Caminho do bem
Obediência
Comprometimento
Responsabilidade
Jesus estava junto com Seus discípulos, com algumas autoridades religiosas e com o povo. Naquele momento, Jesus aproveitou a oportunidade para contar a Parábola dos dois filhos:
Um homem tinha dois filhos e, dirigindo-se ao primeiro, disse:
— Filho, vá trabalhar hoje na minha vinha.
O filho, porém, respondeu:
— Não quero.
Mas depois, ele se arrependeu e foi trabalhar na vinha..
O pai, dirigindo-se ao segundo filho, falou do mesmo modo.
E o segundo filho respondeu:
— Eu irei, sim senhor, meu pai.
Mas não foi.
Jesus então perguntou:
— Qual dos dois filhos fez a vontade do pai?
E lhe responderam:
— O primeiro.
Então, disse Jesus:
— Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entrarão primeiro que vocês no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não acreditaram nele, mas os publicanos e as meretrizes acreditaram nele. No entanto, vocês mesmo vendo isto, não se arrependeram e nem acreditaram em João.
* * *
O primeiro filho, que disse ao pai que não iria trabalhar na sua vinha, se arrependeu e foi trabalhar; este filho representa os publicanos (cobradores de impostos) e as meretrizes; pessoas excluídas da sociedade, pois eram consideradas indignas ou pecadores na época de Jesus. Representa também aqueles que inicialmente recusaram os mandamentos de Deus, mas que não prometeram e nem quebraram suas promessas, depois se arrependeram e seguiram as leis de Deus e o caminho do Senhor.
O segundo filho que disse ao pai que iria trabalhar em sua vinha e não foi, representa aqueles que só fazem promessas e não cumprem, que aparentemente concordam em seguir as leis de Deus, mas as desobedecem.
Jesus dá como exemplo a vinda de João que mostrou o caminho da justiça, e os publicanos e as meretrizes que acreditaram nele, se arrependeram e seguiram o caminho do Bem.
Jesus esclarece que aqueles que se arrependem e seguem o caminho do Bem, entrarão no Reino de Deus, antes daqueles que só tem aparência no bem e que desobedecem as leis de Deus.
Não basta ter só a aparência do bem ou utilizar boas palavras. É necessário praticar o bem no dia a dia e demonstrá-lo através do comportamento, das atitudes, dos pensamentos.
Todos podem se arrepender e seguir o caminho do bem, do amor e da caridade. Todos podem seguir Jesus.
Todo filho deve obediência a seus pais, bem como, deve cumprir aquilo que prometem, seja à seus pais ou à qualquer outra pessoa, demonstrando o valor da palavra, e ainda, honestidade, responsabilidade, respeito e consideração.
Equipe Jesus em Nossa Vida
Bibliografia: Evangelho de Mateus 21:28-32.BEM
AMOR
CARIDADE
DEMONSTRAR
COMPORTAMENTO
ATITUDES
PENSAMENTOS
REINO DE DEUS
JESUS
CAMINHO DO BEM
OBEDIÊNCIA
PAIS
FILHOS
HONESTIDADE
RESPONSABILIDADE
RESPEITO
CONSIDERAÇÃO
As palavras deste caça-palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, sem palavras ao contrário.
Nesta história, o que o primeiro filho representa?
O que o segundo filho representa?
Jesus esclarece que aqueles que se a_ _ _ _ _ _ _ _ _ e s_ _ _ _ _ o caminho do B_ _, entrarão no Reino de Deus, antes daqueles que só tem aparência no bem e que desobedecem as leis de Deus.
Não basta ter só a aparência do bem ou utilizar boas palavras. O que é necessário então? E como demonstrar isso?
Qual dos dois filhos seguiu o caminho do bem? E por quê?
Todo filho deve obediência a seus pais, bem como, deve cumprir aquilo que prometem, seja à seus pais ou à qualquer outra pessoa, demonstrando o v_ _ _ _ _ da p_ _ _ _ _ _ , e ainda, h_ _ _ _ _ _ _ _ _ _, r_ _ p _ _ s _ _ _ _ _ _ _ _ _, r_ _ _ _ _ _ _ e c_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _.
Todos podem se arrepender e seguir o caminho do b_ _, do a_ _ _ e da c_ _ _ _ _ _ _.
Todos podem seguir J_ _ _ _.
O primeiro filho representa os publicanos (cobradores de impostos) e as meretrizes; pessoas excluídas da sociedade, pois eram consideradas indignas ou pecadores na época de Jesus. Representa também aqueles que inicialmente recusaram os mandamentos de Deus, mas que não prometeram e nem quebraram suas promessas, depois se arrependeram e seguiram as leis de Deus e o caminho do Senhor.
O segundo filho representa aqueles que só fazem promessas e não cumprem, que aparentemente concordam em seguir as leis de Deus, mas desobedecem.
arrependem; seguem; bem
É necessário demonstrar o bem, através do comportamento, das atitudes, dos pensamentos.
O primeiro filho, porque embora tivesse falado para o pai que não iria trabalhar, se arrependeu e foi.
valor da palavra, honestidade, responsabilidade, respeito e consideração
bem; amor; caridade
Jesus