necessário melhorar o comportamento. Não se pode maquiar as imperfeições e colocar remendo sobre elas. Afinal, a aquisição de virtudes morais essenciais é uma transformação que começa dentro de cada um de nós e sobre novas bases.
Portanto, para depurar-se é necessário modificar as ideias e hábitos, ajustando-os de acordo com os ensinamentos de Jesus.
Aceitar o Evangelho de Jesus é vestir-se de roupa nova, livre de qualquer impureza.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 9:14-17.JESUS
DISCÍPULOS
PARÁBOLA
VINHO
ODRES
ROUPA
RENOVAÇÃO ESPIRITUAL
EVOLUÇÃO
VIRTUDES
EVANGELHO
DEUS
AMOR
CARIDADE
TRANSFORMAÇÃO
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Complete. Jesus disse: Ninguém põe remendo de pano _ _ _ _ em roupa velha, porque o remendo _ _ _ _ _ _ a roupa, e o rasgo fica ainda _ _ _ _ _. E ninguém põe vinho novo em odres _ _ _ _ _ _, pois _ _ _ _ _ _ os odres, o vinho se derrama e os odres se perdem. Ao contrário, vinho novo se põe em odres _ _ _ _ _ e assim ambos se _ _ _ _ _ _ _ _ _ .
O que Jesus propõe nesta parábola?
No que consiste o processo de evolução proposto por Jesus?
O que "odres velhos" e "roupa velha" representam nesta parábola?
O que a vivência do Evangelho de Jesus requer?
O que é necessário para conquistar virtudes? Por quê?
Complete: Aceitar o Evangelho de _ _ _ _ _ é vestir-se de roupa _ _ _ _, livre de qualquer _ _ _ _ _ _ _ _ .